A série Como Criar um Site para Minha Empresa vai mostrar todos os passos necessários para o empreendedor que quer montar seu espaço virtual, mas não sabe nem por onde começar. Nos textos, você vai conhecer desde as ferramentas tecnológicas necessárias para a execução desse projeto até dicas de elementos e páginas que não podem faltar em um site empresarial. Esse é o segundo texto de um total de 5. Leia antes o primeiro texto:
Criar um site é como montar uma empresa no mundo físico. A primeira coisa que, geralmente, se procura é um espaço para instalar o escritório ou a loja, certo?
Então, o processo é parecido com o site. O primeiro passo é buscar o local onde o site vai ser instalado. Para isso, é preciso contratar um serviço de hospedagem.
E da mesma forma que não dá para alugar um imóvel sem endereço, não dá para falar de hospedagem sem falar de domínio, o endereço da sua empresa (aquele que se digita logo após o www). Por exemplo, www.lojadojoao.com.br.
O domínio tem que ser comprado. Já a hospedagem pode ser paga ou gratuita. Claro que, no último caso, você encontra algumas desvantagens. Mas, vamos falar sobre tudo isso nesse texto. Confira!
Hospedagem
Para começar o processo de criação de um site, é preciso encontrar o local na web que irá acomodá-lo. É aí que entram os serviços de hospedagem.
Importante saber que,em alguns serviços, você vai precisar entender um pouco de programação na hora de criar seu site. Outros oferecem ferramentas simples e intuitivas para montar seu site sem precisar de conhecimentos em códigos HTML e afins.
Cada provedor oferece diferentes planos, com preços que variam conforme a capacidade, seja de armazenamento, e-mails disponíveis e capacidade tráfego (quantidade de pessoas acessando o seu site).
Se você está começando, provavelmente o plano mais básico disponível vai resolver. Serviços que oferecem hospedagem gratuita, em geral, limitam muito o espaço disponível para o seu site – o que significa que uma grande procura vai tirar o seu site do ar.
Portanto, o primeiro passo é pesquisar as opções do mercado e ver como cada uma funciona e oferece e optar por aquela que melhor irá satisfazer sua necessidade.
Domínio
Assim como é preciso nome da rua e número da casa para alguém chegar até sua residência, o site precisa de um endereço para ser encontrado – na internet, esse endereço é chamado domínio.
Para ter direito a usá-lo, é preciso registrar o nome pretendido e escolher a extensão ideal para ele (como .com.br, .com, .net ou .info). No Brasil, os domínios .com.br são os mais comuns e, por isso, passam mais confiança para o internauta que vai clicar no seu endereço.
A maioria dos serviços de hospedagem já oferece o domínio. Portanto, o seu único trabalho será digitar o nome que deseja para descobrir se ele está disponível ou não para uso.
Alguns provedores de serviços, como o UOL HOST, oferecem o domínio como cortesia durante um período para quem assina um plano de hospedagem.
A renovação do domínio é anual, portanto uma vez por ano você terá que pagar uma taxa pelo uso daquele endereço. No UOL HOST, os domínios .com.br e .com custam a partir de R$ 39,90 ao ano.
Ao comprar um domínio, você também pode usá-lo para criar e-mails personalizados com o seu endereço, como contato@lojadojoao.com.br, o que soa muito mais profissional para os seus clientes.
Se seu negócio já tem domínio e hospedagem, o próximo passo é planejar o conteúdo e a “cara” do seu site. Fique de olho nesse e nos próximos capítulos desta série:
Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 3): As páginas que seu site deve ter
Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 4): Invista em um belo layout
Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 5): Depois de pronto, o que fazer com o site?