O seu sonho é ver a sua loja virtual decolar, se tornar referência no seu segmento e fechar o ano sempre com boas margens de lucro, certo? Claro. Todo empreendedor quer isso. Mas nem todos conseguem.
Por quê?
Bem. As respostas são diversas e podem envolver fatores externos, como variações na economia e no mercado você atua. Mas, definitivamente, alguns hábitos pessoais podem ajudar a avançar ou atrasar essa chegada.
Olhando para empresários de sucesso como Larry Page, do Google; Steve Jobs, da Apple; Mark Zuckerberg, do Facebook; ou Jeff Bezos da Amazon; não é difícil encontrar atitudes e características em comum entre eles.
Para te ajudar nesse caminhada rumo ao sucesso, listamos 10 hábitos que podem ser facilmente inseridos em sua rotina e que podem ajudar o seu negócio a avançar para o próximo nível mais rápido. Veja só:
1 – Leia diariamente
Tire um tempo em sua rotina para ler revistas, jornais ou site de notícias.Manter-se informado é essencial para quem tem um negócio.
É preciso estar atento às novidades e tudo que está acontecendo no mundo. Essas informações podem ajudar a formular planos de ações com mais rapidez, e ter ideias de produtos ou serviços que podem alavancar suas vendas.
2 – Fuja da zona de conforto
Um empreendedor precisa ter uma visão mais ampla de tudo que acontece. E, o mais importante: não pode ter medo de superar limites e ultrapassar barreiras. Tem que arriscar! De pequenos a grandes passos, é preciso estar sempre caminhando.
Comece por enfrentar pequenos desafios. Por exemplo, se você tem pavor de planilhas de Excel ou de falar em público, faça-os mesmo assim. Se teste, se cobre e se autoavalie. Experimentar novos desafios.
3 – Acorde cedo
Se você não tem esse hábito, você não precisa começar pulando da cama, amanhã, às 4h da matina. Mas tente, pelo menos, acordar com antecedência do início de seu expediente.
Se espreguice na cama, tome um banho revigorante, se arrume com calma, tome um bom café, reserve um tempo para ler, e não saia de casa em cima da hora para não se irritar no trânsito. Essas atitudes podem ajudar o seu dia ser mais produtivo e calmo.
O CEO da empresa The Geek Factory, Peter Shankman, disse em uma entrevista que seu dia começa sempre às 4h15. Segundo ele acordar cedo é ótimo para deixar seu networking em dia, respondendo ou mandando e-mails para sua lista, mesmo que seja apenas para dizer “oi”.
4 – Descanse no fim de semana
Não é porque você é o dono do negócio que precisa trabalhar 24 horas todos os dias da semana. Ao contrário, tire o final de semana para descansar, aproveitar sua família e seus amigos. Faça outras atividades e se desligue um pouco dos seus negócios.
Esse tempo “fora” pode ajudar você a ter novos olhares sobre problemas ou mesmo soluções para melhorar suas vendas.
5 – Nunca pare de aprender
Estar sempre procurando descobrir coisas novas é uma ótima maneira de exercitar sua criatividade e ampliar sua visão sobre diversas situações. Além disso, é importante manter-se atualizado sobre tudo que acontece em seu segmento.
“Continuem com apetite. Continuem ingênuos”.Essa é uma das frases de Steve Jobs, dita a jovens formandos em um célebre discurso de cerimônia de graduação da universidade.
6 – Faça pausas
Durante o dia faça algumas pausas, principalmente antes de tomar uma decisão importante. Levante, vá tomar um ar, um café e depois concentrar-se novamente em sua atividade.
Esse tempo pode ajudar você a ter novas ideias e clarear seus pensamentos.
7 – Seja organizado
Procure anotar tudo e mantenha essas informações organizadas.Esse hábito vai ajudar você a não esquecer nenhum prazo, dia importante ou até mesmo uma reunião com seu fornecedor. Faça listas seja online ou na agenda de papel.
8 – Admita suas falhas
Não tenha medo de errar e nem de assumir suas falhas. Se antes as pessoas achavam que nada podia sair errado para alcançar o sucesso, hoje elas descobriram que as grandes oportunidades de aprendizado estão justamente nos erros.
9 – Faça perguntas
Uma das afirmações que ouvimos por aí é que as grandes descobertas da humanidade sempre partem de uma pergunta e não de uma resposta.O fogo e a roda nasceram a partir de um problema e não de uma solução.
Então adote essa estratégia em seus negócios e nunca deixe de questionar nada. Isso inclui, também, qual é o objetivo da sua empresa e onde você quer chegar.
10 – Cumpra suas promessas
“Promessa é dívida”. Você já deve ter ouvido essa expressão por aí. Procure levá-la a sério em sua rotina.Um relacionamento de confiança com seus clientes só será construído com transparência. Então, se você disser em seu site que a entrega será feita em cinco dias úteis, cumpra com sua promessa.
Qual sua receita pessoal para o sucesso?