DicasPresença digitalPrimeiros passosProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para seu Site

Como escolher o plano de hospedagem para seu site

2 Mins read

Basta começar a pesquisar planos de hospedagem para perceber que a oferta é gigante. Como se isso não bastasse, o pacote de serviços incluídos em cada um deles também traz inúmeras variações. Há muitos detalhes que podem tornar uma opção muito melhor que a outra, e isso muda de acordo com o tipo de página que você pretende criar. Como se trata de uma decisão muito importante, o medo de errar é natural.

O importante é ter muita paciência e analisar com cuidado as alternativas disponíveis. Para pensar melhor, vale a pena questionar o que você pretende com sua página. O Facebook começou como uma rede social limitada, de acesso restrito, e depois se expandiu numa velocidade incrível até se tornar o maior serviço desse tipo no mundo. Para isso, foi necessária uma infraestrutura bem pensada. Refletir sobre o futuro é o primeiro passo para fazer a coisa certa.

1 – Você sabe programar? 

Alguns provedores de hospedagem oferecem um construtor de sites, ou seja, uma ferramenta que permite criar uma página sem saber nada de código. Isso facilita muito o trabalho. Em outros serviços, você tem direito apenas ao armazenamento dos arquivos e precisa se virar com tudo.

2 – Vem aí uma galera? 

Qual será o ritmo de expansão do seu site? Saber isso é muito importante para escolher o plano mais adequado. Essa característica tem um nome: escalabilidade. Se você pretende ter um sucesso meteórico, o provedor deve estar pronto para aguentar o tranco.

3 – Será que cabe? 

Analise o tamanho do seu site e o tanto que ele pode crescer com o passar do tempo. Depois, veja qual dos planos consegue acomodá-lo melhor. Lembre-se que é possível mudar de plano. Por isso, veja também qual provedor oferece essa flexibilidade.

4 – Vai um domínio aí? 

O primeiro site a gente nunca esquece. Mas se o endereço for esquisito, ninguém vai se lembrar da sua página. Por isso, é bom ter um domínio personalizado. Há planos de hospedagem que oferecem o registro de graça, por um bom período.


5 – De qual sistema você precisa? 

Há provedores em que os servidores rodam apenas Linux. Em outros, há máquinas com Windows também. Se o seu site rodar aplicações baseadas em .NET ou ASP, deve optar por um serviço que suporte o sistema da Microsoft.

6 – Tem e-mail grátis? 

Além do domínio, manter um conjunto de contas de e-mail com o final @suaempresa.com.br é essencial para falar com os consumidores ou visitantes da página. A home page ganha em profissionalismo, e isso ajuda no seu sucesso. Verifique quantas contas são oferecidas em cada plano.

7 – E os extras? 

Juntamente com os serviços principais, os planos de hospedagem costumam dar direito a ferramentas extras. Uma das mais importantes é o backup dos arquivos do seu site. Verifique quais são os serviços extras e compare os planos para definir o mais vantajoso para você.

8 – Tem alguém na escuta?

Outro item importante é o suporte oferecido. Se o seu site é apenas uma brincadeira, não precisa se preocupar com o atendimento. Mas se for a cara da sua empresa na web, precisa manter-se no ar. Qualquer problema precisa ser resolvido com rapidez, até mesmo se ocorrer na madrugada de domingo para segunda-feira.

Quer fazer uma escolha de hospedagem segura? Então vá de UOL Host. Garantimos todos os recursos acima e muito mais. Conheça nossos planos e fique livre de dores de cabeça.

Related posts
Soluções

Cyber Monday: o que é e como aproveitar a data no seu negócio

4 Mins read
A Cyber Monday, conhecida como a “segunda-feira cibernética”, se tornou uma das datas mais esperadas do calendário do varejo online. Ocorrendo na…
Soluções

5 estratégias de sustentabilidade digital para pequenas empresas

4 Mins read
A sustentabilidade digital está se tornando um dos pilares mais importantes para empresas que buscam alinhar suas operações a práticas mais responsáveis,…
Soluções

7 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

3 Mins read
No mundo competitivo de hoje, o atendimento ao cliente pode ser o grande diferencial entre conquistar ou perder um cliente. Com tantas…