Tutorial: Como criar uma loja virtual Magento

Tutorial: Como criar uma loja virtual Magento

Crie um e-commerce usando uma das melhores ferramentas do mercado!

Quando falamos em loja virtual, a impressão pode ser que existe apenas um padrão para e-commerce e uma única forma de construir um, mas isso não é verdade. Existem diversas plataformas para ajudá-lo a vender produtos na internet, e uma das mais conhecidas atualmente é a Magento.

A ferramenta é uma das preferidas de empreendedores e desenvolvedores por ser bastante completa, ter um painel administrativo robusto e cheio de funcionalidades, arquitetura flexível e altamente escalável, para que você possa aumentar o tamanho do seu site e agregar novos recursos sempre que precisar.

Falando em recursos, o Magento também é modular, o que significa que você pode agregar diferentes funcionalidades ao seu site e deixá-lo mais completo e pronto para atender às suas necessidades.

>> Ficou interessado? Conheça mais sobre o Magento aqui!

Entre alguns recursos nativos do Magento estão um painel administrativo com todas as informações e análises sobre o seu negócio, suas vendas e clientes, template especial para dispositivos mobile – como smartphones e tablets –, customização completa do HTML e CSS da loja, certificado de segurança SSL e muito mais!

O Magento também tem alguns clientes de peso em seu portfólio. Coca-Cola, Burger King, Tom Dixon e Christian Louboutin são algumas das marcas que utilizam a plataforma.

Neste tutorial vamos mostrar como criar sua primeira loja utilizando o Magento. E o primeiro passo é contratar uma hospedagem que seja compatível com a ferramenta.

O UOL HOST tem uma hospedagem especial para Magento que já vem com o aplicativo pré-instalado e contêiner otimizado para rodar o sistema.

Além disso, os servidores do UOL HOST estão localizados no Brasil – o que torna o tempo de carregamento das páginas do seu site muito menor –, há garantia de disponibilidade de 99,8% e você ainda conta com suporte especializado sempre que precisar! E você pode escolher entre três planos mensais de acordo com as necessidades da sua loja.

Como a plataforma também consome parte dos recursos da loja, recomendamos que a capacidade mínima seja de 512 mb de memória.

Depois de escolher o pacote, você precisará contratar um domínio ou escolher um que já tenha registrado. O aplicativo do Magento será instalado automaticamente e você receberá um e-mail informando os dados para acessar a plataforma.

Com essas informações você já pode começar a construir o seu site! Vamos ver como fazer isso?!

>> Comece seu site com o pé direito! Veja 8 dicas de segurança para sua loja virtual Magento

Com o plano ativo, vá até o Painel do Cliente e entre com seu login e senha. Localize sua hospedagem e clique no botão “Configurar”.

O primeiro passo é definir como a loja será acessada, ou seja, qual domínio será vinculado. Lembre-se, você ganhou um domínio .online grátis por um ano! Você pode registrar um novo domínio ou utilizar um que já possui.

Escreva o domínio que quer registrar e clique em “Continuar” para verificar se ele está disponível. Se você já tiver um domínio contratado e quiser usá-lo para o seu site, vá para a aba “Quero usar um domínio que já tenho”.

 

 

Se o endereço estiver livre o registro será confirmado e a instalação do Magento começará imediatamente. Quando o processo estiver finalizado, você receberá, por e-mail login e senha para entrar no painel.

Com as informações de acesso, volte ao painel e clique nas três barras laterais e em “Editar site”.

Uma tela de login será aberta. Coloque as informações que você recebeu por e-mail e o painel de controle será carregado. Veja como ele é:

O Magento é carregado com um template default, mas existe uma infinidade de layouts prontos e editáveis que você pode baixar e usar no seu site. Você também pode usar templates do próprio site do Magento.

Basta acessar o menu “System”, o submenu “Magento Connect” e depois “Magento Connect Manager”. Será necessário confirmar seu login e senha e depois você vai visualizar outra página. A opção Direct File Package Uploader permite que você suba o tema que escolheu e o publique no seu site.

>> Confira nossa seleção especial com 15 templates grátis para Magento!

Para criar uma página institucional para seu e-commerce, vá até o menu CMS e clique em “Pages”.

Repare que já existem algumas páginas criadas, e você pode editá-las ou excluí-las permanentemente. Para criar uma nova página clique no botão laranja “Add new page”.

Dê informações de nome da página, URL e coloque o nome “Enable” ativo para que sua página fique online.

Em “Content”, no menu lateral esquerdo, você pode escrever o conteúdo da página.

Para adicionar um produto também é simples. Clique em “Manage products”, dentro da aba “Catalog”.

Em seguida, clique em “Add Product”.

Preencha as informações do produto, como nome, descrição, peso e tamanhos disponíveis.

No menu lateral esquerdo você também pode acrescentar uma foto em “Images”. É só clicar em “Upload” e escolher uma foto do seu computador.

Viu como é simples! Em poucos passos você já consegue criar páginas e adicionar produtos no seu site com Magento! Então não espere mais para ter sua loja virtual! Contrate agora mesmo a Loja Virtual Magento do UOL HOST!