Sem categoria

Como vender no Mercado Livre: o que é, como funciona, como anunciar na plataforma e vantagens

6 Mins read

Uma das maiores referências em compras e vendas online na América Latina, o Mercado Livre já faz parte da realidade de milhões de brasileiros. Por isso, que neste artigo, vamos detalhar sobre como vender pelo marketplace e tudo o que envolve a plataforma de vendas pela internet.

Você sabia que a nossa Loja VirtUOL conta com a vantagem de vender em marketplaces renomados, sendo que um deles é o Mercado Livre? Então, se você adquirir alguns dos nossos planos para montar seu e-commerce, vai contar com esse grande benefício. Sendo assim, se você nunca vendeu ou comprou alguma coisa por lá, é bem provável que já tenha, pelo menos, ouvido falar nesse marketplace onde se anuncia praticamente qualquer coisa.

Quer entender mais sobre o assunto e saber como fazer suas vendas por lá e alavancar o sucesso de sua loja virtual? Continue a leitura de nosso guia completo de como vender no mercado livre. Confira!

Mercado Livre: o que é?

O Mercado Livre é uma das maiores plataformas de comércio eletrônico e tecnologia financeira na América Latina. Fundada em 1999, a empresa oferece um ambiente online onde vendedores podem listar produtos novos e usados em categorias diversas, desde eletrônicos até moda e produtos para o lar. Com operações em diversos países, o Mercado Livre facilita transações entre compradores e vendedores, proporcionando um mercado virtual amplo e acessível.

Além do comércio eletrônico, a empresa também oferece serviços como o Mercado Pago, uma solução de pagamentos online que inclui carteira digital, processamento de pagamentos e até mesmo empréstimos para vendedores. A plataforma tem um papel importante na inclusão financeira da região, permitindo que pessoas que não têm acesso a serviços bancários tradicionais possam realizar transações financeiras de maneira segura e conveniente.

O Mercado Livre se destaca por sua abordagem inovadora, investindo em logística, tecnologia e expansão contínua para atender às necessidades do mercado em constante evolução. Sua presença online robusta, combinada com uma variedade de produtos e serviços, tornou-o um player dominante no cenário do e-commerce latino-americano.

Como vender no Mercado Livre

Pronto, agora que você já conhece a história dessa grande empresa, chegou o momento de entender como vender produtos no Mercado Livre. Calma, se você não sabe o que é um marketplace, vamos lhe ensinar de maneira rápida e resumida. Um marketplace nada mais é do que uma plataforma de vendas online em que lojistas das mais variadas áreas anunciam seus produtos e serviços a clientes de qualquer canto do planeta. Aqui, o cliente acessa o “shopping center virtual”, compara lojas, preços e produtos e efetua a compra que achar melhor para ele. O Mercado Livre é um dos marketplaces mais acessados no Brasil e você conta com sua integração aqui na Loja VirtUOL.

Como é vender no Mercado Livre no Brasil?

O Mercado Livre conta com milhões de acessos por mês. Ou seja, é uma ótima vitrine e para os seus produtos ou serviços. Você pode anunciar diversos produtos, das mais variadas categorias, como eletrônicos, bebidas, acessórios automotivos e muito mais. E você sabia que existem quase 3 mil categorias e subcategorias no MeLi?

Para obter sucesso na plataforma, é necessário conhecê-la detalhadamente. Em primeiro lugar, você deve saber que o Mercado Livre funciona como uma verdadeira ferramenta de busca de produtos e serviços. Quando você pesquisa por algo no site, os clientes têm acesso a uma lista de ofertas de lojas parceiras que são apresentadas por ordem de prioridade.

Como essa lista é organizada? Como ficar bem colocado nela? Entenda que ela é organizada pelo algoritmo do Mercado Livre e os anúncios que são melhor avaliados ganham um maior destaque nos resultados, recebendo mais cliques e consequentemente mais vendas.

Entenda como funciona a reputação no Mercado Livre

Como mencionamos, é muito importante estar bem avaliado pelo algoritmo do Mercado Livre e um dos principais fatores avaliados pela plataforma é a reputação da loja. Aqui, o considerado é a performance do vendedor, com um destaque maior ao volume de reclamações, pedidos atrasados e vendas canceladas. Uma classificação alta funciona como um ótimo cartão de visitas para a sua loja e é muito importante quando pensamos em transmitir confiança aos clientes.

Se você já usou o Mercado Livre sabe como a reputação de uma loja é apresentada. Se não sabe como funciona, vamos lhe mostrar. Ela está dividida em cinco níveis e é indicada por um termômetro de cores, que vai do vermelho ao verde-escuro. Sendo que o vermelho indica lojas com uma performance muito ruim e o verde-escuro, lojas com ótima reputação.

Lojas que alcançam o verde-escuro têm uma grande chance de se tornar uma loja MercadoLíder, fazendo com que se tenha um grande destaque no marketplace. Quando uma loja ganha essa medalha, ela passa a obter inúmeras vantagens, como oferta de frete grátis com desconto, maior exposição na plataforma, atendimento personalizado e até mesmo reuniões de capacitação profissional. São trêsas classificações, como: MercadoLíder, MercadoLíder Gold e MercadoLíder Platinum.

Para obter uma delas, sua loja deve:

  • Contar com a reputação na cor verde-escuro
  • Estar cadastrada no site há pelo menos 4 meses
  • Ter menos de 1% de reclamações sobre o total de vendas
  • Contar com pelo menos 2% das vendas canceladas com devolução de dinheiro
  • Contar com menos de 15% de vendas enviadas com atraso pelo Mercado Envios

Como faço para vender no mercado livre

Existem algumas maneiras diferentes de anunciar seus produtos e serviços no Mercado Livre, separamos aquela que acreditamos ser mais interessante. Veja como fazer:

Cadastro e Login:
Crie uma conta no Mercado Livre ou faça login se já tiver uma.

Acesse a Área de Vendedor:
Após o login, vá para a área de vendedor ou vendedores no site.

Crie um Anúncio:
Clique na opção “Anunciar” ou “Vender” para começar a criar um anúncio.

Escolha a Categoria:
Selecione a categoria do produto que você deseja vender.

Detalhes do Produto:
Preencha os detalhes do produto, como título, descrição, preço e condição (novo/usado).

Fotos do Produto:
Adicione imagens nítidas e atrativas do seu produto.

Formas de Entrega:
Escolha como deseja enviar o produto: pelos Correios, transportadora, retirada pessoal, etc.

Opções de Pagamento:
Escolha as formas de pagamento que você aceita, como cartão de crédito, boleto, etc.

Escolha de Frete:
Defina as opções de frete (grátis ou com custo) e informe o prazo de entrega.

Publicar Anúncio:
Revise todas as informações e clique em “Publicar” ou “Anunciar”.

Gestão de Anúncios:
Após a publicação, você poderá gerenciar seus anúncios na sua conta de vendedor.

Atendimento a Clientes:
Esteja pronto para responder a perguntas de possíveis compradores e fornecer suporte.

Conclusão da Venda:
Quando um comprador efetuar a compra, siga as instruções para concluir a venda e providenciar o envio.

Avaliações:
Após a venda, compradores podem deixar avaliações. Mantenha um bom atendimento para obter avaliações positivas.

Gestão Contínua:
Monitore seus anúncios, estoque e mantenha informações atualizadas para atrair mais compradores.

Vantagens de vender no Mercado Livre

Agora que você já sabe tudo sobre como vender no Marcado Livre e aproveitar a integração com a sua loja virtual, que tal conhecer as vantagens de usar essa plataforma a seu favor? São elas:

Maior exposição

O Mercado Livre possui uma base de usuários massiva, o que significa que seus produtos serão expostos a uma ampla audiência. Isso aumenta suas chances de encontrar compradores interessados e aumentar suas vendas.

Facilidade de uso

A plataforma foi projetada para ser amigável e intuitiva. Mesmo que você seja novo no mundo do comércio eletrônico, o Mercado Livre oferece uma experiência de venda simplificada, desde a criação de anúncios até o gerenciamento de pedidos.

Reputação e confiança

O sistema de reputação do Mercado Livre permite que vendedores e compradores avaliem suas experiências. Construir uma boa reputação como vendedor confiável pode atrair mais compradores, gerando um ciclo positivo de feedback.

Variedade de ferramentas

A plataforma oferece uma gama de ferramentas para auxiliar os vendedores. Desde a criação de anúncios atrativos até a gestão de estoque e preços, você terá acesso a recursos que podem impulsionar seus negócios.

MercadoPago

A integração com o MercadoPago oferece soluções seguras e convenientes de pagamento para compradores e vendedores. Isso reduz a probabilidade de fraudes e aumenta a confiança do consumidor.

Logística simplificada

O Mercado Livre oferece opções de envio e entrega simplificadas por meio do Mercado Envios. Isso elimina grande parte da complexidade associada à logística, permitindo que você concentre sua energia em outros aspectos do seu negócio.

Acesso a dados e análises

A plataforma fornece análises detalhadas sobre o desempenho dos seus anúncios e vendas. Isso permite que você tome decisões informadas sobre precificação, estoque e estratégias de marketing.

Visibilidade de marca

O Mercado Livre oferece a opção de criar uma loja virtual personalizada, o que lhe dá a oportunidade de construir uma identidade de marca única e atrair clientes recorrentes.

Suporte ao cliente

A plataforma disponibiliza recursos de suporte ao cliente para ajudá-lo em caso de problemas ou dúvidas. Isso garante que tanto vendedores quanto compradores tenham uma experiência positiva.

Agora com a Loja VirtUOL você ganha a vantagem de contar com a integração com o Mercado Livre. Adquira o seu plano agora mesmo!

Related posts
Sem categoria

Dia da mulher: 5 mulheres empreendedoras para você se inspirar

2 Mins read
Histórias inspiradoras de empreendedorismo feminino, felizmente, estão se tornando cada vez mais comuns. A cada ano que passa, mais e mais mulheres…
Sem categoriaSoluções

Programa de Parcerias: Seja um parceiro UOL HOST e turbine sua receita!

3 Mins read
Quer expandir a receita do seu negócio? Então presta atenção, porque temos uma oportunidade para você ampliar seu portfólio e escalar o…
Sem categoriaSoluções

Como transferir o seu Domínio para o UOL

4 Mins read
Quando se trata de hospedagem de sites e serviços relacionados, o UOL é uma das principais referências no Brasil. Então, se você…