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Superguia de SEO: ferramentas do Google

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Apesar de não revelar detalhes sobre os algoritmos e o comportamento dos robôs responsáveis por analisar uma página, o Google quer que você, que tem um site profissional ou ganha a vida construindo sites, tenha uma boa ideia de quais são as principais práticas a ser adotadas quando se deseja ter um site mobile friendly. Contudo, muitas vezes não temos certeza se estamos no caminho certo e se as estratégias adotadas estão surtindo efeito.
Para ajudá-lo com isso existem várias ferramentas. Vamos começar conhecendo as do próprio Google.

• Ferramenta SEO do Google | Google Webmaster Tools

O Google Webmaster Tools, hoje chamado de Search Console, é um espaço de ferramentas e suporte para quem quer aprender e otimizar suas estratégias de SEO. O ambiente dá uma boa ideia de como o Google vê um site, deixa você impedir que uma página indesejável apareça nos resultados de busca, envia sitemaps, que são instruções de como seu site está estruturado (os robôs agradecem!), cria listas de links internos e externos e até permite ver quais pesquisas de palavras-chave levaram até seu site.
Mas uma das maiores vantagens em usar as ferramentas do Webmaster é conseguir um canal de comunicação e suporte direto com o Google. Isso significa que você receberá avisos se houver mudanças para otimizar o site e problemas na programação. Quase uma consultoria, não?!

Para usar esse instrumento, basta criar uma conta gratuitamente e realizar uma verificação, que pode ser feita incluindo um arquivo HTML no seu site, colocando uma metatag na página inicial ou até por meio da sua conta do Google Analytics, que você vai conhecer no próximo tópico.

• Ferramenta SEO do Google | Google Analytics

Outra ferramenta muito útil do Google, que vale a pena conhecer e usar, é o Analytics. Ela não é focada em SEO, mas traz informações importantes sobre o desempenho do seu site, que são cruciais para melhorar a experiência do usuário e tomar decisões.

Logo no painel inicial, você tem informações como o número de visitas que seu site tem recebido, quantas pessoas o acessaram, quanto tempo elas permaneceram conectadas e quantas delas estão visitando seu site pela segunda vez.

À primeira vista, pode parecer um pouco complicado entender o que cada índice significa, mas a plataforma é intuitiva e o Google tem alguns materiais em inglês que facilitam muito a compreensão.

Os cinco melhores recursos do Analytics para tomar decisões

  • Ter uma boa apuração de dados é importante para criar boas estratégias, mas você sabe qual índices analisar? Veja alguns deles:

    Tempo na página: o consumidor fica pouco tempo no seu site? Provavelmente, a página inicial não está agradando ou ele achou que ia encontrar algo que não está lá. Vale a pena repensar se as suas estratégias de atração estão conversando bem com o público.

    Comportamento do usuário: a aba de comportamento oferece informações sobre o número de usuários recorrentes, o tempo que eles demoram para voltar e quantos minutos passam engajados com você. Esses dados podem te dar um quadro realista do quanto seu conteúdo está fidelizando e o que faz essas pessoas acessar o seu site.

    Origens de tráfego: quer saber o que mais atrai? Redes sociais, guest posts, links patrocinados? Com essa aba você consegue descobrir que mídias estão gerando mais tráfego e investir mais na estratégia campeã de resultados.
    Interesses: considerando que para manter alguém interessado na sua marca é preciso estabelecer um relacionamento, nada melhor que saber quais são os interesses do seu público para produzir conteúdo otimizado para ele, não é mesmo?

    Fluxo de usuários: veja o trajeto que o visitante faz da página inicial até o carrinho, com direito a apurar o número de desistências pelo caminho. Entender como o usuário navega e onde ele perde o interesse pode ajudá-lo a encontrar pontos fracos e otimizar sua estrutura.

 

• Ferramenta SEO do Google | Google AdWords Keyword Planner

Já vimos algumas dicas para escolher boas palavras-chave, mas se você precisar de uma forcinha, o Google tem a solução para isso também. O AdWords Keyword Planner permite que você planeje suas campanhas no Google AdWords (serviço de links patrocinados do Google), veja estatísticas de palavras-chave e tenha novas ideias de termos para usar.

É uma ferramenta voltada para anunciantes, mas esses relatórios de palavras-chave podem ser uma mão na roda para quem quer produzir conteúdo otimizado para SEO com termos de busca que melhorem o posicionamento.

Um dos recursos mais interessantes é o multiplicador de palavras que faz combinações para gerar um número maior de possibilidades. Você tem facilidade, também, de fazer o upload da sua lista e receber um relatório sobre o desempenho de cada uma delas.

Para usar o Google AdWords Keyword Planner é preciso ter uma conta no Google AdWords, mas não é necessário ser anunciante ativo.

• Ferramenta de SEO Grátis | Planejador de Palavras-chave

Considerando que o conteúdo é um ponto muito importante para posicionar bem um site nas SERPs, ter uma boa lista de palavras-chave para usar no seu conteúdo é algo que deve estar nos seus planos.

Existem diversos planejadores de palavra-chave, entre eles o Google Keyword Planner, que conhecemos no capítulo anterior. Mas como essa ferramenta está diretamente relacionada ao Google AdWords, vale a pena conhecer outras, já que ter boas palavras-chave para incluir no seu texto pode fazer a diferença no posicionamento.

Keyword Discovery: junta dados de vários buscadores, não só do Google, e cria relatórios completos sobre a relevância de cada um. É possível, também, usá-la para gerar até 100 palavras-chave relacionadas a um termo de busca. Confira outras funcionalidades no site.

KGen: é um plugin para Firefox que identifica palavras-chave em uma página. Pode servir para analisar as palavras utilizadas por seus concorrentes e entender melhor a dinâmica do seu próprio conteúdo.

Criar um ranking de palavras-chave é uma tática importante, tanto para que você saiba quais são as palavras mais importantes para trabalhar (porque estão te dando os melhores resultados) quanto para monitorar o desempenho do seu site em cada uma delas.
É bom ter em mente, também, que existe uma competitividade nas palavras-chave, e você tem de pensar muito bem se vale ou não a pena entrar em uma “briga de gigantes” por um termo muito popular.

A palavra “restaurante” no Google, por exemplo, deve ter uma concorrência enorme, não acha? Imagine quantos restaurantes existem no Brasil! Mas se a sua palavra-chave for “restaurante em São Paulo”, você já elimina restaurantes do resto do país. Se usar “restaurante japonês em São Paulo”, aí consegue reduzir ainda mais sua concorrência

 

• Ferramenta SEO do Google | Google Trends

Quer saber quais são as tendências de pesquisa no Google? Então você precisa conhecer o Google Trends. Com ele é possível conferir quais são os assuntos que estão sendo mais buscados, quais as palavras-chave relacionadas a eles que também estão gerando interesse, as regiões que mais estão procurando e como o interesse tem crescido ou diminuído com o passar do tempo.

É possível, também, segmentar a busca por tópicos, como Ciência e Tecnologia, Entretenimento, Negócios, Saúde e Esportes, e também por país. O Google Trends também permite que você pesquise os assuntos mais populares no YouTube.

• Ferramenta SEO do Google | Google Consumer Surveys

Se você tem um negócio, deve saber que algumas decisões dependem da opinião do público. Um novo rótulo de um produto, um layout diferente para o seu site, um novo sabor… Decidir sobre tudo isso fica muito mais fácil se souber o que o público pensa a respeito. E como você anda fazendo essa pesquisa?

O Google tem uma forma muito simples e eficiente de ajudá-lo com isso. O Consumer Survey permite que você crie pesquisas pagas para descobrir tudo o que precisa. Em troca, eles fazem as perguntas a pessoas que estejam dentro do perfil do seu público-alvo e conseguem resultados reais e práticos para você analisar.

Como boa parte do SEO é baseado na experiência do usuário, uma boa dica é usar o Google Consumer Surveys para descobrir se a navegação do seu site é eficiente, se o design combina com a proposta da marca e se os produtos e as páginas são fáceis de encontrar.

• Ferramenta SEO do Google | PageSpeed Insights

Já falamos que a velocidade de carregamento de uma página é, hoje, um dos fatores mais importantes para SEO, uma vez que um site lento prejudica a experiência do usuário, de acordo com o Google.

O PageSpeed Insights ajuda você a melhorar a velocidade do seu site de uma forma bem simples. Basta acessar o site, inserir sua URL e deixar a ferramenta fazer uma análise de mobile e uma de web.

Uma nota será atribuída ao desempenho do seu site e você vai ver quais regras seu site cumpriu, quais você deve considerar corrigir e quais erros você precisar consertar já!

3 atitudes que vão deixar seu site mais rápido

Estima-se que o Google tenha cerca de 200 sinais que podem chegar a mais de 10 mil variações. O principal algoritmo de pesquisas chama-se Hummingbird. O RankBrain, por exemplo, faz parte dele. Veja alguns outros sinais:

    • Otimizar imagens: quando você compacta corretamente as imagens, o site é carregado com mais velocidade.
    • Reduzir o tempo de resposta do servidor: existem vários motivos que acarretam uma demora na comunicação com o servidor, como falta de recursos na CPU e memória. Quando o tempo é superior a 200 milissegundos, é interessante descobrir o que está acontecendo e corrigir o erro.
  • Aproveitar cache de navegador: é quando o site aproveita informações já transferidas a partir do disco local, e não da rede. Definir data ou idade máxima nos cabeçalhos HTTP deve ajudar com isso.

 

• Ferramenta SEO do Google | Google Places for Business

Quando alguém procura por seu segmento ou até mesmo por seu nome, o que você quer, nesse momento, é ser encontrado. Não é verdade? O Google Places for Business ou Google Meu Negócio, aqui no Brasil, permite que você facilite esse processo mantendo seus dados atualizados quando uma pesquisa for feita no buscador, no Google Maps ou no Google +.

Você ainda pode fornecer informações, como as melhores rotas para chegar até você, horário de funcionamento da sua empresa e até o número de telefone, que pode ser discado com um clique.

É uma boa ferramenta para se certificar de que seus contatos vão estar corretos e o consumidor vai conseguir encontrá-lo sem problemas. O Places for Business é gratuito e intuitivo. Com poucos passos, você já consegue cadastrar suas informações e disponibilizá-las para o público.

• Ferramenta SEO do Google | Google Alerts

Um dos recursos mais utilizados por quem precisa sempre estar por dentro de um tema, seja para produzir conteúdo ou monitorar a própria presença na internet, o Google Alerts oferece a possibilidade de criar alertas sempre que uma palavra-chave aparecer em um conteúdo publicado.

Se você quiser monitorar, por exemplo, a palavra “bolo no pote”, basta criar o alerta e relacioná-lo ao seu e-mail. Toda vez que algum conteúdo com “bolo no pote” for indexado no Google você receberá um e-mail com o texto.

O que monitorar com o Google Alerts

  • Que o Alerts ajuda você a ficar sendo de um determinado assunto sem ter de pesquisar manualmente, agora você já sabe. Veja algumas ideias do que monitorar com essa ferramenta:

    Marca: quer saber o que as pessoas falam sobre a sua marca? O Alerts pode ajudá-lo a descobrir.

    Produtos: veja notícias e outros conteúdos que estão sendo publicados sobre seus produtos e tenha uma ideia melhor do que seus clientes pensam e precisam.

    Tendências: vai produzir conteúdo? Cadastre palavras relacionadas ao seu segmento e veja quais as novidades no seu mercado.

 

• Ferramenta SEO do Google | Tag Manager

Tag Manager é um recurso que permite criar e atualizar tags de forma rápida e fácil. Considerando a importância das tags quando o assunto é SEO, vale a pena conferir o Tag Manager.

O instrumento ainda oferece uma apuração detalhada do seu domínio, para ajudá-lo a criar campanhas mais eficientes, e ainda testa suas tags para confirmar se elas estão funcionando perfeitamente.

A plataforma simples do Google faz com que tanto especialistas em TI quanto profissionais de marketing consigam entender o funcionamento do Tag Manager sem dificuldades. Para as agências, também há o suporte para várias contas.

E então, o que achou destas ferramentas? Quer mais opções? Sem problemas! No próximo capítulo vamos conhecer mais alguns instrumentos grátis de SEO que podem ajudá-lo a conseguir resultados incríveis. Vamos a eles!


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