Quer ter mais estabilidade e segurança com o uso do SQL server?
Contratando o serviço disponibilizado pelo UOL Host, as informações do seu negócio ficam armazenadas no local certo e com a organização que o seu negócio precisa.
A ferramenta de gerenciamento de dados da Microsoft está no mercado desde 1988 e já passou por diversas atualizações. Desde então, auxilia empreendedores a lidar com grandes quantidades de informações – permitindo a recuperação, armazenagem e análise dos dados.
Na prática, é como se você tivesse a ajuda de alguém para entender, categorizar e ordenar as informações do seu site. Ao invés de uma pessoa, esse trabalho é realizado por um software que organiza todos os dados em formato de tabela.
O SQL server (Structure Query Language – Linguagem de Consulta Estruturada) oferece uma ampla diversidade de recursos. Por isso, o UOL Meu Negócio mostra agora como ter mais usabilidade com o software.
Acompanhe e aproveite ao máximo!
Melhores práticas de implementação e manutenção do servidor SQL
Sem dúvidas, o que mais conquista os usuários que desejam usar o SQL server é o fator segurança. Ele possui uma camada de proteção a mais, a Baseline Security Analyzer, que ajuda a garantir instalações e atualizações eficientes.
A boa notícia é que com o UOL Host, quem empreende por meio de um negócio físico ou virtual pode se beneficiar desta e de outras vantagens – vamos falar mais sobre isso adiante.
Portanto, se você é um empreendedor, não pode deixar de ler os próximos tópicos. Vamos apresentar ações rápidas e práticas que fazem toda a diferença no gerenciamento do SQL server.
Acompanhe conosco:
Como fazer login no SQL server
Para começar, basta abrir o aplicativo Microsoft SQL Server Management Studio e informar os seguintes dados em cada campo (conforme a figura):
Vale lembrar que a senha pode ser obtida no Painel Cloud. Para isso, acesse: Cloud Computing > Servidores > Gerenciar servidor.
A senha estará no item acesso. É só clicar no link “Ver senha”:
Depois, na tela de login, basta colar a senha no campo “Password” e clicar em “Connect”:
Pronto, o seu acesso estará liberado!
Como fazer restauração do SQL server?
Na rotina de um empreendedor, é comum que algumas informações se percam. Mas lembre-se: é comum, mas não deve se tornar um hábito.
Para evitar perdas que prejudicam o bom andamento do seu negócio e o relacionamento com a base de clientes, o SQL server possibilita a função de “restauração”. Ou seja, é possível recuperar um banco de dados a partir de um backup anterior.
Esse é um processo importante, que além de proteger os dados contra perda ou corrupção, permite que os administradores do banco (no caso, você) restaure dados – seja por perda de falhas do sistema, desastres naturais, e claro, os temidos erros humanos.
Quer ver um passo a passo eficiente para recuperar tudo o que você precisa?
>> Acesse a nossa central de ajuda e saiba como fazer a restauração do seu SQL Server!
Como alterar a senha do SQL server?
O uso de uma senha forte ajuda a proteger o sistema contra acessos não autorizados. Por isso, considere alterá-las regularmente. No SQL server do UOL Host, esse processo pode ser feito de maneira bem rápida:
No Painel do Cliente, selecione o produto “Banco de Dados” no menu lateral esquerdo. Em SQL Server aperte o botão “Gerenciar”:
Na sequência, você será direcionado para o painel do banco de dados. Nesta página, siga o passo a passo:
- Marque com
os bancos que deseja alterar - Abra o menu “ações”
- Selecione “alterar senha”
Depois, escolha uma senha forte (observe o nível de segurança no indicador, conforme imagem abaixo):
Por fim, clique no botão “alterar” e pronto, a sua senha acaba de ser alterada com sucesso!
Comando de ajuda
No SQL Server, a função de ajuda serve para obter informações sobre os comandos e funções SQL – ele é executado na janela do Query Editor.
Uma das maneiras de utilizar o comando é por meio da palavra-chave “help” seguida do comando na qual você deseja ter informações.
Por exemplo, se você tiver dúvidas sobre quais as opções de determinado comando, digite “help tail”.
Caso precise de mais ajuda, acesse o manual, digitando “man” (por exemplo: “man tail”).
O comando tail
Falando em “tail”, que tal saber um pouquinho mais sobre esse comando?
Para administrar um servidor, é fundamental que o usuário entenda como ele está se comportando e como as aplicações estão rodando – se estão respondendo corretamente e retornando os erros.
Ou seja, saber como ler um log de erros é importante para o bom funcionamento do seu ambiente virtual. Por isso, o comando “tail” pode ser útil para exibir as últimas linhas de um arquivo de texto ou de saída de um comando.
Na prática, o “tail” permite “escutar” as alterações em um arquivo, mostrando em tempo real qualquer adição de conteúdo. Toda vez que alguém acessa o seu site, é gravada uma entrada no access.log do servidor web.
Por exemplo, “tail -f /var/log/nginx/access.log”.
Tente fazer um teste: deixe uma aba do terminal com o comando acima e acesse qualquer URL da sua aplicação. Instantaneamente, vai aparecer no terminal o registro de sua visita!
SQL server do UOL: estabilidade e segurança em suas mãos!
Como já adiantamos no início do conteúdo, o UOL Host coloca a tecnologia do SQL server no dia a dia da sua empresa. Além de oferecer vários recursos de segurança, como a autenticação de usuários e a criptografia de dados, você ainda conta com:
- Desempenho e estabilidade do melhor portal da América Latina
- Pagamento fixo em reais sem surpresa no final do mês
- Suporte técnico de uma equipe de especialistas, 24h por dia e 7 dias por semana!
E claro, vale lembrar que o SQL server do UOL Host foi o grande vencedor do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2015.
É ou não é uma ferramenta de respeito para o seu negócio?
Você ainda ficou com alguma dúvida?
>> Acesse agora mesmo o blog do UOL Meu Negócio e acesse todos os nossos conteúdos sobre SQL server!