Otimização de lojaPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para sua Loja Virtual

15 dicas para deixar as fotos dos seus produtos mais atraentes e vendedoras

4 Mins read

As imagens mais bonitas para quem entra na sua loja

Criar um site bem estruturado, com um design moderno e fotos de qualidade ajudam a ganhar a confiança de quem está visitando sua loja pela primeira vez. Se você nunca pensou em investir seu tempo produzindo boas imagens, é hora de rever seu conceito.

Ok, nós sabemos que logística, estoque, atendimento ao cliente tomam bastante tempo. Mas de que vai adiantar um processo impecável se  você não vender? 

Dados da Kissmetrics, ferramenta de análise de sites, mostram que 93% dos e-consumidores levam em consideração a aparência dos produtos na hora de comprar. Esse número só confirma a importância de caprichar nessa etapa.

Para ajudá-lo a garantir imagens arrebatadoras e vendedoras, separamos algumas dicas:

1 – Enquadre

O produto é o principal modelo da foto, por isso evite enquadrar muitos objetos. Mantenha o foco no item principal. Você pode até criar um cenário ao fotografar – por exemplo, colocar algumas flores em volta ao fotografar aquela bolsa floral. Mas lembre-se de destacar o item principal: a bolsa. Os outros são apenas ?figurantes?.

2 – Recorte

Não tenha medo de cortar suas fotos caso isso melhore a aparência e deixe o produto em destaque.Você encontra o recurso de recortar imagens em qualquer editor de imagens simples, inclusive os gratuitos.

3 – Repita

Para ter certeza que você conseguiu tirar a foto perfeita, faça mais de uma foto do mesmo produto. Experimente, também, clicar de diferentes ângulos, procurando o que o mais valoriza. Você não vai gastar nada a mais por isso, afinal, a era dos filmes e revelações já passou.Para quem usa smartphones, aproveite os recursos, ou aplicativos, que fazem vários disparos de uma só vez.

4 – Use um tripé

Esse acessório  vai ajudar você a tirar fotos mais precisas, sem correr o risco delas saírem tremidas.Eles estão disponíveis em todos os tamanhos e preços. Escolha uma opção que não pese no orçamento. Existem, inclusive, modelos que suportam câmeras caseiras e celulares.

5 – Procure acessórios

O mercado hoje oferece diferentes tipos de lentes de encaixe e magnéticas, inclusive para celulares, com efeito de olho de peixe, macros, telefotos e outros. Compre pelo menos uma. Você vai ver que só essa ângulo diferente pode dar uma supervalorizada no seu produto.

6 – Humanize

Caso sua loja venda acessórios ou roupas, você pode ter um modelo para mostrar como ele fica na vida real. Você não precisa contratar um profissional para isso. Um exemplo é a loja de acessórios femininos Rafaela Busco. A irmã da empresária, e às vezes até o seu cachorro, servem como modelos das bolsas e acessórios.

7 – Utilize editores

Você não precisa ser expert em Photoshop para deixar suas fotos lindas. Alguns editores gratuitos são fáceis de usar e só um efeito de cor, por exemplo, já pode dar um toque todo especial à imagem. Além disso, eles podem ajudar a melhorar o brilho, cor e luz das fotos.


8 – Conheça o Câmera +

Esse aplicativo é gratuito para Android, e custa menos de 2 dólares na App Store. Com ele você pode editar suas imagens no próprio celular.A ferramentaé completa e oferece recursos como: ajuste, efeitos, recorte e bordas.

9 – Lance mão do FastCamera

Esse aplicativo permite ao usuário tirar várias fotos por segundo. Ele pode ser baixado apenas em dispositivos que rodam o sistema operacional iOS. O FastCamera pode ser ainda uma boa opção caso você queira testar fotos em movimento, fazendo um pequeno vídeo ou gif animado. O download custa 5,99 dólares.

10 – Recorra ao Arqspin

Esse recurso mostra as imagens em 360 graus. E o melhor, ele pode ser aplicado em qualquer foto, independente da câmera na qual ela tenho sido tirada. Ele pode ser usado em celulares, tablets ou computadores. Seu custo é a partir de 19,95 dólares por mês.

11 – Tenha uma tenda de luz

Vale a pena investir em uma tenda de luz, pois ela vai ajudar a suavizar a claridade e eliminar o reflexo. Ideal para fotografar produtos de vidro, por exemplo.

12 – Utilize o Clipping Magic

Essa ferramenta online permite remover o fundo dos seus produtos. Uma facilidade para quem quer alterar cores ou imagens do background, ou ainda, não gostou do resultado final da foto. Os planos custam a partir 2,99 dólares por mês.

13 – Construa um fundo infinito

Apesar de ser vendido pronto, você encontra tutoriais na internet que ensinam a fabricação própria. Trata-se basicamente de um fundo sem linhas retilíneas e de cor uniformemente branca. A sensação de que o internauta tem ao ver a foto é que ele foi ?fotografado ao ar?, sem fundo.

14 – Utilize o Camera Awesome

Esse é outro aplicativo disponível para Android e iOS que disponibiliza filtros interessantes, ferramentas que melhoram a foto automaticamente, equilibrando cores, saturação e iluminação. Seu custo é de sete reais na Play Store e é gratuito na App Store.

15 – Desligue o flash

Evite utilizar o flash em suas produções, ele pode acabar com a luz da sua foto. Prefira capturar imagens em lugares claros naturalmente ou então utilize a tenda de luz.Para clarear fotos escuras, conte com os recursos dos editores e ferramentas citadas nos itens anteriores.

Preparado para fazer seus produtos se tornarem ?rockstars??

Aproveite e conheça a rede social onde as fotos de seus produtos falaram mais alto! Baixe grátis o Guia para iniciantes em Pinterest e prepare-se para alavancar suas vendas!

Related posts
Soluções

O e-mail profissional como ferramenta de networking eficaz

4 Mins read
Imagine um mundo onde cada e-mail que você envia é uma oportunidade para construir conexões significativas e impulsionar sua carreira. Esse é…
Soluções

Como construir uma lista de e-mail marketing qualificada para o seu negócio

4 Mins read
Você já deve ter se perguntado como algumas marcas conseguem enviar e-mails que parecem feitos sob medida para seus leads, não é…
Soluções

4 estratégias para evitar fraudes e chargebacks no seu e-commerce

3 Mins read
Nos dias de hoje, com um número muito grande de lojas virtuais, é comum nos depararmos com histórias de golpes, fraudes e…