Quer fazer sua loja entrar no radar dos buscadores? Aqui vai o segredo: conteúdo útil e de qualidade.
Já falamos sobre a importância de ter um blog para se aproximar dos clientes, oferecendo dicas úteis e respondendo a suas dúvidas.
Mas, além de estreitar o relacionamento com o consumidor, a criação de conteúdo original tem outra função: fazer seu site aparecer melhor nas buscas.
Quanto mais você fala sobre um tema, mais você mostra ao buscador – e aos potenciais clientes – que entende dele e que merece um bom posicionamento quando alguém pesquisa sobre o assunto.
Um texto bem posicionado no Google pode ser a porta de entrada para novos negócios. Quer saber como você faz isso? Vamos às dicas:
1. Mapeie bem as palavras-chave
O primeiro passo é estudar as palavras-chave. Quais termos de pesquisa seu site precisa ter para ficar bem posicionado nas páginas de busca? Aqui você deve pensar nas palavras, termos ou expressões que os usuários digitam nos buscadores ao pesquisar determinado assunto.
Depois você deve entender quais são as pesquisas que os usuários fazem relacionadas àquele termo – isso vai mostrar a quais dúvidas você deve responder e de quais temas deve tratar.
Por exemplo, se você tem um site de produtos para pets e descobre que há uma grande procura por “como dar banho em gatos”, esse pode ser o tema de um post ou de um vídeo.
O segredo está em encontrar palavras-chave com muita demanda e baixa concorrência – ou seja, pouco conteúdo disponível sobre aquele assunto. Há algumas ferramentas que ajudam nessa tarefa, como o Google Adwords e o SEMrush.
2. Crie conteúdo de qualidade
Cada vez mais os algoritmos de busca (que determinam a ordem dos resultados de pesquisa) dão peso maior à qualidade do conteúdo. Para se destacar, crie textos úteis e aprofundados, que ofereçam algo além do que já estava disponível sobre o tema.
3. Atenha-se ao assunto
É fundamental que o conteúdo corresponda ao tema proposto no título e que as palavras-chave mencionadas façam sentido no contexto. Ou seja, não adianta tentar enganar o buscador e fazer um texto com o título “Entenda tudo sobre Física Quântica” e colocar uma receita de pipoca de micro-ondas no corpo. Além de ranquear mal nas buscas, seu texto deixará o leitor extremamente insatisfeito, e ele nunca mais confiará no seu site.
4. A densidade das palavras-chave importa
Mesmo que o termo escolhido seja superimportante, você precisa saber distribuí-lo pelo texto. Pesquisas dão conta que uma densidade ótima está entre 3% e 5%. Isso faz com que você mostre aos mecanismos de busca que aquele artigo se refere à palavra mencionada.
Mas se você repetir demais a expressão, o que representaria mais de 5% de aparições, os robôs podem entender que você está tentando burlar as regras, e seu site pode ser punido, perdendo posições.
Por isso, tenha parcimônia. Use sinônimos das palavras-chave para que o conteúdo seja rico e bem cotado.
5. Estude a concorrência
Você pode usá-la como aliada. Ao pesquisar por um termo relevante para sua página, analise os primeiros conteúdos mencionados nas buscas. Veja quais palavras eles usam mais, se possuem boas imagens, se fazem uso de vídeos etc.
Depois de feita a análise, comece a organizar seu texto. As informações coletadas acima devem ser a base do seu conteúdo. Isso porque, como já explicamos, para ficar mais bem posicionado, você precisa oferecer ao leitor um conteúdo melhor e mais completo.
Inclua dados que não foram apresentados nos outros textos, além de usar meios de comunicação que não foram explorados, como podcasts, por exemplo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.6. Cuidado com o conteúdo duplicado
Seus textos devem ser originais. Por mais que você olhe para a concorrência para ter ideias, jamais deve copiar textos de outros sites. Além de ser desonesto e ilegal, isso pode fazer com que todo seu trabalho de SEO vá por água abaixo.
7. Ganhe relevância
Agora o Google tem em seus algoritmos um novo fator que é importante para o trabalho de SEO: o Author Rank. Ele avalia se você possui autoridade sobre o tema do conteúdo postado.
Quanto maior seu conhecimento sobre o assunto, mais chances seus textos têm de ficar bem posicionados no Google. Para isso, você precisa criar um perfil da sua empresa no Google Plus, por meio do qual receberá um código para inserir no HTML de suas páginas, identificando o artigo como sendo de sua marca.
Conforme você posta novos conteúdos com bons posicionamentos nas buscas, mais fácil será para que os próximos textos também sejam bem indexados.
8. Use URL amigável
As URLs das suas páginas precisam ter palavras que já deem dicas sobre o conteúdo encontrado ali. Endereços que usam apenas números ou sinais prejudicam seu posicionamento nas buscas, pois fazem com que os mecanismos de busca tenham dificuldade para identificar o tema dos posts.
Além disso, a URL amigável permite que o próprio internauta saiba do que trata o post antes de clicar no link.
9. Descreva as imagens
Além de ter imagens bonitas e com boa qualidade, para que seja mais fácil gerar um efeito viral em redes sociais como o Pinterest, é importante que você adicione textos descritivos no nome das fotos.
Isso faz com que elas também sejam identificadas pelos mecanismos de busca, o que traz pontos positivos para a página e aumenta as chances de seu conteúdo aparecer em uma pesquisa por fotos.
Outra dica útil: no pequeno descritivo da imagem tente usar, também, a palavra-chave principal daquele artigo.
10. Faça bom uso dos links
Um texto é bem-visto pelos robôs quando tem links que levam a outros conteúdos úteis e relacionados ao tema. Por isso, capriche no “link building”, ou seja, na construção de conexões relevantes com outras páginas pertinentes, sejam elas suas ou de terceiros. Esse é o momento que você pode aproveitar para linkar seus posts com produtos e ofertas do seu site.
Atenção: evite fazer links em termos vazios, como “clique aqui” ou “saiba mais”. Prefira termos relacionados ao assunto do qual a página de destino trata.
Dica extra: Espalhe!
Fez um conteúdo bacana? É hora de divulgá-lo! Além de ajudar a dar visibilidade ao seu trabalho, as redes sociais também aumentam a relevância dos seus textos.
A lógica é simples: quando um conteúdo é bom, os comentários e compartilhamentos se multiplicam, o que faz com que mais pessoas cliquem em sua página e, por consequência, ela ganhe pontos positivos nos mecanismos de busca.
link building Pronto para fazer conteúdos que serão amados pelos buscadores e pelos leitores? Então mãos à obra, vamos postar!