A esta altura, você provavelmente já está cansado de saber que figurar nas redes sociais é uma maneira interessante de aumentar o tráfego da sua loja virtual, certo?!
Mas a verdade é uma só: para ter sucesso com essa estratégia, não basta estar presente, tem de participar. Isso significa ter planos para cada canal, utilizá-los com frequência e, principalmente, com inteligência.
O Twitter está entre as redes mais mal aproveitadas pelas empresas. Muitas marcas simplesmente replicam os posts publicados em outros canais por lá e ficam falando sozinhas, em vez de usar a ferramenta para manter conversas relevantes e se aproximar dos seus clientes.
Quem entende a dinâmica da plataforma e aprende a usá-la em seu favor, destaca-se da concorrência. Confira alguns exemplos de empresas que fizeram essa lição de casa e se deram muito bem:
1 – Respeito à diversidade
Imagine que você tenha uma loja do tamanho da eBay, com toda aquela diversidade de produtos. Como falar com um seguidor geek, que quer acompanhar as novidades high-tech do momento, sem bombardeá-lo com tuítes sobre cosméticos ou roupas?
Simples, criando diferentes contas para atender diferentes perfis de clientes, de modo que os seguidores possam escolher acompanhar só as áreas que interessam a eles. No eBay, as contas vão de “Daily Deals”, com as melhores promoções gerais, até “Green”, que traz informações e produtos para quem se interessa por ecologia e sustentabilidade. Tudo muito bem explicado na página da marca.
2 – Conteúdo e contexto
Quem segue o perfil da floricultura online FTD Flowers sempre fica por dentro das datas especiais que estão por vir (do início da primavera ao Dia de Ação de Graças) e, claro, sempre encontra um bom motivo para enviar flores. Além do calendário completo, o cliente que acompanha o perfil tem acesso a descontos e promoções exclusivas.
3 – Surfando na popularidade alheia
Quem compra roupas e acessórios sempre quer estar por dentro das tendências do momento. Por isso, a varejista de moda Ideeli usa hashtags populares do momento para identificar seus posts. O perfil também retuita as (boas) mensagens que circulam sobre ela, o que incentiva os usuários a falar sobre a marca.
4 – Unindo o útil ao agradável
Se você tem um problema com o disco rígido do seu computador, ou mesmo se o seu sistema operacional não está rodando muito bem, o que você faz? Em geral, antes mesmo de chamar um técnico, a gente tenta encontrar alguma informação no Google. Se você seguir a Dell no Brasil, a solução pode estar mais próxima do que você imagina. O perfil traz respostas a dúvidas e links para conteúdos que ajudam o usuário a resolver seus problemas. Simples assim.
5 – Promoções rápidas
Quem quer estar por dentro das promoções instantâneas.html da empresa aérea não pode deixar de segui-la no Twitter. Além disso, a TAM aproveita o espaço para linkar conteúdos sobre turismo e cultura diretamente da sua revista de bordo e também informações sobre os aeroportos e as regras de embarque, como o tamanho e formato ideal de uma mala, para não ter problemas na hora de voar.
Sua loja virtual tem um Twitter? Conte aqui pra gente qual é sua receita de sucesso!