Todas as páginas do seu site precisam ser encontradas e para isso elas precisam estar organizadas
Quando você conhece uma pessoa com quem tem a intenção de se relacionar, logo você lança aquele famoso “interrogatório”, cheio de perguntas para descobrir a história e os objetivos do outro. Não é mesmo?
Com as empresas não é diferente. Também gostamos de saber o que está por trás de cada marca. E é aí que entra a página “quem somos”, que toda loja precisa construir.
Ela é muito importante, embora seja muitas vezes negligenciada por algumas empresas, que não têm ideia de como preencher esse espaço.
O primeiro passo para a construção dessa página é descobrir a identidade da sua loja virtual. Valores, missões, como tudo começou. É isso que tem que estar ali descrito.
Mas, para que as pessoas leiam, é preciso que isso seja colocado de uma maneira bacana e chamativa. Essa foi a estratégia da Yellow Leaf Hammocks, loja que vende redes de balanço.
No espaço dedicado a contar a história da empresa, a loja mostra o processo artesanal pelo qual são feitas as peças, ilustrando com fotos da tribo indígena que as tecem. O site conta, ainda, que antes de serem artesões, esses índios eram explorados em trabalhos campestres. Os idealizadores do projeto também aparecem na página com fotos em uma rede (claro!) e um perfil criativo sobre cada um.
Esse cantinho do site ganhou o afeto e a credibilidade de muitos consumidores que nem conheciam a marca. Resultado: o número de visitantes do site, atraídos por essa história, cresceu e as vendas aumentaram.
Confira algumas dicas para fazer uma página “quem somos” mais atraente e criativa:
Conte uma história
Todo mundo gosta de uma boa história. Seu cliente também. E, muito provavelmente, você tem algo interessante para contar sobre como sua loja foi criada.
Coloque essa narrativa no seu site, de uma maneira leve e gostosa de ler. Inspire-se nas técnicas do storyteling para cativar o leitor.
Boas histórias humanizam a marca e ainda fornecem contexto e significado para o seu produto. Além disso, elas podem ser facilmente compartilhadas com amigos, familiares e pessoas próximas, o que aumenta a sua visibilidade.
Mostre personalidade
Use uma narrativa mais espirituosa e uma linguagem própria da marca. Se a sua loja tem um público-alvo jovem, por exemplo, você não deve colocar nesse espaço um texto super careta e “corporativo”.
Agora, se você trabalha com algo mais clássico e sofisticado, dá para usar uma linguagem mais séria e rebuscada.
A ideia é que essa página tenha a mesma identidade do seu site. Ela deve ser uma extensão de sua loja e não um espaço que pareça desconectado do conjunto.
Seja humano
Lembra-se do exemplo citado no começo do texto, da loja Yellow Leaf? A página atrai consumidores porque ela é humana. Apresenta pessoas e histórias reais, no caso as dos índios artesões.
É comum os empreendedores utilizarem o “quem somos” para falar sobre data de fundação e destrinchar seus currículos invejáveis.
No entanto, o que o consumidor procura é identificar pontos em comum entre ele e a marca. Algo que o toque e o faça acreditar que existe vida naquela empresa, que há pessoas por trás da tela do computador.
Permita que os clientes falem de você
Peça depoimentos de clientes fiéis para incluir nesse espaço. Eles podem dar perspectivas diferentes sobre o seu trabalho.
Você pode, inclusive, promover um concurso. Convoque seus clientes a descreverem em um parágrafo o que a sua loja significa para ele. Ofereça cupons de desconto como incentivo. Publique as melhores respostas na página “quem somos” da loja.
E então, preparado para contar sua história e atrair novos visitantes e clientes? Com certeza você tem algo de bom para contar a todos nós!
>> Não esqueça de conferir nossas 30 atitudes que vão ajudar sua loja virtual a decolar (e voar alto!). O download é gratuito!