O Reclame Aqui foi criado exatamente para os consumidores insatisfeitos publicarem suas reclamações e advertências sobre empresas e produtos. Geralmente, eles procuram essa ferramenta quando não conseguiram resolver um problema com o SAC da própria loja.
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Quando qualquer postagem é feita no Reclame Aqui, esse site envia um e-mail ao SAC da empresa reclamada, dando a ela o direito de resposta. Para isso, é preciso que a loja faça um cadastro gratuito na página. Essa é a melhor forma de acompanhar o que está sendo falado lá.
Muitos clientes já consideram de praxe passar pelo Reclame Aqui antes de comprar produtos em determinadas lojas, para avaliar sua reputação. O site possui um ranking das empresas de acordo com o número de reclamações que recebe, tempo de resposta, índice de solução etc.
Por isso é fundamental manter-se por dentro de tudo o que se fala da sua loja por lá e logo oferecer uma resposta que aponte uma solução ao problema. Mesmo que a reclamação seja inválida, tente ser sempre educado, pois outros clientes em potencial podem ler esse texto!
Uma boa estratégia é aproveitar o espaço de resposta para destacar ainda as qualidades da sua marca e dos seus serviços. Caso o consumidor em questão insista em reclamar após sua declaração por escrito, tente conversar com ele de outras formas, de preferência por telefone.
O importante é não deixar a reclamação sem resposta. Do contrário, sua reputação na ferramenta será comprometida.