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7 dicas para tornar seu e-mail marketing mobile-friendly

3 Mins read

Conheça os cuidados que um um e-mail marketing deve ter para ser compatível aos dispositivos móveis

Se a criação do seu e-mail marketing ainda não é voltada para a leitura mobile, está mais do que na hora de repensar suas estratégias!

Segundo a Campaign Monitor, entre 2011 e 2014, o número de aberturas de e-mails feitas em dispositivos móveis cresceu 180%. A Google estima que 75% dos usuários do Gmail, uma das plataformas mais populares, usem o celular para checar sua caixa de entrada.

Sendo assim, criar peças responsivas é uma necessidade. Afinal, ninguém quer perder conversões porque o destinatário não conseguiu visualizar o conteúdo do e-mail corretamente no celular.

⇒ Leia também: 5 dicas para deixar seu e-mail marketing para celular mais atraente

É preciso garantir que a porção da sua base que vai abrir a mensagem no celular consiga compreender e interagir sem nenhum obstáculo.

Não é difícil tornar seu conteúdo mobile-friendly. Dicas e cuidados simples já podem fazer uma grande diferença no resultado final. Confira!

1.    Cuidado na escolha da fonte

Quando falamos de mobile, a escolha da fonte é um item básico para se prestar atenção. É fundamental que o texto esteja sempre com ótima legibilidade, então todo o cuidado é pouco na hora de selecionar fontes.

Fique de olho para não selecionar tipos muito detalhados ou decorados que podem não se adaptar bem ao espaço menor das telas mobile. O tamanho também deve ser bem pensado – nada de fontes pequenas demais, que exijam grande zoom na tela para ser lidas.

2.    Faça linhas de assunto curtas

A linha de assunto é crucial na hora de decidir se uma mensagem será aberta ou simplesmente deletada. Apostar sempre em assuntos criativos, chamativos e que tornem o destinatário curioso para ler sua mensagem é um dos princípios mais importantes do e-mail marketing.

Para que o título seja atraente também em plataforma mobile, no entanto, é necessário que ele seja curto. Assim, a leitura é rápida e é garantido que o display da tela conseguirá exibir a linha completa.

⇒ Conheça todos os recursos do E-mail Marketing do UOL Meu Negócio


3.    Prefira templates de uma coluna

A variedade de modelos de templates para e-mail marketing é bastante abundante. No entanto, ainda que o resultado da organização em duas colunas seja interessante, a visualização em pequenas telas não é tão bacana quanto em computadores.

Optando por uma única coluna, o espaço é mais bem aproveitado e a distribuição no display do mobile fica mais equilibrada e facilita a leitura.

4.    Não faça e-mails muito pesados

É comum que as pessoas usem conexões mais lentas em plataformas mobile, então é fundamental que o e-mail não contenha itens pesados ou difíceis de carregar.

Imagine tentar abrir uma newsletter recheada de imagens grandes e pesadas em uma conexão 3G ou wi-fi compartilhada?

A palavra-chave aqui é agilidade; as pessoas podem desistir de ler sua mensagem se a página demorar muito para carregar – e, hoje em dia, “demorar muito” significa apenas alguns segundos.

5.    Construa a peça em HTML

Além de ter mais riscos de ir parar no lixo eletrônico, carregar imagens diretamente no corpo do e-mail torna a visualização em mobile bem menos atrativa.

Por isso, o melhor a fazer é construir toda a peça em HTML, utilizando tags que tornem o conteúdo responsivo, adaptando-se a diferentes tamanhos de displays.

⇒ Conheça outras ações que devem ser tomadas para evitar o lixo eletrônico no Capítulo 7 do Superguia E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora.

6.    As calls to action precisam ser grandes

call to action é uma das partes mais importantes de um e-mail marketing, uma vez que um dos grandes objetivos da estratégia é fazer com que o destinatário realize alguma ação, clicando nos seus links.

Para que isso seja praticável em plataforma mobile, é preciso que os botões sejam grandes. Lembre-se que, abrindo um e-mail no celular, a interação com a call to action será feita por meio de um toque com o dedo, o que é bem menos preciso que o cursor do mouse.

Faça botões grandes o suficiente para que o toque seja fácil e certeiro!

7.    Teste!

Acabou de criar seu e-mail, mas não tem certeza se as adaptações vão funcionar bem no mobile? Teste! Teste sempre! O ideal é testar em telas e aparelhos diferentes para ter uma ideia mais geral da performance do conteúdo.

Só assim você consegue conferir, com certeza, o que está dando certo e o que ainda precisa de reparos.

Não perca tempo – nem assinantes! Anote as dicas e torne o conteúdo do seu e-mail marketing adequado para que a visualização em mobile seja agradável e confortável para a leitura.

Confira outras dicas para um e-mail marketing eficiente no Superguia E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora!

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