Presença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

Taxa de conversão: saiba por que você deve ficar de olho nela

2 Mins read

Entenda porque você deve acompanhar este indicador.

Responda rápido: qual é a melhor maneira de calcular a eficiência de uma loja virtual?

Se você pensou em dizer quantas pessoas acessam o site ou o volume total de compras, errou – mas errou por pouco. Essas são métricas importantes, mas a combinação das duas traz um dado ainda mais valioso para medir o desempenho da sua loja: a taxa de conversão.

Um site pode ter muitos visitantes, que pesquisam preços, procuram produtos, mas não compram. Por isso, a melhor maneira de avaliar a eficiência de uma loja online é observar qual o porcentual das pessoas que acessam um site que realmente fazem alguma compra.

No linguajar do comércio eletrônico, isso é chamado de “taxa de conversão”. Em outras palavras, é a capacidade que as lojas virtuais têm de converter em vendas as visitas que recebem. A conta é simples: divida o número de pessoas que compraram na loja em um determinado período pelo número de visitantes no mesmo intervalo de tempo. Multiplique o resultado por 100 e você terá a sua taxa de conversão.

“Tudo bem, agora eu já sei o que é taxa de conversão. O que posso fazer para aumenta-la?” Uma série de coisas. Para começar, tenha boas descrições de produtos no seu site, fotos atrativas e uma navegação organizada. Lojas virtuais não têm vendedores, por isso seus produtos têm que se vender sozinhos.

Depois, você pode usar ferramentas para avaliar porque seus clientes estão indo embora sem comprar e testar alternativas mais eficazes de layouts de páginas e botões de compra, por exemplo, através de testes A/B.

Por fim, confira se o seu checkout (processo de finalização de compra) é simples e eficiente o suficiente para que seus clientes concluam a transação sem problemas. Checkouts complicados são motivos frequentes de abandono da compra.

Por fim, você pode investir em ações de marketing direcionadas a recuperar clientes que estiveram na sua loja e não voltaram – as chamadas ações de retargeting.

Confira aqui outras dicas que podem ajuda-lo a acompanhar e melhorar os resultados da sua loja virtual:


Related posts
Soluções

O que é experiência do cliente e como impacta suas vendas

3 Mins read
A experiência do cliente é um dos pilares mais importantes para qualquer negócio que deseja se destacar em um mercado competitivo. Não…
Soluções

Modelo de negócio: o que é e como definir o mais adequado para seu empreendimento

3 Mins read
Construir um empreendimento de sucesso não é apenas uma questão de ter uma boa ideia; é essencial saber como essa ideia será…
Soluções

O que é uma empresa 100% digital? E como a sua pode chegar lá em 2025

3 Mins read
A transformação digital não é mais uma tendência, mas uma necessidade para empresas que desejam prosperar em um mercado cada vez mais…