Dicas para o sucesso de suas campanhas de e-mail
A newsletter é uma ferramenta poderosa para o marketing digital de uma empresa. A estratégia consiste no envio periódico de um boletim de novidades e atualizações sobre a marca, bem como de outros conteúdos relevantes para o público.
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Além de manter o assinante informado sobre ações, promoções e mudanças da empresa, é uma ótima plataforma para construir um relacionamento direto com o destinatário, incentivando conversões e trazendo-o para mais perto da sua marca.
Por isso, quem já tem ou pretende dar início ao envio de newsletter precisa caprichar na produção! Cada etapa da criação do conteúdo precisa ser bem elaborada e os elementos que compõem a peça devem ser completos e funcionais. Afinal, o sucesso da estratégia depende – e muito! – da formatação que você dará a ela.
Para não ficar para trás e garantir o envio de newsletters positivas, tanto para a sua marca quanto para o assinante, confira oito elementos que não podem faltar na mensagem.
1. Conteúdo relevante e de qualidade
Todo o esforço da estratégia vai por água abaixo quando o conteúdo da newsletter não é satisfatório para o destinatário. Invista na criação de conteúdo de qualidade, preste atenção nos tópicos e assuntos de interesse do seu público-alvo e foque nos temas relevantes.
Quanto melhor o conteúdo, menores são os riscos de opt-out. Assim, você consegue conquistar e fidelizar um contato, além de ter mais possibilidades de aumentar a taxa de cliques e de conversão.
2. Linha de assunto atrativa
Ainda que o conteúdo da newsletter seja o mais caprichado possível, não há como o contato saber disso se nem chegar a abrir o e-mail, certo? A linha de assunto do e-mail é um elemento importantíssimo na decisão do que será aberto e do que será excluído sem ser conferido.
Aposte em linhas de assunto chamativas e que despertem a curiosidade do destinatário. É preciso fazer com que as pessoas queiram saber o que você vai dizer no e-mail! Tanto quanto no próprio conteúdo, a criatividade deve estar presente também nessa parte do processo.
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3. Design agradável
Investir em um design bonito vai trazer um aspecto interessante a mais para a newsletter. Aposte no desenvolvimento de um design padrão para todas as peças, criando uma identidade visual bem definida e reconhecível que esteja alinhada com a cara da sua marca.
Não se esqueça de que o principal é criar algo que seja agradável aos olhos e permita uma leitura confortável! Cuidado com o excesso de cores fortes, com fontes apagadas e com estruturas que possam causar estranhamento no público-alvo.
4. Call to action
Incluir call to action na newsletter é essencial para incentivar a interação e o engajamento do destinatário. Não se esqueça de incluir botões chamativos para convidar o leitor a clicar em links, compartilhar a mensagem ou fazer download de algum material.
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5. Links para os outros canais da marca
Os assinantes que recebem seus e-mails podem, ainda, não fazer parte dos seus seguidores no Facebook ou não conhecer o blog da marca. Aproveite a newsletter para divulgar todas as mídias em que sua empresa está presente: site, blog, redes sociais.
Você não precisa reservar um espaço do texto para isso em toda peça; basta incluir em alguma área da mensagem os links para todos os canais – no rodapé, por exemplo. Essa é uma ótima forma de gerar engajamento em outros canais, visto que quem recebe a newsletter já é alguém que tem interesse no seu conteúdo.
6. Link para visualizar a mensagem no navegador
Alguns servidores de e-mail podem não abrir corretamente o conteúdo das suas mensagens. As imagens podem não carregar ou aparecer apenas pela metade, as cores podem ficar comprometidas, os links podem não funcionar, o texto pode ficar desconfigurado…
Por isso, é importante incluir sempre um link para que o conteúdo seja visualizado no navegador.
7. Um presente
Surpreenda seus assinantes com um presente! Envie materiais ou ofertas exclusivas para aqueles que acompanham a sua newsletter – pode ser um e-book, whitepaper, PDF ou cupom de desconto especial.
Você não precisa incluir esse elemento em todas as mensagens, mas separe alguns envios no decorrer do ano para enviar uma recompensa à sua base. É um bom jeito de manter o interesse aceso e de conservar os assinantes cadastrados.
8. Botão de opt-out visível
É claro que você não deseja que seus contatos optem por não receber mais os seus e-mails. Mas não incluir um botão de opt-out ou descadastro pode acabar comprometendo a imagem da sua empresa. Ainda que você não queira que esse seja um link utilizado, é preciso que ele esteja lá.
Trabalhando bem todos os elementos da newsletter, você tem tudo para conquistar seus assinantes e colher ótimos resultados!
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