O Dia dos Pais vai ser comemorado no próximo domingo, dia 10, mas as lojas virtuais já estão em festa. Isso porque, de acordo com a pesquisa do Ibope e-commerce, mais de 51% dos internautas brasileiros vão comprar o presente dos pais pela internet.
Com uma grande quantidade de pessoas comprando, o faturamento só pode ser expressivo. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê uma movimentação de 1,3 bilhão de reais, um avanço de 22% em relação ao mesmo período de 2013. No ano passado, houve mais de 3 milhões de pedidos, enquanto, para esse ano, são esperados 4,1 milhões de itens vendidos entre 28 de julho e 07 de agosto.
As razões das compras
O estudo do Ibope mostra que 34% das pessoas que vão comprar presente para os pais pela internet escolheram o comércio eletrônico pela comodidade. Apenas 24% dos consumidores fizeram uma comparação de preços entre lojas virtuais e físicas. Para eles, comprar pela internet foi a opção mais econômica. Por fim, 22% afirmaram que as lojas virtuais apresentam mais variedades de produtos.
Os campeões de vendas
Dentre os itens mais procurados, se destacam as categorias de vestuários e calçados, com 49%, e de eletrônicos/eletroportáteis, com 31%. Completando a lista, aparecem as categorias de informática, de livros, CDs e DVDs e de beleza e saúde. A intenção de 38% dos e-consumidores é gastar entre 50 e 150 reais. Para 28%, as compras podem chegar, no máximo, a 300 reais. A preferência de 78% é pagar usando o cartão de crédito.
Perfil dos compradores
A pesquisa do Ibope ainda classificou o perfil dos consumidores, dos quais 54% estão na região Sudeste e 57% são mulheres. De acordo com a idade, 41% se encontram na faixa etária de 25 a 34 anos. Quanto à condição social, a classe AB domina com 56% dos e-consumidores.