Redes Sociais

Vale a pena realizar um sorteio no Instagram?

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Diariamente, diferentes marcas ou pessoas utilizam dos métodos de sorteio no Instagram para aumentar o número de seguidores, ganhar mais engajamento e assim ter um perfil mais popular.

Então, se o seu interesse é criar novas estratégias para movimentar a conta da sua empresa no Instagram é necessário conhecer a lei que organiza e protege os sorteios em redes sociais.

Continue acompanhando e veja como realizar um sorteio no Instagram respeitando a lei, garantindo segurança e credibilidade para o seu negócio!

Qual o objetivo de fazer sorteio no Instagram?

Realizar sorteio no Instagram pode ser interessante para quem quer atrair novos seguidores e assim torná-los futuros clientes. Essa prática tão comum realizada na rede social, tem sido a porta de entrada para o sucesso de diferentes negócios, pois além de aumentar os seguidores atrai novos clientes.

No entanto, é preciso saber que muitas vezes essa estratégia acaba atraindo novos seguidores que vão apenas interagir com a publicação do sorteio e após a finalização do mesmo, deixam de seguir seu perfil. 

Nesse sentido, é necessário pensar em outras estratégias de publicações que vão transformar esses novos seguidores em futuros clientes. 

Assim, é preciso pensar como o sorteio no Instagram vai movimentar suas vendas. Afinal, ele é mais uma estratégia para que o sucesso da sua empresa seja possível. 

>> Veja também: O que é e como funciona o Reels do Instagram?

Existe legislação para a prática de sorteios em redes sociais?

Ainda que pareça novidade para muitas pessoas, a legislação para a prática de sorteios é de 1971

Você deve estar se perguntando como essa lei de 71 pode interferir nos dias de hoje?

As redes sociais surgiram nos anos 2000, mas acabaram ganhando força a partir de 2009, com a democratização dos meios de comunicação como celular, computador e internet em casa. 

Assim, a Lei nº 5.768, de 20 de dezembro de 1971 sobre distribuição gratuita de prêmios, foi atualizada em 2008, sem citar o uso das redes sociais, porém valendo para a prática na internet.

Então, mesmo que no texto da lei 5.768 não tenha especificado redes sociais, a prática de sorteios, brindes e concursos precisa ser respeitada mediante o que foi estabelecido na legislação. 

Por isso, é importante que todo empreendedor saiba quais são as especificações que a Lei apresenta, aplicando em suas práticas nas redes sociais, evitando que penalidades sejam efetuadas pelo poder público. 

Quais são as modalidades de promoções comerciais?

São três as modalidades para quem quer realizar essas práticas pelo Instagram, segundo a Lei 5.768:

  1. Sorteios: é a prática de distribuição gratuita de prêmios mediante numeração em série. Após realizar o sorteio e alguém for contemplado, será finalizada a promoção
  1. Concursos: diz respeito a uma premiação que envolve competição, avaliando habilidades ou testes de qualquer natureza, assim será premiado aquele que obtiver o maior êxito exigido no processo
  1. Vale brinde: quando uma empresa coloca um brinde em um produto ou serviço de sua própria fabricação

Taxas de fiscalização

Segundo a Secretaria Especial da Fazenda do Governo Federal, as taxas de fiscalização são remunerações aplicadas no processo de promoção comercial referente aos produtos que estiverem envolvidos na promoção.

Elas começam no valor de R$27,00 para produtos de até R$1.000,00, podendo ultrapassar o valor de R$66.000,00. 

Para você que é pequeno empreendedor, é importante ficar atento aos diferentes valores aplicados nas taxas de fiscalização. Desse modo, evita-se que ocorram prejuízos futuros.

Como fazer sorteio no Instagram?

Agora que você conheceu um pouco sobre os processos por trás do sorteio no Instagram, é hora de entender como fazer de maneira correta e segura essa prática.

Se sua empresa está chegando nas redes sociais, ou ainda tem poucos seguidores, a prática de sorteio no Instagram pode ser aliada no seu crescimento. 

Acompanhe a seguir alguns passos para fazer um sorteio no Instagram seguro, eficiente e que transmita qualidade aos seus seguidores.

1 – Avalie seu objetivo

Qual será seu objetivo a partir do sorteio? Quer conquistar novos seguidores? Atrair a atenção para novos produtos ou serviços de sua marca?

Pense que esse sorteio no Instagram deverá impulsionar suas vendas e tornar sua marca mais conhecida entre os usuários do aplicativo. Por isso, tenha em mente seu objetivo e coloque ele em prática.

Como já falado anteriormente, é importante nesse processo entender que o sorteio será aliado ao sucesso do seu negócio. Sendo assim, faça da melhor forma possível para que os novos seguidores tornem-se seus clientes.

2 – Escolha a premiação

Agora que você já delimitou seu objetivo, escolha qual premiação será oferecida para atrair ainda mais clientes.

Investir em produtos que sejam ideais para as pessoas que já acompanham seu negócio será importante para fidelizar a clientela.

Lembre-se de aproveitar as datas comemorativas do mercado, tornando mais engajado seu sorteio. Afinal, seus clientes querem novidades e aproveitar a sorte para ganhar de forma gratuita algo.

A partir disso, pense como seu negócio vai apresentar os conteúdos após o encerramento do sorteio, e se esses produtos que atraíram os novos seguidores serão divulgados novamente. 

3 – Estabeleça as suas regras

Quanto mais facilitado o processo para participar do sorteio, melhor será para alcançar seguidores e assim aumentar sua popularidade no Instagram

É importante que suas regras sejam respeitadas por todas as pessoas durante a etapa de participação, fazendo com que ninguém se sinta prejudicado. Outra observação importante é que as regras, independente de quais sejam, precisam estar respeitando a Lei nº 5.768, evitando problemas futuros. 

Para sortear, você pode utilizar algumas ferramentas online, que são confiáveis e seguras, como o Sorteador e o SorteioGram

Em seguida, divulgue para seus seguidores quem foi o felizardo. Vale realizar o sorteio através de uma live no Instagram,  mostrando toda a transparência durante o processo de escolha da pessoa. 

4 – Como solicitar a autorização de sorteio?

Ainda que fazer sorteio no Instagram seja algo interessante para sua empresa crescer na internet, como destacamos, é necessário estar por dentro da legislação que autoriza essa prática.

Para solicitar autorização pelos órgãos públicos responsáveis por validar os sorteios e deixar sua marca ainda mais confiável aos seus clientes, é necessário:

  1. Emitir a Guia de Recolhimento da União – GRU através da Secretaria do Tesouro Nacional, ela pode ser paga direto no Banco do Brasil.
  1. Enviar o comprovante de pagamento da taxa de fiscalização ao Sistema de Controle de Promoções Comerciais – SCPC, juntamente com a documentação necessária como destacado na Lei nº 5.768.

Caso tenha dúvidas de como proceder, é só consultar os canais de atendimento do SCPC que funcionam todos os dias, 24h. É só preencher o formulário ou entrar em contato através do telefone: 0800-978 2332.

Para mais informações, acesse agora mesmo as perguntas frequentes das Promoções Comerciais respondidas pela Secretaria Especial de Fazenda do Governo Federal.
Além disso, você precisa conhecer como aumentar seus seguidores com publicações atrativas que vão impulsionar o engajamento do seu perfil! O UOL Meu Negócio preparou um Guia Definitivo para criar bons conteúdos no instagram de modo fácil e rápido. Veja como!

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