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Transforme o “caça-promoções” em cliente recorrente. Saiba como!

3 Mins read

Aprenda a fidelizar os clientes que só aparecem em promoções

Quem não ama liquidações e preços baixos? Em época de promoções, as lojas virtuais atraem muito mais consumidores do que o comum, principalmente aqueles empolgados pelo frenesi de ofertas disponíveis a um clique de distância.

De acordo com dados do E-bit, a Black Friday registrou mais de 2 milhões de pedidos em 2014, sendo que 18% dos consumidores estavam comprando online pela primeira vez.

Já imaginou o valor desses novos clientes para o seu negócio? É preciso aproveitar o potencial dessas vendas e construir uma base de consumidores que não comprem somente em datas especiais, mas durante o ano todo.

Conquistar a lealdade do cliente é a peça-chave para o crescimento de uma empresa e um dos maiores desafios para o empreendedor. Siga as nossas dicas e transforme os “caça-promoções” em clientes recorrentes.

Conheça seu consumidor

Você conhece os interesses do seu cliente? Sabe quais são seus canais de comunicação preferidos? Imagina por que ele comprou em sua loja virtual? Sabe o que ele está procurando? Esse tipo de estudo é fundamental para atender às expectativas, cada vez mais altas, dos consumidores online.

Entender o comportamento dos usuários é um diferencial importante que vai ajudar a alinhar seus produtos e seu relacionamento de forma adequada e relevante para os clientes.

Para isso, adote uma estratégia de behavioral target, que estuda as ações, motivações de compra, interesses e perfil de compra de seus visitantes.

Com um bom planejamento, você vai entregar ao consumidor o que ele procura e uma experiência de navegação personalizada e amigável. Um passo a mais para a conversão e a fidelização. 

Personalização é a chave!

Com informações importantes sobre os clientes em mãos, é possível oferecer conteúdo personalizado e exclusivo a eles. Engaje-os continuamente com mensagens personalizadas e construa um bom relacionamento utilizando algumas estratégias, como:

·       Segmente campanhas de e-mail marketing baseadas em compras passadas, interesses e comportamento online.

·       Em “produtos relacionados” sugira itens baseados no comportamento online, compras passadas e interesses.

·       Personalize todos os canais de comunicação: use esses mesmos princípios nas redes sociais e aproveite para anunciar e segmentar por meio do Facebook Ads.

·       Personalize o conteúdo do e-mail (por exemplo, chame-o pelo primeiro nome) e aproxime-se do usuário!

·       Surpreenda! Que tal presentear o cliente com um código de desconto ou vale-compra? Esta é uma boa forma de incentivá-lo a comprar novamente e, de quebra, conquistar sua lealdade. 

Utilize as métricas em seu favor

Você já usa métricas e KPIs para mensurar seus resultados, certo? Essas informações são valiosas para o planejamento de suas próximas ações. Boa parte dos seus clientes usa dispositivos móveis para acessar sua loja? Invista na navegação mobile.

→ Leia também: Mobile commerce: A revolução no comércio eletrônico já começou

Você perdeu muitas compras durante alguma etapa específica, como o cálculo do frete? Melhore esse passo. Aproveite as informações que já tem para melhorar a experiência de compra e a navegação de seu site.

Com a concorrência no mercado online cada vez mais alta e especializada, é fundamental para o empreendedor ter uma boa estratégia digital que fidelize os clientes atraídos pelas promoções.

Os consumidores online procuram, principalmente, por uma boa experiência de compra, recomendações personalizadas e facilidade de uso. Ofereça o que eles buscam e conquiste vendas que vão muito além de eventos e datas sazonais.

Quer saber como atraí-los com uma boa promoção? Acesse o Superguia Academia UOL Meu Negócio – Como planejar uma promoção de sucesso.


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