Muitas vezes o visitante ameaça, mas não leva o produto de primeira. Isso não quer dizer que a venda está perdida. “Tenha fé em Deus, tenha fé na vida” e tente outra vez (já diria Raul Seixas).
Uma pesquisa da Deloitte mostra que 99% dos visitantes que entram a primeira vez no site não efetuam a compra naquele momento. Porém, destes, 75% abandonam o carrinho com a intenção de retornar e concluir a compra posteriormente.
Campanhas de remarketing e retargeting ajudam a recuperar estes visitantes e convertê-los em compradores. Ambas funcionam com a ajuda de um cookie que atua como um “carimbo” nas máquinas de onde vieram os acessos para determinados links.
Com esta marcação no computador do cliente, ele pode ser identificado para posteriores exibições de anúncios. Apesar do mecanismo parecido, retargeting e remarketing são técnicas diferentes. Veja como funciona cada uma delas:
Retargeting
Como o nome em inglês sugere, a sua função é mirar novamente em um determinado alvo. Ou seja, relembrar o cliente sobre algum produto já visto antes em seu site. É uma ação de comunicação dirigida, tomando como base o histórico de navegação do consumidor.
Vamos a um exemplo prático: uma pessoa entra em seu site, procura por um determinado produto, mas não o leva. Com uma campanha neste modelo, você faz propaganda, ao cliente que visitou a loja, daquele produto que lhe despertou interesse.
As campanhas aparecem em sites diversos e na própria área de busca do Google, fazendo com que a sua marca seja lembrada pelo cliente. Ele pode até pensar que tudo não passa de uma coincidência, mas a ação foi minimamente planejada.
Remarketing
Esta técnica explora a mesma lógica de acompanhar as vontades do cliente, mas a diferença é que existe a possibilidade de ofertar novos artigos ao consumidor.
Por exemplo, se o cookie identificou que aquele cliente se interessou por um tênis de corrida em sua loja, você pode oferecer, nos seus anúncios, modelos semelhantes de outras marcas ou roupas e acessórios para praticar o esporte.
A técnica aumenta a possibilidade de compras casadas e amplia as oportunidades de vendas. Por outro lado, é menos certeira que a campanha apresentada anteriormente.
E-mail marketing
Além da publicidade, há ainda outras formar de chegar até o cliente “perdido” e tentar reverter o abandono de carrinho.Uma das mais eficientes é o e-mail marketing .
Um dos chamarizes para trazer o cliente de volta, neste caso, é oferecer um desconto para que o consumidor concretize a compra.
Você já fez uso de alguma destas técnicas em sua loja virtual? Compartilhe a experiência com a gente!