EmpreendedorismoGestãoGestão de Finanças

Como convencer um investidor a apostar em você

3 Mins read

Aporte de investidores pode ser o que o seu negócio está precisando para decolar!

Um dos maiores desejos das empresas que estão começando agora no mercado, têm muita vontade de crescer, mas contam com orçamento bastante limitado é encontrar um investidor que compre sua ideia e aposte no negócio.

Mas para muitos micro e pequenos empreendedores ter um investidor é algo tão distante da realidade que nem mesmo cogitam a possibilidade de tentar. O que a maioria deles não imagina é que existe um verdadeiro mercado ávido por novos negócios em busca de impulso financeiro e estratégico.

Não só existem rodas de investimento em que empreendedores e investidores se reúnem para se conhecer como há empresas especializadas para financiar e dar suporte a novos negócios com ideias atrativas.

Só que é claro que não basta apenas conseguir uma reunião com um investidor. É preciso trabalhar muito bem os seus argumentos e a apresentação, se quiser, realmente, ter alguém colocando dinheiro e esforço na sua ideia de empreendimento. Quer saber como fazer isso? Então vamos lá!

Levante as informações que o investidor precisa

Nunca, jamais, em hipótese alguma vá para uma reunião com um investidor sem estar totalmente preparado e ter todas as informações sobre o seu negócio e mercado.

Além de desperdiçar uma oportunidade preciosa, demonstrando que não está totalmente inteirado sobre o assunto, você ainda pode ficar ?mal falado? e acabar perdendo não só uma chance com um financiador, mas com vários.

Antes de começar a procurar por alguém que invista no seu empreendimento, levante todas as informações relacionadas ao seu mercado, concorrência, público, produtos e serviços, tipo de profissional que vai integrar sua equipe, ferramentas necessárias para o trabalho, etapas da produção e estratégias de marketing e divulgação.

O melhor é organizar essas e outras informações em um plano de negócios muito bem estruturado e estudá-lo com carinho. Assim, você terá todas as respostas para as perguntas que os investidores podem fazer durante o encontro.

Crie uma apresentação objetiva

Mesmo tendo muito o que falar, é preciso que sua apresentação inicial seja bem objetiva e rápida. Normalmente, a demanda é muito grande e os investidores reservam apenas alguns minutos para conhecer a proposta de cada empreendedor.

Por conta disso, é importantíssimo que você crie um projeto claro e direto. Reúna as principais informações logo no início da apresentação e inclua apenas os pontos mais relevantes e atraentes.

Não tenha vergonha de treinar várias e várias vezes até encontrar as melhores palavras para falar sobre si mesmo e sobre o negócio da forma mais eficaz possível. A intenção, aqui, é estar afiadíssimo na hora H!


Mostre ter paixão e foco

Mesmo que a sua ideia de negócio seja a mais inovadora possível e tenha um potencial incrível, nenhum investidor vai apostar nela se não enxergar em você o foco e a paixão necessários para tocar o negócio.

Aqui, o espírito e o comportamento empreendedor tornam-se fundamentais para vender o seu peixe e fazer com que os financiadores invistam não só na empresa, mas na pessoa que estará à frente dela.

Demonstre ter garra, pensamento estratégico e capacidade de superar desafios, mas também muita flexibilidade e vontade de aprender, já que os investidores podem ter poder de influenciar as decisões e participar da capacitação.

Demonstre que seu modelo de negócio é válido

É necessário mostrar para o investidor que tudo o que falta é dinheiro e estrutura, porque o seu modelo de negócio funciona de verdade! Para isso, novamente, o plano de negócio é uma excelente ferramenta.

Ele serve como base para prospectar situações e demonstrar como as suas soluções podem resolver problemas do consumidor como nenhuma outra marca vai conseguir.

Deixe claro que o dinheiro vai voltar

Com certeza, qualquer pessoa que coloque um dinheiro na sua empresa vai querer recebê-lo de volta, e é necessário demonstrar que você tem um plano para fazer com que o valor investido não só retorne, mas se multiplique.

Faça estimativas a longo prazo demonstrando quanto tempo levará para que o investimento feito seja levantado. O mais importante, aqui, é que esse planejamento seja baseado em dados do mercado e em projeções reais, nada de tentar iludir o investidor aqui, hein!

Seguindo esses passos, tem muito mais chances de receber um aporte para o seu negócio e ver a ideia que você teve transformada em um empreendimento de muito sucesso! 

Related posts
EmpreendedorismoPresença digitalProdutos UOL Meu NegócioSoluçõesTudo para seu Site

Como criar uma landing page de forma rápida e assertiva

6 Mins read
Saber como criar uma landing page de forma rápida e assertiva é a melhor estratégia para quem quer potencializar a geração de…
EmpreendedorismoEmpreender na internetIdeias de negócioMercado DigitalVendas Online

O que é marketplace e como funciona?

5 Mins read
Um marketplace é uma plataforma online que reúne diversas empresas, oferecendo uma ampla variedade de produtos em um só lugar. Nele, os…
Empreendedorismo

UOL HOST na Feira do Empreendedor SEBRAE 2024

3 Mins read
O UOL HOST estará presente na Feira do Empreendedor SEBRAE 2024, um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil. O evento acontecerá…