Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para seu Site

Site ou blog: qual dos dois criar para a minha empresa?

3 Mins read

Veja para quais ocasiões cada ferramenta é mais recomendada

Se você tem um negócio, provavelmente, já sabe que precisa de um canal de contato com seus clientes na internet. Isso porque é necessário que eles encontrem sua marca enquanto fazem pesquisas no Google, tenham um local para consultar as informações sobre a sua empresa e, claro, façam contato com você.

⇒ Aproveite e baixe e-book grátis: Como criar um site para sua empresa

Isso sem dizer que o conteúdo é uma ótima fonte para captar e se relacionar com novos e antigos consumidores. Não é difícil encontrar marcas que tenham blogs corporativos. Eles são usados para alimentar o público com conteúdo sobre seus produtos e mercado, mostrar a importância dos seus serviços e ajudar a sanar dúvidas que estejam impedindo as pessoas de fechar a compra.

Sabendo disso, você vai se perguntar: O que é melhor para o meu negócio – criar um site institucional ou um blog corporativo? Vamos ajudá-lo com essa dúvida cruel. Confira!

⇒Você quer vender produtos pela internet? Então, este texto pode ajudá-lo: Site ou loja virtual – qual é o melhor para o meu negócio?

O que são sites institucionais

Os sites geralmente são estáticos, isso significa que depois que o projeto é finalizado, poucas coisas poderão ser alteradas. Isso porque a estrutura dos sites é mesmo, naturalmente, mais rígida e atemporal e não precisa ser atualizada com muita frequência, a menos que seja um site de notícias, claro.

⇒ Leia também: Saiba como criar sozinho um site para sua empresa

Eles geralmente têm uma página principal e são recheados de outras páginas que falam sobre a história da sua empresa, a missão, visão e valores, produtos/serviços oferecidos etc.

São canais para marcar presença na web, expor a sua marca e oferecer mais um meio de o cliente encontrar a empresa (navegando pela web).

O que são blogs corporativos

Os blogs têm sido considerados por muitos marqueteiros um dos instrumentos mais eficientes na conversão de clientes, e não é difícil de entender por quê. Um texto bem escrito tem o poder de dar informações e persuadir o público, a ponto de colaborar no processo de decisão de compra.

⇒ Baixe e-book grátis: Passo a passo para criar seu blog no UOL Meu Negócio

A estrutura de um blog é um pouco diferente da de um site. Aqui, o foco está nos posts, que são textos publicados com certa frequência no blog. Enquanto o site é estático, o blog deve estar sempre sendo atualizado, porque é uma ferramenta de conteúdo.

Os blogs são excelentes ferramentas para conversar com o público, estabelecer-se como referência em um assunto e disseminar a sua marca, ou seja, fazer branding.


Como eu escolho entre os dois?

Como as duas ferramentas servem a propósitos diferentes, é seguro dizer que o ideal é ter os dois. Projete um site institucional com páginas sobre a empresa que, também, tenha uma aba de blog, para que sua marca tenha um canal de conteúdo.

Mas, se você precisar escolher entre um ou outro, é bom parar para pensar em qual seu maior objetivo. Se você sente que deve fortalecer sua comunicação com o público, provavelmente o blog é o ideal. Mas, se você prefere ter uma estrutura mais formal e pensar em comunicação online por meio de outras ferramentas, pode apostar no site.

Independentemente de qual meio você escolher, lembre-se que ele será o seu “cartão de visita” na internet, e é preciso planejar sua comunicação visual e conteúdo, pensando no que o seu público gosta e pelo que se interessa.

Não se esqueça que você pode contar com o UOL Meu Negócio na hora criar seu site ou criar um blog. Com ferramentas intuitivas e preços acessíveis, sua marca estará em instantes na internet!

Related posts
Presença digitalPrimeiros passosTudo para seu SiteTudo para sua Loja Virtual

Vantagens de ter uma loja virtual: por que você precisa de uma?

5 Mins read
Se você ainda não sabe quais são as vantagens de uma loja virtual, está na hora de começar. Ao criar um negócio…
Presença digitalPrimeiros passosTudo para sua Loja VirtualVendas Online

Checkout de pagamento: como otimizar para aumentar suas vendas

6 Mins read
O processo de checkout de pagamento é crucial na jornada de compra online. Um sistema eficaz pode ser a diferença entre a…
Soluções

5 formas de usar a nuvem para escalar seu negócio rapidamente

3 Mins read
Nos dias de hoje, o crescimento acelerado é um objetivo para empresas de todos os tamanhos. Para alcançá-lo, é essencial contar com…