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Como preparar a sua loja para as vendas de Natal

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As vendas de Natal podem ser a diferença entre um ano positivo e um negativo para os lojistas, certo? É exatamente por isso que você precisa entender o que precisa ser feito para aumentar as suas chances de conseguir vender mais durante o período em que consumidores estão mais dispostos a gastar.

Independentemente do segmento de atuação, as vendas de Natal costumam ser o carro-chefe para qualquer negócio, especialmente no Brasil. 

Com a concorrência acirrada e o aumento das expectativas dos consumidores, é essencial que sua loja, seja física ou uma loja virtual, esteja pronta para atender à demanda e proporcionar uma experiência inesquecível aos clientes. 

Confira a seguir algumas dicas para preparar sua loja para o Natal e maximizar suas vendas.

Como estão as expectativas das vendas de Natal para este ano?

De acordo com dados da Associação Comercial e Industrial (ACI), 7 em cada 10 brasileiros pretendem fazer compras durante o Natal. Desse número, 18% tem como expectativa gastar entre R$ 500 e R$ 1.000 durante esse período, com um ticket médio bastante elevado.

O mesmo levantamento mostra que o preço é o principal critério para 40% do público entrevistado, enquanto promoções (28%) e qualidade (27%) aparecem em segundo lugar. Outro estudo indica que a expectativa dos comerciantes é de crescimento nas vendas entre 20% e 30% em relação a 2023.

As categorias mais buscadas incluem moda e acessórios, eletrônicos e produtos de beleza, mas a crescente valorização de itens personalizados e experiências diferenciadas aponta para uma mudança nos hábitos de consumo.

Além disso, o consumidor moderno está mais exigente e valoriza frete rápido, promoções atrativas e atendimento impecável.

Esse cenário reforça a necessidade de planejamento estratégico. É essencial não apenas atrair clientes, mas também converter visitas em vendas e, sobretudo, proporcionar uma experiência memorável.

Quais são as 15 dicas para preparar a sua loja para as vendas de Natal?

O que fazer para garantir que a sua loja aproveite todos esses números? Separamos as dicas mais relevantes para que as suas vendas de Natal aumentem. Confira!

1. Planeje o estoque com base na demanda esperada

O estoque é o coração do varejo durante o Natal. Utilize dados históricos para prever a demanda, focando nos produtos mais vendidos nos últimos anos.

Por exemplo, se roupas de inverno tiveram alta saída em sua loja na temporada passada, considere reforçar o estoque dessas peças. Além disso, negocie prazos mais curtos com fornecedores para reabastecimento rápido caso a demanda exceda o previsto.

2. Invista em decorações temáticas

A atmosfera natalina atrai consumidores, isso é inegável, certo? Em uma loja física, crie cenários com luzes, árvores decoradas e trilhas sonoras temáticas.

Agora pensando em loja virtual, adicione banners e elementos gráficos natalinos. Por exemplo, use um contador regressivo para promoções de Natal, criando senso de urgência.

3. Ofereça promoções exclusivas

Lembra dos números mais acima? As promoções são fundamentais para vender mais nessa época. Experimente oferecer descontos progressivos, como 10% na compra de um item, 15% para dois, e 20% para três ou mais. Uma loja de cosméticos pode criar um kit especial com desconto para presentes.

4. Capacite sua equipe de vendas

Ao mesmo tempo, os clientes exigem respostas rápidas e certeiras. Por isso, realize treinamentos para que os colaboradores entendam profundamente os produtos e saibam lidar com situações de alta demanda.

Imagine um cliente indeciso sobre qual perfume escolher. A sua equipe pode ajudar destacando características únicas ou oferecendo amostras.

5. Amplie os canais de atendimento

Os consumidores querem conveniência e a comunicação precisa ser otimizada. As ações mais simples, como adicionar canais como WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram para facilitar a comunicação podem ajudar bastante. Por que não deixar que os clientes peçam os produtos por WhatsApp? Simples, não é?

6. Monte vitrines impactantes

Uma vitrine bem planejada pode transformar um simples passeio em uma compra. Crie histórias, como “Natal no Polo Norte”, exibindo produtos alinhados com o tema. Em lojas online, vitrines digitais podem agrupar os produtos mais vendidos ou itens com desconto.

7. Otimize o checkout

Simplifique processos para evitar desistências. Em lojas físicas, ofereça opções como Pix e pagamento por aproximação. Em um e-commerce, implemente o checkout rápido, permitindo que o cliente finalize a compra com apenas um clique.

8. Implemente sistemas de cashback

O cashback não apenas incentiva compras maiores, mas também fideliza clientes. Por exemplo, uma loja de artigos esportivos pode oferecer 10% do valor gasto em forma de crédito para a próxima compra.

9. Garanta frete competitivo

Frete caro é um dos principais motivos de abandono de carrinhos online. Negocie condições com transportadoras e ofereça frete grátis para compras acima de um determinado valor. Uma loja de brinquedos pode atrair famílias oferecendo entrega gratuita em compras acima de R$ 150.

10. Crie kits de presente

Agrupar produtos em kits facilita a vida do consumidor e aumenta o ticket médio, que já costuma ser alto nesse período. Uma loja de artigos para casa pode montar kits de utensílios de cozinha temáticos, como um conjunto de facas e tábuas de corte com desconto.

11. Use storytelling nas campanhas

Histórias vendem e precisam estar presente no seu planejamento. Por isso, crie campanhas que conectem emocionalmente o consumidor com seus produtos. Por exemplo, uma loja de roupas infantis pode narrar a história de “Joãozinho e seu primeiro Natal”, usando imagens de crianças vestindo os produtos da loja.

12. Antecipe as compras

Muitos consumidores preferem evitar a correria de dezembro. Realize promoções em novembro, incentivando compras antecipadas. Uma loja de livros pode oferecer descontos progressivos em coleções completas.

13. Invista em remarketing

Consumidores que abandonaram o carrinho ainda podem converter. Configure anúncios no Google e redes sociais para lembrá-los dos produtos vistos. Se você vende eletrônicos, pode enviar um e-mail com um código de desconto exclusivo para quem quase comprou um fone de ouvido.

14. Ofereça embalagens personalizadas

A experiência inteira precisa considerar o clima natalino, por que não dar ao cliente a conveniência de sair com o presente já embrulhado? Uma loja de chocolates pode usar embalagens com mensagens de Natal e espaço para personalização com o nome do presenteado e o mesmo pode ser feito online.

15. Prepare ações pós-venda

A experiência não termina com a venda. O pós-venda é tão fundamental quanto e você pode, por exemplo, enviar e-mails de agradecimento e ofereça cupons de desconto para janeiro. Vende artigos de papelaria? Ofereça 15% de desconto em agendas para quem comprou produtos em dezembro.

Como otimizar a loja virtual para as vendas de Natal?

Mas você não pode olhar apenas para as técnicas de vendas, é preciso definir o que acontece por trás dos bastidores para garantir que os resultados apareçam.

Melhore o tempo de carregamento do site

Um site rápido pode aumentar as conversões e evitar a desistência de clientes. Utilize ferramentas como o Google PageSpeed Insights para avaliar e identificar o que pode ser melhorado em relação ao desempenho.

Garanta responsividade em dispositivos móveis

A maior parte dos acessos à internet no Brasil acontece via celular e, por isso, o seu site precisa ser desenvolvido pensando nesse público também. Uma dica aqui é testar a navegação no seu site em diferentes tamanhos de tela.

Invista em SEO para datas sazonais

Não se esqueça de investir em ações orgânicas para a sua loja. Por isso, você precisa otimizar páginas com palavras-chave como “presentes de Natal 2024” e “promoções de Natal” para atrair tráfego orgânico.

Crie páginas específicas para promoções

As landing page são muito eficientes para campanhas de curto prazo e o Natal é um dos períodos mais adequados para implementá-las. Por que não dedicar seções do site a produtos natalinos e ofertas exclusivas para facilitar a navegação?

Implemente chatbots

Imaginando que o seu fluxo de consumidores vai aumentar, também é interessante investir em ferramentas de automação. O objetivo é utilizá-las para responder às dúvidas simples dos clientes, agilizando o atendimento ao usuário.

Disponibilize várias opções de pagamento

Já pensou se o consumidor vai até o momento da compra, mas não encontra um dos métodos que mais utiliza para pagar? Isso pode significar a decisão de seguir com a compra ou não. Para evitar que isso aconteça, ofereça desde cartões de crédito a Pix para atender às preferências dos consumidores.

Preparar sua loja para as vendas de Natal é mais do que uma obrigação: é uma oportunidade de consolidar seu negócio no mercado. Desde a organização do estoque até a criação de experiências inesquecíveis para o cliente, cada detalhe pode fazer a diferença nos resultados.Agora você quer colocar todas essas estratégias em prática? Sem problemas, você pode contar com o UOL Host para fazer tudo isso: conheça o nosso ecossistema com soluções para tudo o que você precisa na internet!

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