Galvão Bueno, o icônico locutor e apresentador esportivo, para muitos o maior do país, encerrou a programação na plenária Marketing & Vendas do Fórum E-Commerce Brasil 2023. Mas a razão não foi pelo que ele é tão famoso e sim por uma faceta ainda não tão conhecida pelo público: a de empreendedor.
Há 13 anos, Galvão fundou a Bueno Wines, empresa de vinhos com venda feita 100% no e-commerce. Sua distribuição é dividida em dois canais, o direto pelo seu site e pelo alicativo de entregas de bebidas Zé Delivery.
Neste artigo, exploraremos em detalhes a palestra inspiradora de Galvão Bueno no Fórum E-Commerce Brasil 2023, examinando as lições que ele compartilhou sobre empreendedorismo, inovação e perseverança. Além disso, mergulharemos na jornada da Bueno Wines, desde sua concepção até seu atual destaque no mercado, revelando como a determinação de uma personalidade conhecida pelo esporte está redefinindo os limites do sucesso nos negócios e inspirando aspirantes a empreendedores a seguirem seus sonhos, não importando o campo em que estejam jogando. Confira com a gente!
Bueno Wines: uma experiência humanizada
O ícone da locução esportiva Galvão Bueno, encerrou o Fórum E-commerce Brasil com a sua palestra sobre a incrível história da Bueno Wines, sua empresa de vinhos, que conta com parcerias de renome. Um exemplo disso é o seu vinho Bien Amigos, que é comercializado pela Ambev e vendido por um e-commerce.
O início de uma rica história
Em sua palestra, Galvão Bueno demonstrou toda a sua gratidão ao e-commerce por ter sido tão importante na sobrevivência de sua empresa de vinhos durante a pandemia. A história começou com as viagens de Galvão e Reginaldo Leme, famoso jornalista especializado em Fórmula 1. Inclusive, as viagens ocorriam principalmente durante a temporada de automobilismo.
Durante as viagens, os dois observaram a presença constante de garrafas de vinho nas mesas dos restaurantes e com isso, começaram a se interessar pela bebida, provando tipos diferentes e provando harmonizações possíveis. Mesmo não sendo enólogo, Galvão começou a adquirir cada vez mais paixão e conhecimento por esse universo, o que fez com que pensasse em criar a sua própria marca.
O mercado brasileiro de vinhos vive um bom crescimento
Galvão Bueno afirmou que, mesmo com a centenária história do vinho no Brasil, o setor ainda está se iniciando aqui no país. Hoje em dia, o Brasil ocupa a 16ª posição em consumo de vinhos, mas quando o consumo per capita anual é considerado, caímos para 21º lugar, com 2,6 litros por pessoa. O Chile, por exemplo, conta com 17 litros por pessoa, o Uruguai 29 litros, enquanto a Argentina, 30 litros. Mas o que ele afirma é que o mercado brasileiro conta com um grande potencial de consumo.
Bien Amigos
Com toda certeza, uma das grandes parcerias para a Bueno Wines foi com a gigante Ambev. O Bien Amigos, inspirado ao famoso bordão do locutor “Bem, Amigos” e que também batizou seu programa esportivo, é um vinho que mistura o melhor da Argentina e Uruguai, países que são conhecidos por sua tradição de vinhos não apenas no continente como em todo o planeta. A edição foi criada exclusivamente para ser vendida pela internet e se esgotou rapidamente.
Os desafios do empreendedorismo
Em sua palestra, Galvão ainda compartilhou sua visão sobre o empreendedorismo brasileiro e ressaltou as dificuldades enfrentadas diariamente por causa da política fiscal do país. Contudo, pontuou que para que os sonhos sejam seguidos e com isso, criar uma marca de sucesso, é necessário coragem, paixão e, em alguns casos, um pouquinho de irresponsabilidade. Desafios surgiram durante a pandemia de 2020, mas o fato de se adaptar rapidamente ao e-commerce, fez com que a Bueno Wines conquistasse um público muito maior.
Os mestres de Galvão Bueno
Durante a conversa, Galvão ainda recordou com bastante carinho dos seus três mestres, estes que ensinaram grandes lições ao longo dos anos. Boni, da Rede Globo, ensinou que sempre é possível fazer melhor do que já está fazendo, servindo de inspiração para a criação da Bueno Wines.
Armando Nogueira ensinou a Galvão a humildade presente em um pedido de desculpas e a admitir seus erros quando for necessário. Por último, falou de Pelé, que lhe mostrou a importância de valorizar o carinho das pessoas e retribuir a cada uma delas. Esses princípios o seguiram não só como empreendedor, mas também em toda a sua vida como locutor.