Qual o principal objetivo de uma loja, seja ela virtual ou não? Vender, claro! Seu negócio está cumprindo bem esta meta? Sempre pode melhorar, não é mesmo? Então anote algumas dicas certeiras que farão você aumentar consideravelmente as suas chances de vender:
Organize a casa
Bagunça não combina com vendas. Organize seus produtos em categorias e subcategorias dividindo-os por semelhança ou por grupos. O cliente deve bater os olhos no site e já ter uma ideia de tudo que poderá encontrar lá dentro.
Descreva em detalhes
A grande diferença de uma loja física pra uma virtual é que, na segunda, o cliente não consegue tocar, provar ou testar os produtos. Por isto a descrição detalhada – incluindo dimensões, cores e funcionalidades – faz toda diferença.
Mostre seus produtos
De nada adianta você ter produtos incríveis na sua loja se eles estiverem todos escondidos no estoque, não é mesmo? A lógica também vale para as suas prateleiras virtuais. Exibir boas fotos dos produtos aumenta consideravelmente as chances de vendê-los.
Ensine o consumidor a usá-los
E o vendedor, que na loja física te ensina a mexer no aparelho ou te mostra como mudar as configurações, cadê? É, não tem! Mas os vídeos podem cumprir perfeitamente este papel. Crie um canal no YouTube para publicar seus vídeos e não se esqueça de incluir o link na página do produto no seu site.
Converta com mais eficiência
Links patrocinados podem ajudar a trazer novas visitas ao site, mas, para transformar estas visitas em vendas, você tem que fisgar o cliente por meio da landing page. A página tem que entregar de cara aquilo que estava sendo oferecido no anúncio para converter o visitante em comprador com mais eficácia.
Contate o cliente
Se você não contar para ele, como o cliente vai conhecer tudo de bacana que sua loja oferece? Uma boa ferramenta para espalhar as novidades da empresa e manter o contato com o cliente é o e-mail marketing. Utilize-o principalmente para espalhar suas campanhas e divulgar suas promoções.
Facilite a venda
Torne o processo de venda – e a vida do cliente – mais simples e suas vendas vão se multiplicar. Aceite diversos meios de pagamento e, sempre que possível, disponibilize a opção de parcelamento. Transmitir segurança nas transações financeiras também é fundamental. Integrada ao PagSeguro, a Loja Virtual do UOL Meu Negócio garante tudo isso para você.
Ofereça frete grátis
Um estudo da ComScore apontou que 55% dos clientes que abandonam o carrinho de compras o fazem devido ao alto custo do frete. Planeje seu orçamento para promover ações de frete grátis.Será um grande chamariz para a sua loja.
Faça promoções
Taí mais uma isca das boas: descontos. Faça queima de estoque nas trocas de coleções, aproveite as datas comemorativas para com conceder descontos especiais. Enfim, crie ações que conquistem o cliente pelo bolso.
Atenda bem
Chat online, FAQ, e-mail para dúvidas, atendimento telefônico e até robôs para conversas ao vivo. Existem diferentes maneiras de você não deixar seu cliente se sentindo sozinho e abandonado. Mostre que, mesmo sem presença física, alguém está ali ao lado dele pronto para esclarecer dúvidas a qualquer momento.
Tem seus próprios segredos para vender mais? Compartilhe conosco!