Como preparar minha loja virtual para as datas comemorativas?

Como preparar minha loja virtual para as datas comemorativas?

As datas comemorativas são épocas especiais, principalmente para vender ainda mais. Presentes no calendário, elas fazem parte do cotidiano de diferentes pessoas, do natal ao dia das crianças, são bons momentos para impulsionar as vendas do seu negócio.

Além das já conhecidas pelo público, temos as datas especiais criadas para incentivar a venda e a compra, como é o caso da:

  • Black Friday
  • Cyber Monday
  • Dia do Frete Grátis
  • Dia Livre de Impostos. 

Nesse sentido, um bom vendedor deve estar atento às datas comemorativas para vendas. Afinal, elas podem garantir o sucesso da sua empresa e facilitar a realização de seus objetivos.

Para ficar preparado, saiba como organizar sua loja para acompanhar as datas comemorativas e movimentar seu estoque. É hora de planejar sua loja virtual ou site para vender ainda mais nas datas comemorativas! Veja como. 

Como aproveitar as datas comemorativas da melhor forma

Com as datas comemorativas chegando, os comerciantes precisam se preparar para movimentar seus produtos e assim fazer de seu negócio um sucesso

São diferentes oportunidades para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Datas como Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Páscoa, Dia dos Pais e Natal são importantes para sua empresa. Portanto, se organize da melhor maneira possível e faça sua loja virtual ter diversos acessos, facilitando nas vendas. 

Para isso, criar uma divulgação adequada, trazendo elementos que representem a data escolhida, será importante para atrair clientes. Lembre-se de utilizar a divulgação nas suas redes sociais, criando vídeos e publicações interessantes. 

Aproveite também para criar novas promoções que incluam a venda de kits exclusivos, produtos com preço acessível e descontos diferenciados. 

É importante também investir em conteúdos que encham os olhos do consumidor. Um exemplo disso são textos em blog ou ainda vídeos divertidos. Lembre-se também de cuidar da estrutura da sua loja, como observar os comentários e pedidos dos clientes.

Para saber mais sobre, preparamos abaixo informações que vão fazer o seu negócio se destacar nas datas comemorativas. Acompanhe! 

Prepare seu estoque

Você já sabe que as datas comemorativas movimentam o comércio de maneira muito positiva. Nesse sentido, para sua loja ter ainda maior destaque nesses dias é necessário organizar seu estoque com antecedência e praticidade. 

Ou seja, disponibilize um número de produtos que correspondam com suas expectativas e necessidades do seu negócio. 

Quais são os itens de sua loja que serão mais vendidos? É bom ter isso alinhado para facilitar sua operação. 

Assim, caso você for aplicar uma promoção em algum produto específico, o ideal é se organizar, pois as promoções tendem a movimentar ainda mais as vendas online, logo, eles serão os mais vendidos. 

Agora que você já sabe os caminhos para seguir nas datas comemorativas, é hora de gerenciar seu negócio com uma boa plataforma que possibilite cuidar de tudo de maneira rápida e fácil. 

Para que isso ocorra bem, ter sua loja virtual hospedada em uma boa plataforma vai garantir que você controle da melhor maneira possível todas as suas vendas. Assim como, seu estoque e o contato com seu cliente. 

Neste caso, é necessário cuidar da infraestrutura da sua loja virtual, para que as vendas aconteçam de forma tranquila e rápida. Procure observar toda movimentação do seu negócio para facilitar no processo de vendas nas datas comemorativas

Faça promoções atrativas

Com seu estoque já organizado, é hora de aplicar suas promoções. Lembre-se que são elas também que vão facilitar um maior alcance do seu negócio. Pensando nisso, trazer o diferencial nas promoções pode ser a chave do sucesso.

Além de ter seu estoque organizado, é necessário observar como a concorrência está se comportando. Quais produtos podem atrair mais os clientes? Essa promoção vai ser benéfica para você?

Sabe aquelas peças que ficaram paradas na última data comemorativa? Aproveite para trazer ofertas sobre elas que possam facilitar a venda. 

Planejamento e organização de um calendário 

É importante planejar e organizar o calendário do seu negócio incluindo as datas comemorativas. 

Afinal, saber quais são e em que períodos elas acontecem vai facilitar na sua organização e também criar rotina para movimentar sua loja virtual.

Aproveite cada data para movimentar ainda mais seu negócio. Busque observar o calendário de datas comemorativas de cada ano, onde elas se encaixam para facilitar sua organização e principalmente agilizar suas vendas. 

>> Se tem dúvidas de como organizar um calendário para programação de conteúdo no blog ou redes sociais do seu negócio, preparamos um material imperdível para você! 

Invista em campanhas nas redes sociais

Engajar sua marca nas datas comemorativas é necessário. Para que isso ocorra, preste atenção em alguns detalhes. 

Invista em campanhas pagas ou não nas redes sociais, crie conteúdos diversos que facilitem o contato do seu produto com o cliente. Utilize as ferramentas de criação de vídeo nas redes sociais abusando da criatividade.

No caso de uma campanha paga, você pode impulsionar um produto seu nas mídias digitais. Assim, é possível divulgá-lo por meio de links patrocinados, banners ou vídeos em outros sites, blogs e até mesmo nas redes sociais. 

Quando a campanha não é paga, basta divulgar o seu negócio organicamente nas redes sociais, em sua loja virtual ou site. 

Tenha cuidado com a infraestrutura

Em sua loja virtual, é necessário verificar a configuração de cada página a fim de que sejam carregadas rapidamente e suportem o acesso dos clientes. 

Sabe quando você acessa uma loja virtual e ela demora para carregar os produtos, ou mesmo para abrir o chat de atendimento?   

Para que isso não aconteça com a sua, é necessário contar com uma loja virtual com estabilidade, que gere confiança para os clientes.

Aproveite as datas comemorativas para vender mais

Para obter bons resultados de vendas nas datas comemorativas é necessário ser intencional, criar campanhas que vão de encontro à necessidade do cliente. 

Ao fazer isso, você estará preparando o seu negócio para crescer cada vez mais no digital. Por isso, invista em:

  • Ter sempre à vista em sua mesa de trabalho um calendário com todas as datas comemorativas do ano
  • Faça pesquisas nas redes sociais (enquetes, quiz ou formulários) para saber o que os clientes gostariam que você vendesse em sua empresa
  • Com essas informações em mãos, será ainda mais fácil criar campanhas para as datas comerciais
  • Seus canais de atendimento devem estar funcionando, para que os clientes não fiquem na mão
  • Verifique também como anda o estoque dos produtos, a entrega e as formas de pagamento disponíveis.

Se você chegou até aqui e ainda quer saber mais, descubra como aproveitar as datas comemorativas para aumentar suas vendas!