Sua página na internet pode ser a primeira impressão de sua empresa. Capriche!
Apesar do “boom” das redes sociais e de outras ferramentas digitais, o site continua sendo um recurso importantíssimo para as empresas. Ele funciona como um cartão de visita virtual e é a porta de entrada para os clientes que o localizam por meio dos buscadores.
⇒ Aproveite e baixe e-book grátis: Como criar um site para sua empresa
O site reúne – ou, pelo menos, deveria – as mais importantes informações sobre o negócio, mercado e produtos e os meios que o consumidor tem para entrar em contato com a empresa. Veja as páginas que não podem faltar em um site.
Dito que o site profissional pode ser uma das primeiras impressões que a empresa passa a um cliente, ou potencial, é preciso que ele passe, então, uma ótima imagem, não é mesmo? Portanto, ter um site amador, às vezes, é pior até mesmo do que não ter presença na web.
É possível, sim, ter um site bonito, direto e útil sem gastar muito para isso. Veja, a seguir, algumas dicas para deixar seu site com “cara” de profissional:
Comece pelo endereço
O domínio, ou endereço do site, por si só já é capaz de entregar se seu site é profissional ou não. Veja, existem algumas ferramentas de construção de sites gratuitos que até são eficientes, mas que dão total impressão de amadorismo à empresa.
⇒ Leia também: 5 motivos para você não criar um site grátis
Você pode perceber isso porque em vez de o endereço ser www.suaempresa.com.br, ele é www.suaempresa.ferramentagratis.com. Se você está querendo usar o site com um intuito profissional, é preciso pagar pelo domínio, e as ferramentas grátis não disponibilizam essa opção.
Conheça tendências
Existem algumas tendências bem claras de web design e é importante conhecer e seguir algumas delas. Não porque você tenha de fazer um site igual ao que todo mundo faz, mas porque essas tendências, geralmente, são visualmente atrativas e fazem sucesso com os consumidores.
⇒ Leia também: O que é Flat Design (e como aplicá-lo em seu site)
Pesquise, informe-se e busque referências. É sempre importante estar atualizado com esse assunto.
Priorize a navegabilidade
Na hora de construir seu site, foque na navegabilidade, ou seja, pense em como pode facilitar a vida do usuário que for visitar o seu site. Construir a estrutura do site e do menu de forma a fazer com que a navegação seja coerente e simples de entender é o segredo para um site agradável a quem o visita.
Não se esqueça da beleza
Além de ser funcional, para manter o visitante, o site deve ser bonito. É claro que isso pode ser bastante subjetivo, mas o essencial é pensar que as cores, fotos e até a fonte do seu site devem estar relacionadas ao seu tipo de negócio e ao público.
Por exemplo, você pode imaginar que o site de um bistrô francês será muito parecido com o de uma loja especializada em skates, por exemplo? Seria um pouco estranho… Procure conhecer bem seu público para criar um site do qual eles gostem.
Seja responsivo
Hoje é essencial ter um site responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer tamanho de tela, seja um notebook ou um smartphone. Os usuários, que cada vez mais usam o celular para acessar a internet, fogem de sites que não têm essa funcionalidade, e o próprio Google já afirmou que penaliza sites não responsivos.
O Site Pronto do UOL tem todos esses e outros recursos para deixar o seu site mais profissional, além de um sistema fácil para que você mesmo construa sua página em poucos minutos. E o melhor, se você quiser, é que ainda pode contar com a equipe de especialistas para criar o site para você! Não deixe de conhecer.