Superguia de SEO: Ferramentas pagas

Superguia de SEO: Ferramentas pagas

Você já viu que ferramentas para SEO não faltam. Já falamos sobre as do Google, as gratuitas e agora é a vez das pagas. Se você quer algo mais personalizado, com muitos recursos, e tem um orçamento bacana para apostar em SEO, vai gostar deste capítulo!

 

• Ferramenta de SEO | Open Site Explorer MOZ

Open Site Explorer da MOZ é um instrumento completo para ajudá-lo com SEO. Há uma opção gratuita, mas a versão paga é muito mais completa. Veja algumas métricas e informações que você pode colher com o Open Site Explorer:

• Encontrar backlinks: descubra quem e o que estão falando de você. Aproveite para apurar a qualidade do link e o quanto ele vai ajudar no ranqueamento.

• Buscar oportunidades para fazer link building: encontre as páginas mais populares do seu site para intensificar sua estratégia de link building nelas.

• Descobrir links com erro: mudar URL e trocar conteúdo de uma página para a outra são ações que acontecem frequentemente quando estamos trabalhando com SEO. Garanta que você não deixou nenhum link quebrado ou incorreto pelo caminho.

• Determinar autoridade de página e autoridade de domínio: receba, automaticamente, uma avaliação de 0 a 100 sobre a relevância das suas páginas e do seu domínio, e como eles devem ranquear no Google.

• Estudar anchor text: veja quais são as palavras-chave que ajudam seu site a ranquear melhor, analise os anchor texts que mais são usados e descubra como as pessoas estão encontrando você.

 

• Ferramenta de SEO | SeoProfiler

A promessa do SeoProfiler é tornar a chegada às primeiras posições nas SERPs bem mais fácil. Um dos pontos bacanas do pacote é que várias pessoas podem acessar sua conta remotamente. Então, se você tiver um time de SEO trabalhando com você, pode dividir o trabalho e conseguir resultados mais rápidos com ações simultâneas. Com o SeoProfiler você pode:

Criar relatórios customizados: vai fazer uma apresentação para sua equipe ou para um cliente? Faça relatórios sem dificuldades na própria ferramenta e deixe-os mais personalizados com o logo, rodapé ou cabeçalho que preferir.


Descobrir posicionamento: veja qual é seu ranking no Google, Bing e Yahoo; encontre as palavras-chave que ajudam seu site a ranquear, quais são as mais relevantes em número de pesquisas, quantos concorrentes você tem para cada uma das palavras-chave e mais.

Criar alertas: o SeoProfiler pode alertá-lo quando uma palavra-chave precisar de mais atenção porque tem um bom potencial de ranqueamento.


Monitorar a concorrência: veja como seus concorrentes estão posicionados, quais as palavras-chave que dão a eles mais visitas no site e até mesmo quais anúncios e páginas de captura atraem mais cliques dos visitantes.


Detectar e corrigir erros: encontre desde erros ortográficos até falhas técnicas que atrapalham seu posicionamento e tenha a oportunidade de fazer os acertos necessários.


Conferir as redes sociais: analise o que as pessoas estão falando de você nas mídias sociais e use dúvidas e críticas para melhorar seu site e seus processos.

 

• Ferramenta de SEO | SEMrush

Um dos mecanismos mais populares entre os especialistas, o SEMrush entrega métricas que servem tanto para validar suas estratégias de SEO como para medir o desempenho do seu site de forma geral. Com o SEMrush você pode:

Avaliar o tráfego orgânico e pago: saiba qual o volume de visitas que você está recebendo em seu site e verifique se são fruto de anúncios ou de conteúdo.


Rastrear e avaliar palavras-chave: acompanhe o desempenho e a competitividade de palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio.

Criar relatórios programados: crie uma regra para gerar relatórios sempre que precisar e conte com gráficos e representações visuais para ilustrar melhor os resultados. 


Fazer gerenciamento multiusuário: permita que mais pessoas em um time tenham acesso aos dados de um site e trabalhem juntas no mesmo projeto.


Acompanhar os concorrentes:
 fique por dentro das estratégias de link building, anúncios e buscas orgânicas dos seus concorrentes. Também há a possibilidade de criar comparações diretas entre dois domínios.


Decidir palavras-chave: encontre as palavras que têm menos concorrência e estime qual será a dificuldade de ranquear bem com cada uma delas.


Receber ideias: veja recomendações do SEMrush de acordo com o seu desempenho.

 

• Ferramenta de SEO | Majestic

O Majestic promete ser útil para profissionais de SEO, analistas de mídia, empresários e desenvolvedores, e conta com recursos gratuitos e pagos. Alguns dos mais interessantes são:


Analisar backlinks: confira o número de backlinks e conte com um gráfico para visualizar se o número de links para o seu site está aumentando ou diminuindo. Também é possível ver quais links estão relacionados a imagens e quais foram deletados, por exemplo.

Comparar domínio: use o comparador do Majestic para avaliar o desempenho de dois sites simultaneamente.


Checar palavras-chave: veja a frequência com que uma palavra-chave aparece, compare a influência e a competitividade dela.

Conferir métricas no navegador: o Majestic tem, ainda, a opção de instalar plugins em seu navegador para avaliar seus concorrentes e conferir backlinks.

 

• Ferramenta de SEO | Ahrefs

Esse conjunto de ferramentas para SEO e marketing conta com recursos importantes para quem quer se posicionar melhor nas páginas de resultados. Alguns dos mais importantes são:


Analise os backlinks: veja quais são os sites que estão linkando para você, quais os textos âncora que estão sendo usados e quão relevantes são esses links para a sua estratégia de SEO.


Explore os concorrentes: descubra quais são as palavras-chave que ranqueiam melhor nos outros sites no seu segmento, que páginas são mais fortes e quanto do seu tráfego é orgânico ou pago.


Veja do que estão falando: use a ferramenta para saber quais os assuntos que mais estão interessando ao seu público.


Acompanhe o posicionamento: rastreie e acompanhe o posicionamento de uma palavra-chave no decorrer do tempo e veja quão bem está o seu ranqueamento em dispositivos móveis.


Identifique problemas: conte com a ferramenta para diagnosticar problemas de SEO, como lentidão no carregamento e códigos de layout responsivo, e para ajudar a corrigi-los.

Fique alerta: não perca mais backlinks nem menções, o Ahrefs enviará um e-mail para avisá-lo sempre que algo novo acontecer.

• Ferramenta de SEO | SimilarWeb

SimilarWeb permite colher dados de sites e aplicativos para dispositivos móveis. Existe uma série de recursos especializados, como as ferramentas para e-commerce e agências, mas, de forma geral, o SimilarWeb oferece:

• Estudo de tráfego: descubra como está seu posicionamento no Brasil e no mundo, saiba de onde vêm seus visitantes e quais sites e redes sociais estão mandando tráfego para você.

• Análise de popularidade: veja quais são as páginas mais populares do seu site.

• Interesses do público: determine os tópicos e assuntos que são mais relevantes para quem visita seu site.

• Sites similares: encontre potenciais concorrentes que têm um formato parecido com o seu e falam com o mesmo público.

• Acompanhe os concorrentes: visualize as mesmas estatísticas no site dos seus concorrentes e observe suas estratégias.

O que é ser relevante?

    • Agora que você já conheceu algumas ferramentas de SEO, pagas e gratuitas, vamos dar uma forcinha para você escolher as melhores. Você só precisa seguir estes passos:

      1 – Liste todos os recursos de SEO que você precisa na ferramenta.

      2 – Apure que instrumentos, pagos e gratuitos, têm esses recursos.

      3 – Avalie qual seu orçamento para SEO e elimine ferramentas que estejam fora dele.

      4 – Se você tiver um time de SEO, apresente para eles as ferramentas selecionadas. Se for trabalhar sozinho, busque as que têm melhor reputação e são mais intuitivas.

      5 – Se ainda estiver em dúvida, busque fazer uma triagem nas finalistas para ver qual tem melhor o desempenho.


  • Além disso, se seu conteúdo listar apenas 5 alimentos e houver outros sites que listam 20 ou 30, sua página será vista como menos relevante, pois está incompleta. O Google sempre vai tentar exibir o conteúdo que possa acrescentar mais informações para quem está procurando.

 

E com mais essas ferramentas incríveis encerramos nosso superguia sobre SEO. Nele, você aprendeu o que é SEO e que existem muitos fatores que determinam o posicionamento de um site na página de resultados do Google e outros buscadores.

Alguns desses fatores estão na escolha da hospedagem, outros na programação e estrutura do site, mais alguns no conteúdo que você cria, e tem elementos de SEO até em outros sites! E para ranquear bem nas SERPs é preciso fazer um pouco de tudo.

Se você está pensando em desenvolver um site ou deixar o seu mais profissional, lembre-se que o UOL HOST tem vários serviços, como hospedagem e construtor de sites – o Site Pronto! Aproveite para conferir nossos produtos e tenha todo o suporte e expertise para ter um site de sucesso!