Quem acha que no Instagram são postadas somente fotos de comida, unha da semana e look do dia está muito enganado! As empresas têm descoberto, cada vez mais, o poder dessa rede social e a explorado de maneiras interessantes para conquistar clientes.

Um hotel australiano, localizado em Sydney, criou uma ação que deixou muita gente de boca aberta. Todo seguidor do perfil do hotel no Instagram que possuísse mais de 10 mil seguidores ganhava uma diária grátis.

O que o local ganhou com isso? Divulgação, claro! Mesmo porque a decoração do hotel foi toda planejada para os amantes de fotografia. Fizeram cada detalhe já pensando nas boas postagens que poderiam render no Instagram. Muito dificilmente o fanático pela rede social que ganhou a hospedagem vai sair dali sem compartilhar algumas imagens.

Mas não são somente empresas que possuem espaço físico que podem tirar proveito da rede. Existem diversas maneiras de uma loja virtual utilizar o canal, e já tem muitas fazendo isso. Destacamos algumas delas para que você se inspire e comece já a utilizar melhor o Instagram. Confira:

Boombotix

A loja que vende caixas de som portáteis arrumou uma maneira de unir seus clientes, divulgar a marca e ainda distribuir brindes. Tudo isso por meio de uma ação criada exclusivamente para o Instagram, a Swagonomics. A proposta é que os usuários postem fotos que ilustrem seu estilo de vida, podendo conter os produtos da loja ou não, acompanhadas da hashtag #boombotix. Todas as fotos tagueadas corretamente ficam expostas em um hotsite, e a cada imagem compartilhada com a tag o cliente acumula pontos que podem ser trocados por produtos na loja virtual.

So Worth Loving

A loja de roupas trabalha em cima do conceito de valorização do amor-próprio. Para ajudar a traduzir esta mensagem no Instagram da loja, entre uma peça e outra, a marca posta, também, imagens com mensagens positivas. Mas não é só isso. Eles usam o perfil para distribuir cupons de desconto exclusivos e promoções, como frete grátis, para o primeiro a comentar na foto de tal peça.


Hard Graft

A loja vende porta-tudo-o-que-você-pode-imaginar produzido em couro. E no perfil deles fica bem claro perceber que uma foto bem tirada faz total diferença. Colocar imagem dos produtos vazios em um ambiente sem vida e sem nenhuma contextualização não é atrativo, e eles perceberam isso. Nas fotos, sempre há uma climatização de ambiente e um cenário construído que deixam os produtos “mais vivos”.

Melissa

A marca de sapatos sabe aproveitar bem o uso de hashtags para promover a interação dos usuários. Diariamente, são postadas centenas de fotos de usuárias com a tag #melissadodia. E o perfil oficial incentiva o uso divulgando algumas dessas fotos em sua conta. Além disso, há algumas ações pontuais, como a da coleção Primavera, que convida as clientes a customizar, de acordo com o tema, o saquinho que acompanha o calçado e postar a foto da obra de arte com a hashtag #MelissaDIY.

Camiseteria 

O perfil no Instagram da loja que vende camisetas customizadas não tem só fotos de camisetas. A propósito, as peças nunca são fotografadas sozinhas, sempre tem alguém vestindo, e de preferência com uma pose ou acessório engraçado, tipo uma caixa de papelão na cabeça ou um bigode postiço. Mas, além disso, a empresa aproveita o espaço para apresentar a equipe e seu back office, aproximando-se do cliente. No último Natal, eles utilizaram a rede para promover, também, um sorteio de camisetas.

Sua loja virtual já tem perfil no Instagram? Se ainda não tem, corra para fazê-lo! Se já tem, trate de começar a criar ações que movimentem sua marca na rede social!

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