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Vine: saiba como usá-lo com criatividade

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Já ouviu falar no Vine? Quer uma descrição bem simples? É tipo “se vira nos 30” do Faustão! Só que, em vez de 30 segundos, você tem apenas seis. Tempo suficiente para fazer vídeos bem legais, se usar a criatividade.

O aplicativo de compartilhamento de vídeos, que é uma espécie de Instagram com movimento, pode ser uma ferramenta interessante para ajudar a promover sua loja. Mas, como o tempo é curto, não há espaço para delongas, a mensagem deve ser direta, sucinta e divertida, de preferência!

Na hora de chamar a atenção do cliente para o seu microvídeo, vale tudo! Não sabe por onde começar? A gente dá um empurrãozinho na sua imaginação, mostrando algumas maneiras criativas de usar a ferramenta:

Looping

O looping conta a história “rapidinho”, como se o usuário tivesse apertado o botão de avançar o vídeo. Como o tempo é pouco, a técnica cria um efeito visual bacana e aproveita melhor o tempo. Usuários se divertem fazendo caras e bocas com esse efeito, mas também é possível utilizá-lo em gravações com objetos. Veja, por exemplo, este vídeo que poderia muito bem ter sido produzido por uma enoteca ou uma loja de utensílios para cozinha.

Stop Motion

A técnica é clássica e sucesso garantido! Animação feita com desenhos, bonecos, objetos e até mesmo de massinha ou de Lego. Às vezes, não é preciso muito mais que a criatividade, como mostra esse vídeo da marca Burberry, em que os únicos materiais utilizados foram lápis e papel.

Revelação

Brincar de magia ou adivinhação também é um jeito de criar um vídeo bacana. Como? Colocando o dedo sobre a lente e tirando-o lentamente, sem revelar a imagem de uma vez. Com paisagens, o efeito improvisado fica bem legal. Esta técnica foi utilizada pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey, para revelar uma bela manhã de São Francisco.

Somente áudio

No Vine vale tudo, até mesmo não usar imagens. Você pode utilizar o vídeo para gravar só o som de algo. Essa forma pode ser utilizada quando quiser, por exemplo, criar um mistério. Buscar interação com o usuário para ele tentar adivinhar qual imagem corresponde àquele som. Nesse exemplo, o usuário usou um fundo preto para divulgar sua voz. Mas você pode optar por congelar a câmera em alguma outra imagem e gravar somente o áudio desejado.

Só cores e formas

Você não precisa de muita interação para chamar a atenção em um vídeo “colorido”. A Sephora, por exemplo, fez sempre vídeos desse tipo para divulgar novas coleções, como essa da Marc Jacobs.

Animação Gráfica

É até injusto eleger somente um vídeo feito pela Target para falar de animação gráfica. O perfil da loja é recheado de vídeos desse tipo. Impossível não ficar preso aos movimentos dos objetos. 

Empolgado para começar? Então confira dicas básicas para usar o Vine para promover seus produtos em seis segundos.


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