Vendas Online

Como evitar que seu site fique fora do ar?

6 Mins read

Um site fora do ar sempre pode gerar dores de cabeça para os empreendedores, concorda? Evitar esse tipo de contratempo é fundamental para poupar gastos adicionais e para prevenir-se contra interrupções nos seus negócios digitais

Isso porque, quando a sua página online cai, pode ser que a sua marca tenha problemas perante a possíveis clientes. Além disso, quando pensamos nas vendas de uma loja virtual ou em sistemas atrelados ao seu site, como os de pedidos e de compras, por exemplo, esse incômodo pode ser ainda maior. 

Na maioria das vezes, esse tipo de situação é gerada por um servidor fora do ar. Por sua vez, ele é de responsabilidade do serviço contratado para hospedar o site. Ou seja, é fundamental garantir uma boa hospedagem na internet. 

Para lhe ajudar a contratar os melhores serviços da área, esclarecer como agir diante de uma queda e ainda como fazer um site e colocar no ar, criamos este artigo. Nele, você verá:

  • Como resolver o problema quando um site está fora do ar?
  • Checklist para agir se seu site cair
  • Entenda melhor sobre Hospedagem na internet

Pronto para aprofundar-se no tema? Se você já empreende na internet e procura por uma boa solução para garantir a estabilidade do seu site, aproveite para explorar os diferenciais da hospedagem UOL Meu Negócio

Como resolver o problema quando um site está fora do ar? 

Se você perceber o seu site fora do ar, o primeiro passo para retomar a conexão é identificar a origem da falha. Isso porque, dependendo do fator que estiver impedindo a página de ficar online, a solução pode variar bastante. 

Caso seja um erro de código, por exemplo, você deverá contatar o profissional responsável pela programação para revisá-lo. Já se for algo relacionado ao domínio ou à hospedagem, é o serviço contratado para isso que irá definir uma medida para a sobrecarga do servidor.

>> Veja também: como ter acesso a um site fora do ar? Clique aqui e confira a matéria do UOL que trata sobre a plataforma que permite navegar em páginas offline. 

O que causa a queda de um site?

Um site fora do ar pode ocorrer por inúmeros motivos. Entretanto, existem fatores muito mais recorrentes do que outros. Eles constantemente atrapalham a rotina dos empreendedores que não estão atentos às suas causas. Isso inclui:

  • Erros de código: geralmente, eles ocorrem depois de alguma mudança ou atualização nos servidores ou nos softwares.
  • Hospedagem ou domínio expirados: esses serviços quase sempre têm planos anuais. Se a pessoa empreendedora perder o aviso de renovação, os provedores tiram o site do ar.
  • Servidor sobrecarregado: limites baixos de acessos e armazenamento podem ficar sobrecarregados e deixar os dados indisponíveis.
  • Ataques de hackers: pessoas com um conhecimento muito aprofundado de informática e computação que modificam softwares e hardwares de computadores podem tentar roubar os dados da empresa ou deixar seu site fora do ar.

Quais problemas um site fora do ar pode gerar para o seu negócio

Ter um site funcionando corretamente e sempre no ar é fundamental para o bom andamento dos processos da sua empresa e até para o seu relacionamento com os clientes. Você já pôde conferir alguns fatores que mencionamos na introdução, mas é sempre válido reforçar como isso pode ser vital para os negócios. 

Confira abaixo um resumo dos motivos mais importantes: 

  • Quedas nas suas vendas: se você tem uma loja virtual, basta ficar 1 dia fora do ar para que um número significativo de clientes não consiga comprar os seus produtos. O resultado é a perda de uma parte relevante da sua receita, que ainda será somada aos prejuízos para resolver o problema.
  • Perda de ranqueamento: você sabia que 93% dos brasileiros fazem uma pesquisa no Google antes de decidir comprar alguma coisa? O dado, publicado pelo E-commerce Brasil, demonstra como é importante ter sua empresa destacada nos sites de busca. Os algoritmos dos buscadores usam alguns critérios para apresentar os resultados às pessoas. Se o seu site fica muito fora do ar, isso conta para perder o ranqueamento. Ou seja, seu negócio será prejudicado e irá aparecer atrás dos concorrentes nas pesquisas.
  • Problemas de imagem de marca: se alguém quiser conhecer a página da sua empresa e se deparar com o site fora do ar, a primeira impressão não será tão boa. O mesmo vale para usuários antigos, mas que encontram muitas vezes um servidor instável ou indisponível. Todos esses fatores prejudicam a imagem da sua marca.

Como prevenir e evitar um site fora do ar?

Sabe os motivos que mais causam as quedas de um site, que nós apresentamos para você nos itens anteriores? Para prevenir indisponibilidades na página da sua empresa, é importante focar-se justamente neles. 

Nesse sentido, você deve priorizar cuidados como: 

  • Escolha contratar especialistas em programação, com experiência e qualificação para criar seu site e manter o código correto, mesmo depois de mudanças e atualizações 
  • Atente-se aos prazos de renovação do domínio e da hospedagem, para jamais perdê-los.
  • Hospede o seu site com planos de qualidade e que estejam alinhados às suas demandas de armazenamento e de acesso.
  • Reforce os protocolos de segurança e procure realizar backups frequentes dos dados das suas páginas.
  • Opte apenas por serviços de hospedagem que sejam confiáveis, que tenham qualidade e que ofereçam suporte integral para a resolução de problemas. 

Por que a hospedagem segura evita um site fora do ar?

Vimos até aqui como é importante ter um site funcionando corretamente. Afinal, se você o mantém sempre no ar, o andamento das suas vendas segue corretamente, os clientes se mantêm satisfeitos e a sua página é bem ranqueada nos buscadores

Outro detalhe importante que compartilhamos acima é que a hospedagem precisa ser confiável e ter qualidade. Isso porque, o plano escolhido deve “dar conta” dos dados necessários para o seu site funcionar e também suportar o número de acessos que ele recebe mensalmente. 

Ainda, as melhores hospedagens são aquelas que se adaptam às suas necessidades de maneira escalável. Dessa maneira, se você precisar usar mais dados ou começar a receber mais visitantes, basta contratar um plano maior para ter a capacidade que você precisa, pagando apenas de acordo com a sua demanda.

Por fim, ao contratar uma hospedagem de excelência, você também mantém o seu endereço protegido contra possíveis ataques e têm suporte integral, para lhe ajudar sempre que preciso diante de eventuais problemas. 

>> Conheça as soluções de hospedagem e criação do UOL e conte com as ferramentas mais completas para empreender e crescer na internet. 

Encontre o plano ideal para você!

Checklist para agir se seu site cair 

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o assunto e sabe o que fazer diante de um site fora do ar, vamos relembrar os pontos mais importantes para resolver o problema. 

Na hora de agir, procure seguir este checklist: 

  1. Certifique-se de que o site esteja realmente fora do ar. Para isso, cheque a sua conexão com a internet 
  1. Se a sua página de fato caiu, acesse o painel do seu serviço de hospedagem. Nele, veja se o pagamento do plano está em dia e se há algum aviso de renovação
  1. Caso o problema não seja a cobrança da hospedagem, acesse o painel em que você contratou o domínio. Inclusive, o ideal é ter essas duas soluções com o mesmo fornecedor, para facilitar esse tipo de controle
  1. Nas situações não relacionadas ao pagamento, pode ser que o limite da hospedagem tenha sido estourado. Se for o caso, contrate um plano maior. Caso isso ainda não resolva, entre em contato com o fornecedor e relate o problema
  1. Se o serviço de hospedagem não resolver a situação, a última alternativa é considerar erros no código ou ataques de hackers. Busque assistência com o programador responsável para resolvê-los

Procure ter apenas um serviço de qualidade para centralizar todas essas demandas. Assim, você garante confiabilidade para lidar com todos os requisitos que mantém o seu site no ar e ainda pode resolver tudo em um só lugar caso qualquer problema ocorra. 

Como fazer um site e colocar no ar? 

Se você procura pela melhor maneira de ter o seu site sempre no ar, o UOL Host é a solução mais prática e segura para as suas necessidades. Com ele, você cria o seu endereço na web com toda a qualidade e credibilidade que só o UOL oferece.

Garantimos 99,8% de disponibilidade para você, com servidores 100% hospedados no Brasil que tornam o tempo de carregamento das suas páginas ainda mais rápido. 

Nossos planos são escaláveis, alinhados às suas necessidades e contam com suporte 24×7, para você resolver qualquer imprevisto com praticidade e rapidez, sempre que precisar.
Faça agora a sua assinatura UOL Host e nunca mais se preocupe com o site fora do ar! Temos planos mensais a partir de R$ 26,90 e anuais a partir de R$ 9,99 por mês. Clique aqui e saiba mais.

Related posts
Vendas Online

Dicas de segurança ao utilizar o PIX

4 Mins read
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, revolucionou a forma como realizamos transações financeiras. Com sua praticidade…
EmpreendedorismoVendas Online

7 dicas para otimizar a experiência do usuário em sua loja virtual

4 Mins read
A experiência do usuário desempenha um papel muito importante no sucesso de uma loja virtual. Quando os clientes visitam a sua loja,…
Vendas Online

Dificuldades no orçamento das campanhas: O UOL Anúncios cuida disso para você!

4 Mins read
Anúncios pagos são ótimos aliados para aumentar a visibilidade da sua marca, conquistar novos clientes para o seu site/loja virtual e aumentar…