Uma loja bem organizada te ajuda a aumentar suas vendas.
Imagine uma loja toda bagunçada, com coisas jogadas pra todos os cantos bolsa, sapado, blusa, tudo junto e misturado, aquele fuzuê. Você se arriscaria a entrar lá e comprar alguma coisa?
A mesma lógica vale para o mundo virtual. Organizar sua loja é fundamental não só para atrair os clientes, mas para que eles possam encontrar o que procuram.
As fundadoras do marketplace de moda OQVESTIR aprenderam na prática a importância de ter uma boa vitrine online.
Criado em 2009, o site nasceu com a proposta de ser uma revista digital. A ideia era que a consumidora pudesse se informar e comprar ao mesmo tempo.
O conceito parecia interessante. Mas logo as empreendedoras perceberam que, na prática, a teoria é outra. A quantidade de acessos era grande, mas as vendas não.
Veio a primeira alteração. Alguns produtos passaram a aparecer na página principal. As vendas crescerem, mas ainda não eram compatíveis com a quantidade de pageviews.
Em 2013, nova reformulação. As peças de vestuário e acessórios ganharam mais destaque na homepage. A diagramação ficou mais clean e o produto foi, finalmente, privilegiado. Resultado: muito mais vendas fechadas.
A história ensina que é na base da tentativa e erro que você vai achar o formato certo para o seu negócio. Mas a gente dá uma forcinha, com algumas dicas que ajudam organizar melhor sua loja:
1. Saiba o que o seu público quer
Conhecer o seu consumidor é fundamental para tomar as decisões certas. Antes de iniciar a organização da sua loja, pense: Quem é o meu cliente? Do que ele gosta? O que ele quer?
Dados sobre a navegação no seu site como os produtos mais vistos, os mais buscados e os mais comprados ajudam no processo. Os produtos mais populares devem ter lugar reservado na página principal.
2. Escolha bem as categorias
Na hora de definir as categorias do seu site, pense como o cliente. Onde eu iria procurar determinado produto? Se fosse um supermercado ou uma loja de departamentos, em que seção ele estaria? Quanto mais intuitiva for a organização, menos chances de o cliente se perder.
3. Prepare uma vitrine vendedora
A página inicial de um e-commerce é o equivalente à vitrine de uma loja física. Ou seja, você tem que caprichar na hora de montá-la, pois é ela que vai ajudar a fisgar os clientes.
Escolha itens chamativos para colocar em destaque, levando em conta as tendências e sazonalidades. É inverno? Coloque os agasalhos e acessórios de frio à mostra. Lançamentos e promoções também merecem um espaço nobre.
E atualize com frequência se o cliente tem a sensação de que nada muda, ele não vai voltar à sua loja para conferir as novidades.
4. Ofereça opções de filtro
Os filtros ajudam o cliente a refinar suas buscas e encontrar exatamente o que procura. Disponibilize várias opções de ordenação: preço, tamanho, cor, fornecedor, populares, enfim, tudo que faça sentido para os produtos que você oferece.
5. Personalize sua loja
A aparência do e-commerce deve ser agradável e refletir os valores da marca. Por isso, é fundamental que o design seja compatível com a comunicação visual utilizada em outros meios. Personalize sua loja com suas cores e seu estilo.
6. Direcione o cliente para a compra
Elimine distrações no layout, como barras laterais cheias de informação e banners em excesso.
Use frases diretas, como compre agora ou adicione ao carrinho. Elas são muito mais vendedores do que saiba mais ou veja mais detalhes.
E aí? Sua loja passaria no teste? Se você já é cliente da Loja Virtual do UOL Meu Negócio, que tal dar um pulo na área de administração e dar uma personalizada no seu layout? É super simples. Entre em Preferência, clique em Personalizar loja e divirta-se!
Quer mais dicas sobre como melhorar ainda mais sua loja? Então veja como fazer melhores descrições e fotos mais legais dos seus produtos.