Aprenda a programar suas ações digitais
Assim como qualquer outra estratégia da empresa, as ações de marketing digital precisam passar por um bom planejamento para alcançar o sucesso.
Esse deve ser o primeiro passo para quem deseja começar a investir em ações, organizado antes de qualquer tomada de decisão. Além de esclarecer o que será necessário, o plano inicial funciona como um mapa a ser seguido no desenvolvimento das campanhas.
Veja quais são as etapas para montar esse plano:
Traçando metas e objetivos
O que você espera que o marketing digital faça por sua empresa? Esta é a primeira pergunta que deve ser feita. Afinal, não há como começar um planejamento sem definir o motivo da sua existência, e só é possível traçar soluções com base em problemas.
Estabeleça seus objetivos e enumere, de forma clara, as metas que deseja alcançar. Quanto mais clareza você tiver de onde pretende chegar, maiores serão as chances de conceber estratégias e escolher ferramentas que o ajudarão a chegar lá.
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Definindo o público-alvo
Com os objetivos acertados, é hora de definir quem é seu público. A escolha das mídias, do conteúdo e da maneira pela qual, em geral, você vai atingir o público só faz sentido e só funciona quando se sabe com quem se está falando.
Procure compreender qual é o perfil do seu cliente potencial e mapeie seus dados, interesses e comportamentos característicos.
O perfil de público vai ajudá-lo a segmentar as ações e a configurar melhor seu conteúdo para uma comunicação personalizada. Além disso, é fundamental na escolha da mídia. Por exemplo, enquanto as redes sociais têm melhor desempenho entre o público jovem, o e-mail marketing consegue cobrir bem até o público mais velho.
Em que mídia investir?
Com objetivos e público-alvo delimitados, você pode selecionar as mídias em que vai investir. É importante ressaltar que a estratégia deve, antes de qualquer coisa, estar alinhada às metas estabelecidas e precisa ser construída em uma plataforma que faça parte do comportamento do seu público.
Depois disso, analise o orçamento disponível para investir. Se ainda tem dúvidas quanto à qual mídia escolher e não quer correr riscos, prefira as que oferecem serviços gratuitos ou orçamentos flexíveis para testar o desempenho, como os links patrocinados e as redes sociais.
Lembre-se, também, que não é obrigatório estar presente em todos os canais disponíveis. É claro que quanto mais canais são trabalhados, maiores as chances de retorno e visibilidade. Entretanto, algumas opções podem não fazer sentido para o seu público ou seus objetivos.
Além disso, é mais válido concentrar os esforços em uma mídia só com publicações consistentes e de qualidade do que tentar lidar com vários canais e acabar não dando conta de usá-los como se deve.
Com esse planejamento em mãos, você já pode partir para a prática. Para saber como fazer suas campanhas, acesse: Superguia Academia UOL Meu Negócio Tudo sobre Marketing Digital para micro e pequenas empresas.