Notícias e MercadoTecnologia

Vantagens de usar um CMS para criação do seu site

3 Mins read

Sistema é uma ótima opção para criação de sites, blogs e mesmo e-commerces

Na hora de criar um site, existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas. Muitos web designers e programadores, geralmente, preferem opções de hospedagem com linguagem de programação específica, e quem nunca criou um site e quer fazê-lo rapidamente pode usar o Criador de Sites do UOL HOST.

Mas existe, ainda, outra opção que pode ser uma excelente escolha para você que não tem muita experiência na construção de sites, mas quer um site com aparência e funcionalidades profissionais: os CMS.

CMS é a sigla para Content Manager System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português, e são plataformas de criação de publicação de conteúdo na web. Em outras palavras, são ferramentas que podem ser usadas para criar e gerenciar sites, blogs e até e-commerces.

Existem várias plataformas de CMS, e algumas das mais conhecidas são o WordPress, o Joomla e o Drupal.

De acordo com o Site W3Techs, dentro do segmento de CMS, o WordPress sai na frente, com 59,8% do mercado. Na sequência vêm o Joomla, com 6,6%, e o Drupal, com 4,7%. Juntos, esses três sistemas estão em 34,5% dos sites publicados na internet. 

Cada um deles tem suas próprias particularidades, mas, de forma geral, há várias vantagens de trabalhar com um CMS na construção do seu site, e você vai conhecer as principais a seguir.

Use uma ferramenta em constante evolução

Boa parte das plataformas CMS é open-source, ou de código aberto, o que significa que conta com uma comunidade de profissionais e usuários que estão sempre fazendo melhorias e atualizações no sistema.

Só para se ter ideia, no Drupal há mais de 109 mil membros contribuindo para a evolução do sistema.

Com isso, as ferramentas estão sempre sendo otimizadas, o que ajuda muito a deixar o seu site mais seguro, profissional, atual e com a possibilidade de agregar mais recursos.

>> Aproveite para ler, também, CMS open-source x CMS proprietário: prós e contras

Agregue temas e plugins para incrementar seu site

Os CMS também costumam contar com diversos templates (layouts prontos e editáveis) que facilitam a vida de quem não tem muita experiência em criação de sites. Você pode usar esses templates como base para o layout do seu site e ir personalizando o conteúdo com texto, vídeos, imagens e outros elementos.

Além disso, as plataformas CMS também têm plugins, uma espécie de extensão que você instala no site para agregar recursos e deixá-lo mais completo.

O WordPress, um dos mais ricos em plugins, tem quase 53 mil extensões que podem atender praticamente qualquer necessidade que seu site tenha.

>> Confira, aqui, uma lista com os 50 melhores plugins grátis para WordPress

Trabalhe em sincronia

Os CMS também são recomendados para quem tem equipe e precisa trabalhar em sincronia com outras pessoas.

Por exemplo, se você está desenvolvendo um bloge terá colunistas para falar sobre assuntos específicos, pode criar um perfil para cada autor e pedir para que eles salvem seus textos na plataforma. Assim, você pode revisar o conteúdo antes de publicar.

Além disso, você pode dar responsabilidades e definir níveis de acesso para que cada profissional atue apenas na área à qual é designado, e não consiga ingressar em certos ambientes administrativos.

Com várias pessoas tendo níveis diferentes de acesso e gerenciamento do site, fica muito mais fácil trabalhar em sincronia e de forma remota com uma equipe grande.


Sistema intuitivo

Os sistemas desse tipo de ferramenta costumam ser bem simples e intuitivos, e mesmo quem nunca criou um site antes não deve ter dificuldades em construir páginas e acrescentar conteúdo.

Além disso, a comunidade de especialistas também está sempre disposta a ajudar novos usuários, tirando dúvidas e auxiliando na resolução de problemas com o sistema, templates e plugins.

É claro que quanto mais você aprender sobre o CMS que está usando, mais desenvoltura terá na criação do site, mas mesmo quem é leigo pode publicar um site na internet sem muitas dificuldades.

>> Já escolheu sua plataforma? Então confira aqui 11 temas responsivos para Joomla e 20 temas responsivos para Drupal, todos grátis!

Plataformas baratas

Criar seu próprio site é muito mais barato do que contratar um profissional para isso, então os CMS são ótimas opções para as empresas que têm um orçamento apertado, ou para projetos pessoais, como blogs e portfólios.

A maioria das ferramentas é gratuita, sendo que apenas alguns templates e plugins são pagos. O investimento mínimo que deve ser feito para que seu site fique mais profissional é no domínio (que será o endereço do seu site) e na hospedagem (onde o conteúdo ficará guardado).

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…