UOL Meu Negócio

UOL HOST lança desafio aos alunos da Fiap

Participantes têm que construir um e-commerce completo

Os alunos da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) foram desafiados a construir um e-commerce completo na plataforma do UOL HOST. Eles vão se reunir em grupos para encarar o desafio UOL HOST Cup.

Na primeira etapa, os alunos tiveram cerca de 20 dias para desenvolver o início dos projetos que serão apresentados a uma banca de mentores nos dias 09/05 (segunda-feira) e 13/05 (sexta-feira). O fim da competição está marcado para acontecer em outubro.

Confira, abaixo, como será o critério de avaliação dos projetos:

Layout

Esse tópico exige uma loja virtual visualmente bonita, com contraste de cores, imagens com boa qualidade dos produtos, cadastro e uso de banners clicáveis e bom uso de background. Além disso, o site deve ser responsivo, ou seja, atender a todos os tamanhos de tela.

Produto

É necessário cadastrar, ao menos, 30 produtos na loja virtual, sendo que um produto precisa ter variação de cor, tamanho, voltagem etc. Outro ponto de avaliação é o uso de múltiplas imagens de produtos e da tecnologia de Super Zoom. Por fim, os alunos devem integrar os produtos com Facebook e Instagram para que os usuários possam compartilhar e curtir.

SEO

A competição também avalia a capacidade de otimizar a loja virtual para os mecanismos de buscas, como o Google. Isso inclui o trabalho de criar URLs amigáveis, uso de tags e código para SEO, entre outras boas práticas.


Usabilidade

A usabilidade de uma loja virtual é um ponto decisivo para a boa experiência dos usuários. Por isso, ela será avaliada quanto à arquitetura de informação e o uso de categorias, subcategorias e coleções.

⇒ Leia também: 4 Cases de sucesso de UX Design para inspirar seu e-commerce

Integração

Um site virtual depende de outros serviços para se dar bem no mercado. Nesse sentido, a integração com Mercado Livre, PagSeguro, Sistemas dos Correios, ERP e ferramenta de captura de leads faz parte da avaliação.

Estratégias de Negócios

Por fim, o último critério é a capacidade de criar promoções e combos com o objetivo de atrair mais clientes e alavancar as vendas. Relacionar produtos, montar kits e criar uma estratégia de comunicação com os clientes, como e-mails transacionais, são alguns exemplos que podem ser feitos.

⇒ Acesse: Superguia Academia UOL HOST – Como planejar uma promoção de sucesso

Os três melhores projetos serão premiados. O grupo vencedor ganha um Smartwatch Moto 360 por integrante. Por sua vez, o segundo lugar ganha um Chromecast por integrante, enquanto o terceiro colocado tem como prêmio um Headphone UOL HOST por integrante.