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Agrupe melhor seus produtos e aumente suas vendas

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Você já entrou em uma loja para comprar uma coisa e saiu com três? Quantas vezes nos supermercados, enquanto espera a fila do caixa andar, você não acabou colocando no carrinho uma guloseima ou uma revista que ficam estrategicamente posicionados nos corredores das filas?

A distribuição dos produtos nas prateleiras das lojas físicas faz parte da estratégia de vendas das empresas. E no mundo virtual, o mesmo também deve acontecer. Não é porque o cliente não irá andar pelos corredores, que a categorização e divisão dos produtos não importa. Pelo contrário, pesquisas mostram que a falta de organização dos produtos no site é um dos motivos que leva o cliente a abandonar o carrinho.

Ainda está meio perdido em como deve agrupar seus produtos nas prateleiras virtuais? Veja as dicas a seguir para criar categorias certas e vender mais:

 Separe alhos de bugalhos

O primeiro passo é separar os produtos de acordo com o que eles são. Ou seja, sapato é sapato, não é meia ou chinelo. Pratos são pratos, não são travessas nem bacias.

 Em um próximo passo, você poderá agrupá-los em uma mesma seção, mas o importante é que se faça primeiramente esta divisão clara. 

Agrupe os produtos por nichos de consumo

Sexo e idade são fatores que podem ajudar na hora de fazer esta divisão. Por exemplo, em uma loja virtual de eletrônicos, a categoria brinquedos e videogames podem estar dentro de uma mesma seção: crianças.

Segmente os produtos por perfil de consumidor

O consumo de produtos diferentes pode ser estimulado agrupando-os com base nos diferentes perfis de consumidores. Produtos para os consumidores que gostam de praticar esportes, os consumidores que valorizam aspectos ecológicos, aqueles que curtem moda, e por aí vai. Por exemplo, o esportista pode ter interesse em roupas de ginástica, tênis de corrida, isotônicos, squeezes e até mesmo tocadores de MP3 para acompanhá-los na ginástica.

Pensando individualmente no perfil de cada público-alvo da sua loja, você consegue pontuar diversos interesses e apresentá-los intercalados ao seu cliente.


Incentive a compra de produtos complementares

Suponhamos que um consumidor esteja em sua loja na página de biquínis. Muito provavelmente o interesse se deu porque ele pretende viajar em breve para a praia. Pensando neste cenário, o que mais pode interessar a ele? Protetor solar, chapéus, cangas, óculos de sol.

Referencie na página de biquínis estas outras categorias. Elas podem gerar compras de impulso, ou ativar a lembrança do cliente que talvez nem estava se lembrando que também precisava de uma canga para levar à viagem.

Não se esqueça dos detalhes

Tamanho, cor, fabricante, modelo. Todos estes detalhes também devem ser levados em conta na hora de agrupar os produtos. Além de facilitar a visualização e a comparação de produtos, a organização por cores e tamanhos deixa a loja esteticamente mais bonita. 

Encontrou uma maneira origina e eficaz de agrupar seus produtos? Conte seu segredo aqui para a gente.

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