Você já viu que ferramentas para SEO não faltam. Já falamos sobre as do Google, as gratuitas e agora é a vez das pagas. Se você quer algo mais personalizado, com muitos recursos, e tem um orçamento bacana para apostar em SEO, vai gostar deste capítulo!
Ferramenta de SEO | Open Site Explorer MOZ
O Open Site Explorer da MOZ é um instrumento completo para ajudá-lo com SEO. Há uma opção gratuita, mas a versão paga é muito mais completa. Veja algumas métricas e informações que você pode colher com o Open Site Explorer:
• Encontrar backlinks: descubra quem e o que estão falando de você. Aproveite para apurar a qualidade do link e o quanto ele vai ajudar no ranqueamento.
• Buscar oportunidades para fazer link building: encontre as páginas mais populares do seu site para intensificar sua estratégia de link building nelas.
• Descobrir links com erro: mudar URL e trocar conteúdo de uma página para a outra são ações que acontecem frequentemente quando estamos trabalhando com SEO. Garanta que você não deixou nenhum link quebrado ou incorreto pelo caminho.
• Determinar autoridade de página e autoridade de domínio: receba, automaticamente, uma avaliação de 0 a 100 sobre a relevância das suas páginas e do seu domínio, e como eles devem ranquear no Google.
• Estudar anchor text: veja quais são as palavras-chave que ajudam seu site profissional a ranquear melhor, analise os anchor texts que mais são usados e descubra como as pessoas estão encontrando você.
Ferramenta de SEO | SeoProfiler
A promessa do SeoProfiler é tornar a chegada às primeiras posições nas SERPs bem mais fácil. Um dos pontos bacanas do pacote é que várias pessoas podem acessar sua conta remotamente. Então, se você tiver um time de SEO trabalhando com você, pode dividir o trabalho e conseguir resultados mais rápidos com ações simultâneas. Com o SeoProfiler você pode:
Criar relatórios customizados: vai fazer uma apresentação para sua equipe ou para um cliente? Faça relatórios sem dificuldades na própria ferramenta e deixe-os mais personalizados com o logo, rodapé ou cabeçalho que preferir.
Descobrir posicionamento: veja qual é seu ranking no Google, Bing e Yahoo; encontre as palavras-chave que ajudam seu site a ranquear, quais são as mais relevantes em número de pesquisas, quantos concorrentes você tem para cada uma das palavras-chave e mais.
Criar alertas: o SeoProfiler pode alertá-lo quando uma palavra-chave precisar de mais atenção porque tem um bom potencial de ranqueamento.
Monitorar a concorrência: veja como seus concorrentes estão posicionados, quais as palavras-chave que dão a eles mais visitas no site e até mesmo quais anúncios e páginas de captura atraem mais cliques dos visitantes.
Detectar e corrigir erros: encontre desde erros ortográficos até falhas técnicas que atrapalham seu posicionamento e tenha a oportunidade de fazer os acertos necessários.
Conferir as redes sociais: analise o que as pessoas estão falando de você nas mídias sociais e use dúvidas e críticas para melhorar seu site e seus processos.
Ferramenta de SEO | SEMrush
Um dos mecanismos mais populares entre os especialistas, o SEMrush entrega métricas que servem tanto para validar suas estratégias de SEO como para medir o desempenho do seu site de forma geral. Com o SEMrush você pode:
Avaliar o tráfego orgânico e pago: saiba qual o volume de visitas que você está recebendo em seu site e verifique se são fruto de anúncios ou de conteúdo.
Rastrear e avaliar palavras-chave: acompanhe o desempenho e a competitividade de palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio.
Criar relatórios programados: crie uma regra para gerar relatórios sempre que precisar e conte com gráficos e representações visuais para ilustrar melhor os resultados.
Fazer gerenciamento multiusuário: permita que mais pessoas em um time tenham acesso aos dados de um site e trabalhem juntas no mesmo projeto.
Acompanhar os concorrentes: fique por dentro das estratégias de link building, anúncios e buscas orgânicas dos seus concorrentes. Também há a possibilidade de criar comparações diretas entre dois domínios.
Decidir palavras-chave: encontre as palavras que têm menos concorrência e estime qual será a dificuldade de ranquear bem com cada uma delas.
Receber ideias: veja recomendações do SEMrush de acordo com o seu desempenho.
Ferramenta de SEO | Majestic
O Majestic promete ser útil para profissionais de SEO, analistas de mídia, empresários e desenvolvedores, e conta com recursos gratuitos e pagos. Alguns dos mais interessantes são:
Analisar backlinks: confira o número de backlinks e conte com um gráfico para visualizar se o número de links para o seu site está aumentando ou diminuindo. Também é possível ver quais links estão relacionados a imagens e quais foram deletados, por exemplo.
Comparar domínio: use o comparador do Majestic para avaliar o desempenho de dois sites simultaneamente.
Checar palavras-chave: veja a frequência com que uma palavra-chave aparece, compare a influência e a competitividade dela.
Conferir métricas no navegador: o Majestic tem, ainda, a opção de instalar plugins em seu navegador para avaliar seus concorrentes e conferir backlinks.
Ferramenta de SEO | Ahrefs
Esse conjunto de ferramentas para SEO e marketing conta com recursos importantes para quem quer se posicionar melhor nas páginas de resultados. Alguns dos mais importantes são:
Analise os backlinks: veja quais são os sites que estão linkando para você, quais os textos âncora que estão sendo usados e quão relevantes são esses links para a sua estratégia de SEO.
Explore os concorrentes: descubra quais são as palavras-chave que ranqueiam melhor nos outros sites no seu segmento, que páginas são mais fortes e quanto do seu tráfego é orgânico ou pago.
Veja do que estão falando: use a ferramenta para saber quais os assuntos que mais estão interessando ao seu público.
Acompanhe o posicionamento: rastreie e acompanhe o posicionamento de uma palavra-chave no decorrer do tempo e veja quão bem está o seu ranqueamento em dispositivos móveis.
Identifique problemas: conte com a ferramenta para diagnosticar problemas de SEO, como lentidão no carregamento e códigos de layout responsivo, e para ajudar a corrigi-los.
Fique alerta: não perca mais backlinks nem menções, o Ahrefs enviará um e-mail para avisá-lo sempre que algo novo acontecer.
Ferramenta de SEO | SimilarWeb
O SimilarWeb permite colher dados de sites e aplicativos para dispositivos móveis. Existe uma série de recursos especializados, como as ferramentas para e-commerce e agências, mas, de forma geral, o SimilarWeb oferece:
• Estudo de tráfego: descubra como está seu posicionamento no Brasil e no mundo, saiba de onde vêm seus visitantes e quais sites e redes sociais estão mandando tráfego para você.
• Análise de popularidade: veja quais são as páginas mais populares do seu site.
• Interesses do público: determine os tópicos e assuntos que são mais relevantes para quem visita seu site.
• Sites similares: encontre potenciais concorrentes que têm um formato parecido com o seu e falam com o mesmo público.
• Acompanhe os concorrentes: visualize as mesmas estatísticas no site dos seus concorrentes e observe suas estratégias.
O que é ser relevante?
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- Agora que você já conheceu algumas ferramentas de SEO, pagas e gratuitas, vamos dar uma forcinha para você escolher as melhores. Você só precisa seguir estes passos:
1 – Liste todos os recursos de SEO que você precisa na ferramenta.
2 – Apure que instrumentos, pagos e gratuitos, têm esses recursos.
3 – Avalie qual seu orçamento para SEO e elimine ferramentas que estejam fora dele.
4 – Se você tiver um time de SEO, apresente para eles as ferramentas selecionadas. Se for trabalhar sozinho, busque as que têm melhor reputação e são mais intuitivas.
5 – Se ainda estiver em dúvida, busque fazer uma triagem nas finalistas para ver qual tem melhor o desempenho.
- Agora que você já conheceu algumas ferramentas de SEO, pagas e gratuitas, vamos dar uma forcinha para você escolher as melhores. Você só precisa seguir estes passos:
- Além disso, se seu conteúdo listar apenas 5 alimentos e houver outros sites que listam 20 ou 30, sua página será vista como menos relevante, pois está incompleta. O Google sempre vai tentar exibir o conteúdo que possa acrescentar mais informações para quem está procurando.
E com mais essas ferramentas incríveis encerramos nosso superguia sobre SEO. Nele, você aprendeu o que é SEO e que existem muitos fatores que determinam o posicionamento de um site na página de resultados do Google e outros buscadores.
Alguns desses fatores estão na escolha da hospedagem, outros na programação e estrutura do site, mais alguns no conteúdo que você cria, e tem elementos de SEO até em outros sites! E para ranquear bem nas SERPs é preciso fazer um pouco de tudo.
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