HospedagemTecnologia

Você está por dentro dos novos domínios inusitados da internet?

2 Mins read

Entenda quais os endereçosmais inusitados da Web

Não tem jeito, é a força do hábito. Quando digitamos o endereço de algum site na internet, o impulso nos faz incluir o famoso .com.br no final sem nem pensar muito no assunto. E não é à toa. Segundo o Registro.br, existem mais de 3 milhões de domínios registrados com essa terminação. No entanto, há mais siglas espalhadas por aí e algumas delas bem inusitadas. 

Recentemente, novas opções chegaram para reforçar esse time. O ICANN (Corporação de Atribuição de Nomes e Números da Internet) vem liberando, desde outubro, o registro de novas extensões. A lista, que originalmente contava com apenas 22 possibilidades, hoje tem mais de 100.

Alguns termos, inclusive bem curiosos, já estão disponíveis, como.tatoo, .pink, .photo, .marketing, .ninja, .guitars, .bar, .xyz, .bike e .sexy. A ideia é aumentar esta listagem, nos próximos anos, para mais de 1300 nomes.

Entre os termos novos, também tem palavras em outras línguas, como árabe, chinês e russo (antes os domínios só utilizavam caracteres latinos). 

.suaempresa

O órgão regulador da internet começou a liberar também registros com extensões personalizadas para empresas. Algumas marcas brasileiras, inclusive, já tiveram seus pedidos aprovados. É o caso de .natura, .uol, .globo e .itau.  

Amazon também queria registrar o seu endereço, mas não teve sucesso. O conselho do ICANN se manifestou contra a solicitação, já que a expressão .amazon representa uma área geográfica, a Amazônia. 

Mas essa brincadeira não é barata. O valor inicial da inscrição para entrar com um pedido de domínio próprio foi de 185 mil dólares. 

Levou um susto? Não desanime. Você ainda pode desfrutar da novidade registrando seu site com algumas das novas extensões liberadas para o público geral, como .guru e .club.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Elas estão disponíveis para venda em provedores internacionais. Mas é possível fazer o registro do seu domínio lá fora e depois migrar para uma hospedagem aqui no Brasil. O serviço do UOL Meu Negócio por exemplo, permite essa manobra.

Mas você não precisa ir tão longe para encontrar extensões diferentes. O UOL Meu Negócio oferece uma variedade de opções na hora de escolher um domínio. Alguns exemplos são: .tv.br, .art.br, .psi.br, .radio.br, .taxi.br e .wiki.br. 

Como escolher o seu

Tanto na escolha da extensão, como na do domínio completo (ou seja,o www.nomedosite.com.br) é preciso cuidado e planejamento. 

O endereço tem um importante papel em ajudar os usuários a encontrarem o site com mais facilidade e melhorar sua posição nas ferramentas de busca. Relembre algumas dicas para fazer a escolha certa nesse momento.

Tenha em mente, também, que pode ser interessante utilizar uma extensão diferente para destacar dos demais, mas o .com.br já faz parte da cultura do internauta. Por mais divertida e esperta que seja, uma terminação incomum pode causar estranheza e até afetar a credibilidade do seu site. É preciso avaliar e ponderar essa decisão com calma.

E aí, o que você achou dos novos domínios inusitados da internet? Você compraria um deles?

Related posts
Cloud ComputingTecnologia

Veja quais são as soluções de Cloud Computing para as suas dificuldades!

5 Mins read
Pensando em aumentar sua produtividade e ainda economizar? Nada mal para quem é empreendedor e precisa equilibrar os pratos, não é mesmo?…
Cloud ComputingProdutos UOL HostSoluçõesTecnologia

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

4 Mins read
Você trabalha de maneira remota? Então gosta de priorizar ferramentas que tornam a rotina mais prática e segura, não é verdade? Se…
Notícias e MercadoTecnologia

Conheça as 5 tecnologias que revolucionaram o mundo dos negócios

6 Mins read
O surgimento de novas tecnologias fez com que o cenário dos negócios mudasse rapidamente, assumindo características muito diferentes das que tinha há…