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Carrinhos abandonados como recuperar e aumentar suas vendas online

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O carrinho abandonado é um dos principais pesadelos de qualquer lojista: o cliente vai até a sua loja, seleciona o produto, mas não finaliza a compra. O desafio é entender o que causou a rejeição e criar soluções para oferecer uma experiência mais fluida para esse consumidor.

Imagine investir em campanhas de mídia paga, criar conteúdos para redes sociais, desenvolver fluxos de e-mail marketing e muitas outras estratégias para levar o consumidor até a sua loja virtual. Chegando no site, ele visita as páginas, seleciona os produtos, mas o medo se concretiza: ele deixa o carrinho abandonado.

Segundo uma pesquisa da Akamai Technologies, 7 em cada 10 usuários abandonam suas compras em algum ponto das suas jornadas. Acompanhar e entender esse movimento é o ponto mais básico para corrigir eventuais erros no fluxo para proporcionar uma experiência mais fluida para os seus clientes.

Pensando nisso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para que o número de carrinhos abandonados diminua no seu e-commerce. Continue a leitura para descobrir o que fazer!

O que é um carrinho abandonado?

Um carrinho abandonado acontece quando um cliente adiciona produtos ao carrinho de compras, mas não finaliza a transação. É como estar em uma loja física, selecionar vários itens e, no último momento, deixar as compras de lado e sair sem levar nada.

Esse comportamento é mais comum do que você imagina e pode ser um grande obstáculo para o crescimento das suas vendas. Quanto mais alta for sua taxa de abandono, mais você precisa se concentrar em encontrar soluções que mantenham seus clientes engajados até a conclusão do pedido.

Qual é a importância de entender a causa de um carrinho abandonado?

Entender por que seus clientes estão abandonando os carrinhos é o primeiro passo para reduzir essa taxa. Cada cliente que abandona a compra representa uma venda potencial não realizada. E quanto mais carrinhos são deixados para trás, maiores as perdas de receita.

Além disso, identificar os motivos específicos do abandono permite que você tome decisões informadas sobre melhorias em seu site e na experiência do usuário. Isso pode incluir ajustes no processo de checkout, políticas de frete ou até na comunicação com o cliente durante a jornada de compra.

Quais as principais causas de carrinho abandonado?

Sem o entendimento, qualquer tentativa de recuperação se torna um tiro no escuro para a sua loja. Com tantos lojistas vivenciando experiências ruins nesse sentido, é possível aprender com erros do passado e evitar algumas das principais causas de abandono de carrinho.

Custo inesperado

Um dos maiores culpados pelo abandono de carrinhos é o aumento inesperado no custo total da compra. Muitos clientes decidem abandonar a transação ao verem taxas adicionais, como frete ou impostos, que não esperavam. Uma compra que custava R$ 100,00 passou para R$ 130,00 com o frete? O consumidor não vai querer pagar.

Apesar de nem sempre ser uma decisão do lojista — já que envolve fornecedores dos produtos e mesmo de serviços de logística —, existem formas de solucionar. Uma das formas é ser transparente desde o início: mostre as estimativas de custo no início do processo de compra e evite surpresas na etapa final.

Uma estratégia simples é implementar um cálculo de frete no carrinho ou até mesmo no produto é uma boa prática. Assim, no momento em que o usuário seleciona o item, ele já tem uma ideia de quanto vai custar a compra final.

Condições de frete e entrega

O frete pode ser outro fator decsivo para concluir ou abandonar uma compra. Se o cliente acredita que o custo de entrega é muito alto, ele pode desistir. E é por isso que oferecer frete grátis a partir de um determinado valor pode ser uma estratégia eficaz para aumentar as vendas e reduzir a taxa de abandono.

Uma solução é implementar campanhas de frete grátis para compras acima de um valor específico. Isso incentiva o cliente a gastar mais e, ao mesmo tempo, diminui a percepção de custo inesperado. Analise a viabilidade financeira dessa estratégia para seu negócio e ajuste as margens de lucro para ter benefícios para os dois lados.

Poucas opções de pagamento

Outro fator que contribui para o abandono de carrinhos é a falta de opções de pagamento. Nem todos os clientes utilizam o mesmo método para pagar suas compras, e a ausência de alternativas pode levar o cliente a procurar outro site que ofereça mais flexibilidade.

Se uma loja virtual não oferece uma variedade de opções de pagamento, como cartões de crédito, Pix, transferências bancárias, entre outras, isso pode levar ao abandono de carrinho. Com isso, as lojas devem se certificar de que estão integrando métodos de pagamento populares e confiáveis para atender às necessidades de um público diversificado.

Site que não parece seguro

A segurança do site é uma preocupação cada vez mais frequente entre os consumidores. Ou seja, se os clientes não confiam na segurança do site, é provável que abandonem seus carrinhos. Um design desatualizado, a ausência de selos de segurança ou um processo de pagamento complexo podem gerar desconfiança, levando o cliente a abandonar o carrinho.

Para construir confiança, as lojas virtuais devem investir em segurança e comunicar claramente suas medidas de proteção de dados. Uma das formas de se fazer isso é investir em certificados SSL, exibir selos de segurança e implementar um design profissional e moderno em sua loja virtual, além de um processo de checkout que seja simples, rápido e, acima de tudo, seguro.

Como calcular a taxa de abandono de carrinho?

Conhecer a taxa de abandono de carrinho pode garantir maior organização para sua empresa. Para isso é necessário ter uma média da taxa de conversão de compra dos carrinhos. 

Por exemplo, digamos que sua empresa tem uma taxa de vendas de 1,5%, assim:

  • Taxa de abandono = 100% – (taxa de conversão em compras)
  • Taxa de abandono: 100% – 1,5%
  • Resultado: taxa de abandono = 98,5%

10 estratégias para recuperar carrinhos abandonados

Agora que você sabe calcular a taxa de abandono de carrinho, vamos conhecer outras estratégias para aumentar suas vendas.

1. E-mails de recuperação

Um dos métodos mais eficazes para recuperar carrinhos abandonados é enviar um e-mail de lembrete para o cliente. Configure um e-mail automático para ser enviado algumas horas após o abandono, oferecendo um lembrete amigável e, se possível, um incentivo extra, como um desconto.

2. Notificações push

Complementando a estratégia acima, você pode usar as notificações push para lembrar seus clientes de que eles têm itens no carrinho. Essa abordagem é menos invasiva do que o e-mail e pode gerar resultados rápidos, especialmente quando o cliente já está ativo em outro dispositivo.

3. Remarketing

Invista em campanhas de remarketing no Google e nas redes sociais. Com essa estratégia, você pode exibir anúncios para os clientes que visitaram seu site e abandonaram o carrinho, incentivando a retornar e finalizar a compra. Não existe solução mais segmentada do que essa para ter conversões.

4. Chatbots e atendimento ao cliente em tempo real

Muitas vezes, os clientes abandonam o carrinho porque têm dúvidas que não foram respondidas a tempo. Implementar um chatbot ou um canal de atendimento em tempo real pode ajudar a resolver essas dúvidas no momento em que surgirem.

O cliente quer saber sobre o caimento de uma blusa ou a compatibilidade de um produto eletrônico com outro que tem em casa? Rapidamente o seu time pode oferecer uma solução e evitar que ele abandone o carrinho.

5. Recuperação via WhatsApp

Ferramentas de automação no WhatsApp são cada vez mais usadas para recuperação de carrinhos. Envie uma mensagem personalizada ao cliente, mencionando o produto deixado no carrinho e oferecendo suporte ou um incentivo para finalizar a compra, é mais uma forma de reforçar esse lembrete.

6. Ofereça um desconto exclusivo

Para aqueles clientes que estão na dúvida entre finalizar ou não a compra, oferecer um desconto adicional pode ser o incentivo que falta. Configure essa estratégia para ser usada em casos específicos, como uma segunda tentativa de recuperação, aproveitando que o usuário está no meio do seu processo de decisão.

7. Facilite o checkout

O processo de checkout longo e complicado é uma das principais causas de abandono. Simplifique o processo, permita a compra como “convidado” e integre formas rápidas de pagamento, como o one-click payment ou carteiras digitais.

Afinal, pedir muitas informações pode afastar seus clientes e assim fazer com que eles abandonem seus carrinhos. Por isso, foque em garantir as informações mais relevantes de seus clientes para entregar o melhor durante o envio dos produtos.

8. Avalie o frete e os métodos de envio

Como já falado, um dos problemas principais do abandono de carrinho tem relação direta com os métodos e valores de frete. Por isso, ofereça ao seu cliente a possibilidade de calcular o frete com base no CEP direto em sua página da loja virtual.

Isso vai garantir maior poder de escolha e apresentar valores reais com base na agência dos Correios, a principal responsável por fretes no país. 

Aproveite também para oferecer frete grátis para valores mínimos, garantindo menor abandono de carrinho e assim movimentando suas vendas.

9. Deixe a sua loja mais segura

Como falamos mais acima, é importante que sua loja virtual transmita segurança para os clientes, principalmente para aqueles que vão realizar sua primeira compra em seu negócio.

Por isso, faça questão de apresentar os certificados de segurança em sua página e, ainda mais fundamental, tenha seu negócio hospedado em plataformas seguras e que transmitam credibilidade.

10. Teste diferentes abordagens

Também é importante entender que nem todas as estratégias vão funcionar da mesma forma para todos os negócios. Por isso, é importante testar diferentes abordagens de recuperação de carrinho e ajustar suas estratégias com base nos resultados obtidos, criando soluções mais personalizadas para seus clientes.

Pensando em não desperdiçar esforços das suas equipes na aquisição de clientes, as estratégias para recuperar carrinhos abandonados é essencial para qualquer e-commerce que deseja aumentar suas vendas. A chave está em identificar os desafios enfrentados pelos clientes e oferecer soluções e ajustes nessa jornada.

Para resolver boa parte dos problemas que resultam em um carrinho abandonado, uma alternativa para o seu negócio crescer é utilizar a Loja VirtUOL: você cria o seu site com taxa zero sobre venda e pode escolher o melhor plano para os seus objetivos!

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