Como transformar minha loja física em uma loja virtual?

Como transformar minha loja física em uma loja virtual?

Atualmente, mais de 64% das pessoas preferem comprar pela internet, ou seja, as lojas virtuais e plataformas de venda têm aumentado muito o seu público devido à facilidade de comprar online — de acordo com o maior portal de informações sobre negócios na internet do Brasil, o E-commerce Brasil

Esses resultados mostram que os consumidores estão cada vez mais na internet, buscando produtos e serviços que atraiam de forma visual e surpreendente. 

Quem já tem uma loja física, pode pegar carona e aproveitar para colocar o seu negócio no mundo digital! Saiba como fazer isso neste artigo!

Por que transformar minha loja física em virtual?

Uma loja física possui vários custos que precisam ser honrados mensalmente, como por exemplo, água, luz, aluguel e IPTU. Nesse cenário, acaba minando um pouco o lucro que o empreendedor obteve nas vendas dos seus produtos ou serviços.

Com uma loja virtual, grande parte destes custos são reduzidos. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e otimização dos recursos financeiros. Mas, não é só isso! Pois o engajamento que a sua empresa irá ter na internet é muito maior do que quando se tem uma empresa física.

A loja virtual estará 24 horas por dia funcionando a seu favor, os clientes poderão acessá-la a qualquer momento, de qualquer parte do país. É preciso então criar uma plataforma e domínio de qualidade para a sua empresa!

Considere o investimento em criação de loja virtual e domínio personalizados – você pode ter os dois com o UOL Meu Negócio, o que garante uma alta visibilidade da sua empresa na internet. 

Aqui neste ebook, você terá o material necessário para escolher um nome para a sua loja virtual!   

Quais vantagens de possuir uma loja virtual?

Vimos até aqui que a loja física pode se transformar em uma virtual, deixando o seu negócio muito mais acessível aos clientes. Agora é hora de nos aprofundarmos nas vantagens de se ter uma empresa digital:

Maior visibilidade

O primeiro destaque é que, as empresas que possuem mais sucesso na internet são aquelas que se adaptam melhor ao mercado. Isto é, observando o que os clientes precisam e buscam em uma loja virtual. 

Isso é muito importante quando se faz a migração de uma loja física para o universo online.

Atração de novos clientes

A loja virtual é como se fosse uma vitrine, onde os clientes poderão ver os seus produtos dispostos constantemente, 24 horas por dia e 7 dias por semana

Para isso, eles devem ser apresentados de forma criativa e atrativa. A combinação dessas ações atrairão ainda mais os clientes:

Mais credibilidade

Uma empresa que está sempre disponível ao cliente, tanto nos produtos apresentáveis como no atendimento virtual, passará mais credibilidade ao seu público. Por isso, algumas dicas são: 

  • Seja transparente na comunicação com os clientes
  • Mantenha a qualidade nos produtos e serviços
  • Atenda bem antes, durante e no pós-venda
  • As informações devem ser atualizadas constantemente em sua loja virtual (números de telefone, e-mail, chat de atendimento e quantidade de produtos disponíveis).

Oportunidade de crescimento

Um negócio que está sempre disponível aos clientes, passa a vender mais. Com isso, o faturamento aumenta e o empreendedor pode investir em novos produtos, gerando assim uma oportunidade de crescimento da empresa!

Além disso, é preciso investir também em conhecimento a respeito do seu negócio, bem como em novas formas de divulgá-lo para ser um diferencial no mercado.

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Como transformar sua loja física em uma loja virtual

Para transformar loja física em virtual, é preciso seguir alguns passos importantes para garantir o sucesso do negócio. 

  1. Entenda o seu mercado

Entender como funciona o mercado online é essencial para que o seu negócio decole e seja um sucesso na internet.

  • Deve-se pensar no alcance que a empresa vai ter na internet, ou seja, na quantidade de pessoas que podem acessar a sua loja virtual 
  • Como funcionam os mecanismos de busca no Google (uso de palavras-chave para melhorar as buscas pela empresa)
  • Quem são os concorrentes do seu negócio
  • Qual é o público-alvo da empresa

2.Seja Omnichannel

Com o mundo evoluindo cada vez mais para o digital, o consumidor pode tanto fazer uma compra online, tanto no computador como também no celular, pelas redes sociais ou por aplicativos, provando que o comportamento do cliente mudou.  

A lição que se aprende é que as empresas precisam se adaptar e estar em diversos canais de comunicação ao mesmo tempo, oferecendo opções para tornar a loja virtual ainda mais acessível. 

3. Entenda o comportamento dos clientes

É necessário perceber se os clientes da loja física estão prontos para comprar online. Por isso, preste atenção em como está a experiência do cliente durante as compras:  

  • Quais as principais dúvidas dos clientes em relação às compras online?
  • Quais os benefícios dos seus produtos ou serviços?
  • Os clientes estão com alguma dificuldade em utilizar sua loja virtual?

4. Invista em Marketing Digital

A vantagem de vender pela internet é que não há fronteiras! O seu produto pode ser entregue em qualquer lugar do país. Mas, para que ele chegue em inúmeros lugares ao mesmo tempo, é preciso investir em marketing digital.

  • Produzir conteúdo de qualidade em sites e blogs
  • Criar descrições dos produtos de forma rica e clara
  • Investir em diversos canais de comunicação (redes sociais, e-mail, aplicativos e etc)

5. Conte com bons parceiros

Podemos mencionar esses parceiros como sendo os fornecedores dos produtos que você vende, já que precisam ser de qualidade e confiança.

Afinal, quando se conquista a confiança dos clientes, é preciso manter o padrão de atendimento até a entrega do produto. 

6. Tenha uma boa estrutura logística

A logística é um ponto muito importante dentro de uma loja virtual, pois ela determina o fluxo de entrega dos produtos

Em sua loja virtual, os clientes precisam ter acesso a um simulador de frete para saber questões como:

  • Quanto custa um produto para um determinado estado
  • Se o estoque comporta o número de entregas
  • Se é possível fazer trocas e devoluções e etc.

Todas essas informações devem ficar bem claras para quem entra em sua loja virtual, evitando mal-entendidos depois.  

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