Especialista revela quais atitudes são essenciais para quem quer ser um grande líder
De acordo com dados da Unitfour, consultoria de pesquisas e fornecimento de dados, o número de empresas abertas aumentou 20% em 2016, demonstrando que o empreendedorismo brasileiro continua crescendo em ritmo acelerando.
Esses empreendedores, geralmente, começam com pequenos negócios, e é justamente na fase inicial que o sucesso da empresa está ainda mais relacionado ao comportamento do empreendedor.
Na maioria das vezes, nos primeiros anos de empresa, o empreendedor acaba fazendo de tudo um pouco, cuida do planejamento, do marketing, prospecta clientes, executa o trabalho, faz a contabilidade… E é justamente nesse momento que ele precisa estabelecer alguns comportamentos para começar o seu negócio com o pé direito e aumentar as chances de sua empresa crescer.
A coach e especialista em comportamento Regina Álvares contou quais são alguns desses hábitos e comportamentos que os empreendedores novatos devem adotar.
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Criar oportunidades e ter iniciativa
“O empreendedor não espera as oportunidades baterem à sua porta, pois acredita que estas são fruto de suas intervenções sobre a realidade que deseja construir”, afirma Regina. Assim como apenas chuva cai do céu, um empreendedor que almeja o sucesso não pode esperar que oportunidades de bons negócios, parcerias e vendas cheguem até ele sem esforço.
A especialista diz, ainda, que quem está à frente de um negócio deve buscar formas inovadoras de realizar o que quer.
Se você gostaria de participar de feiras de negócios, mas não existe nenhuma na sua cidade, por que não começar a organizar um evento desses junto com outros empresários? Se gostaria que os clientes valorizassem mais o seu trabalho, por que não criar conteúdo para educá-los sobre a importância do que você faz?
“Onde a maioria vê obstáculo, o empreendedor vê oportunidade”, completa.
Correr riscos calculados
Se você busca um tipo de trabalho seguro, provavelmente, o empreendedorismo não é para você. Ao iniciar um negócio, o empreendedor tem muito em jogo: dinheiro, sonhos, tempo… Qualquer empreendimento demanda um pouco disso tudo, e é muito difícil ter certeza absoluta de que tudo o que foi investido realmente dará retorno.
Contudo, o empreendedor é, acima de tudo, alguém que sonha em transformar uma ideia em um negócio rentável, e isso o move a correr riscos calculados. Isso significa que ele pode, sim, fazer investimentos que ainda não tenha certeza absoluta de que vão dar certo, mas sempre se estrutura para que, caso não alcance o sucesso, não perca tudo.
Comprometimento
A especialista em comportamento explica que o comprometimento é uma das características mais importantes em um empreendedor. “É ele que transforma o desejo em um propósito pessoal. Comprometida com o resultado, uma pessoa faz o que for necessário para atingi-lo”, comenta.
Ao iniciar um novo negócio é necessário que o empreendedor esteja comprometido de corpo e alma com seu empreendimento. Em um primeiro momento, é ele que vai fazer a maioria das funções mais importantes, motivar a equipe e mostrar ao mercado e ao público a identidade de sua empresa.
Persistência
Regina afirma: “O que se espera de um empreendedor é que ele seja capaz de aplicar as ferramentas e técnicas necessárias para atingir um objetivo, mas se não atingir o resultado esperado, agir rapidamente aplicando novas estratégias para alcançá-lo”.
Todas as empresas grandes já foram pequenas algum dia, e a maioria delas demorou a obter o sucesso que tem atualmente. Muitos empreendedores também lidam com família e amigos que os desestimulam a seguir com o desejo de ser dono do próprio negócio e continuar no mundo CLT, que seria, teoricamente, mais estável.
Se você quer empreender é preciso saber que, muito provavelmente, vai precisar persistir muito na sua ideia e no seu negócio e superar desafios antes de vê-lo dando frutos.
Fazer e acompanhar o planejamento
“Um bom empreendedor deve ser capaz de estabelecer seus próximos passos, definindo objetivos de curto, médio e longo prazo”, recomenda Regina. Mas só isso não basta.
Criar um ótimo planejamento e depois engavetá-lo não adianta nada. É necessário que o empreendedor continue acompanhando os resultados e adequando o plano que criou no início do processo à realidade atual.
Por exemplo, pode ser que há cinco anos você tenha decidido direcionar todas as suas ações de marketing em posts e anúncios no Facebook. Mas, recentemente, começou a se interessar, também, em fazer lives pela rede social. Você precisa ficar preso àquilo que imaginou que daria resultados anos atrás? Claro que não!
Você pode e deve mudar o planejamento sempre que surgirem boas oportunidades de desenvolver ainda mais o seu negócio ou quando algo não der certo. O importante é ter seu plano sempre por perto e ir acompanhando o que está ou não funcionando.
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Fazer networking
Para quem quer aumentar sua rede de contatos, seja para fazer crescer o número de clientes ou conseguir novas parcerias, fazer networking é essencial.
Participar de eventos, conhecer outras empresas e marcar reuniões e bate-papos com outros profissionais é uma maneira excelente de criar um bom relacionamento com as pessoas e se destacar.
Contudo, no momento do networking não é, necessariamente, a hora de vender. Por isso, não é bom falar só de si mesmo, das suas conquistas ou dos seus produtos. Converse sobre outros assuntos, principalmente aqueles que você pode ter em comum com o outro e, acima de qualquer coisa, saiba ouvir. Networking não é monólogo, é troca de informações!