“Capa”. Oi? Isto mesmo, somente um substantivo: “capa”. Quando você lê esta palavra, o que vem à sua cabeça? Capa de chuva? Capa para celular? Capa para notebook? Capa de livro? Capa de CD? Capa para botijão de gás? Capa para sofá?
Assim como você encontrou diferentes significados para “capa”, uma busca na internet pela palavra também resultará em coisas bem distintas e, muito provavelmente, mais da metade dos resultados não interessa àquele que está pesquisando, por exemplo, capas para celular.
Por isso mesmo, quando as pessoas buscam, elas tendem a ser mais específicas ao descrever o que querem. Seu anúncio também deve seguir essa lógica. Ao investir em links patrocinados, prefira o específico ao geral.
Quer algumas dicas para acertar na hora de escolher os termos? Anote aí:
Cheque a concorrência
Comece dando uma espiadinha no mercado. Veja quais são as palavras-chave que os concorrentes estão usando. Ferramentas online, como SEMrush, permitem que você faça essa pesquisa. A ideia não é sair copiando todo mundo, mas sim ter uma boa ideia dos termos e expressões que aparecem com mais frequência no seu ramo de atividade para poder criar sua própria lista.
Peça uma segunda (e terceira) opinião
Um olhar de fora é sempre bem-vindo. Peça a ajuda de amigos, familiares e dos próprios clientes na escolha dos termos. Faça um jogo perguntando a eles, por exemplo, quais palavras que eles relacionam aos seus produtos e serviços. Com os amigos, sente para um rápido brainstorm para identificar termos que sejam adequados para sua lista.
Seja específico
Como já dissemos, quanto mais específica for a palavra-chave, mais chances você tem de atingir seu público-alvo. Usando o exemplo citado no começo do post: uma loja virtual que vende capas para celular, mas que quer focar a propaganda em usuários de iPhone, deve optar pelo termo “capas para iPhone”, em vez de “capas para celular” ou apenas “capas”.
Pesquise por sinônimos
Seguindo as três primeiras dicas você já vai conseguir montar uma lista com algumas palavras e expressões úteis. Em cima dela, trabalhe sinônimos, plurais e possíveis combinações. Por exemplo, uma loja que vende produtos de cama, mesa e banho pode querer investir nas palavras coberta, cobertor e manta para anunciar um mesmo produto (desde que todas tenham volume relevante de buscas).
Teste a eficiência dos termos
Para finalizar, você deve pegar sua lista de palavras e inseri-la em ferramentas online, como o Google Ads, para ver se elas realmente têm alta frequência de buscas. É possível, também, verificar a concorrência e estimar o custo que as palavras-chave selecionadas têm.
Aplicando essas dicas simples, você poderá ser mais eficaz em seus anúncios e fazer sua verba de marketing render mais. Que tal começar já?