HospedagemTecnologia

Vantagens, desvantagens e mitos da hospedagem em cloud

2 Mins read

Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

A hospedagem em cloud, ou em nuvem, armazena o seu site, banco de dados ou o que quer que você precise em um local virtual na internet, e não em uma máquina. Na nuvem nada está arquivado em um local físico, mas sim na rede, e pode ser visualizado e acessado quando interessar e de qualquer lugar.

Em uma hospedagem em cloud você consegue aumentar sua capacidade para receber os visitantes durante a Black Friday, por exemplo, e depois voltar para os recursos normais, que são suficientes para atender às visitas do dia a dia.

⇒ Não deixe de conferir: Superguia Academia UOL HOST – Tudo sobre Hospedagem de Sites

Para você que ainda tem dúvidas quanto a aderir ou não à essa tecnologia, listamos vantagens, desvantagens do sistema e desmitificamos alguns pontos sobre o assunto. Confira:

Vantagens

  • Qualquer site pode ser hospedado em cloud, seja ele muito pequeno ou gigante.

  • Os painéis de controle do cloud costumam ser bem fáceis de configurar e gerenciar, mas, se for um site mais robusto, é interessante ter um administrador.

  • O investimento não precisa ser alto. Se o seu site ainda é pequeno, você pode contratar um plano mais barato, usar recursos mais abrangentes quando precisar e depois voltar a usar seu plano básico. Justamente por isso os serviços em nuvem são vistos como os mais flexíveis.

  • Outra vantagem é o fato de o cloud disseminar tecnologia para todos. Seja sua empresa grande ou pequena, você terá acesso à tecnologia de ponta e a ótimos recursos.

⇒ Leia também: Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

Desvantagens

  • Nesse modelo, em que os recursos ficam alternando para atender às demandas do seu site, você pode receber cobrança pela variação de taxa de transmissão, e isso pode fazer o preço que você paga pela hospedagem aumentar consideravelmente.

  • Pode existir, também, a necessidade de investir em um profissional que administre sua hospedagem justamente para controlar a oscilação de recursos, e isso pode significar um investimento maior.


Mito ou verdade?

  • Por não ser estática, a hospedagem em cloud é menos segura que as convencionais

Mito! Ainda há quem tem tenha certo receio de hospedagem em cloud, mas ela tem sistemas de segurança nos quais você pode confiar. Esse estilo de hospedagem é, sim, seguro e novas melhorias estão sempre sendo feitas para deixar o cloud ainda mais confiável.

  • Hospedagem em cloud é sempre mais cara

Mito! Os serviços em nuvem estão cada vez mais populares, o que diminuiu bastante o seu custo. É possível encontrar hospedagens em cloud com preços bem competitivos e alguns até menores que os de serviços convencionais.

⇒ Leia também: 4 benefícios legais de usar um cloud nacional

  • Qualquer site pode usar hospedagem em nuvem

Verdade! Sites pequenos não precisam, necessariamente, usar esse tipo de hospedagem, mas eles podem contratar um plano mais básico e solicitar mais recursos, caso o site cresça ou tenha um pico pontual de acessos.

Agora que você já sabe das vantagens da Hospedagem em Cloud, conheça os planos do Cloud UOL HOST e traga seu site para a nuvem!

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…