As principais estatísticas que você precisa analisar na sua loja virtual

As principais estatísticas que você precisa analisar na sua loja virtual

Veja quais são os dados mais importantes para medir o sucesso do seu e-commerce

sucesso de uma loja virtual depende de vários fatores, como qualidade do produto, rapidez no atendimento e a experiência de compra. No entanto, um dos pontos mais importantes para garantir a sobrevivência dela é saber analisar as estatísticas e avaliar o desempenho do seu negócio.

Existe uma série de métricas que devem ser acompanhadas para que você possa tomar as melhores decisões em épocas como datas comemorativas ou quando as vendas estão fracas. É importante dedicar um tempo para estudar os números, pois, a partir deles, você compreenderá como seus clientes compram, quais produtos não têm saída, entre outras informações.

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Acredite, é possível vender mais e melhor com a ajuda dos indicadores. Veja, abaixo, as principais estatísticas que você precisa analisar na sua loja virtual:

Número de visitantes

Por meio da quantidade de pessoas que visita sua loja é possível avaliar quantas páginas foram visualizadas em períodos específicos. Ou seja, você pode acompanhar a evolução de uma campanha de ofertas e comparar se o número de page views está aumentando ou não. Afinal, quanto mais usuários visitam a sua loja, maiores são as chances de as vendas aumentarem.

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Outra vantagem de acompanhar essa estatística é que você fica sabendo se há algo errado com seu site, se as informações ou imagens estão sendo acessadas pelos visitantes e identificar possíveis problemas com mais rapidez. Por exemplo, se muitos usuários acessam determinada página da sua loja, mas pouquíssimas visitas estão sendo convertidas em vendas, tem algo errado ali.

Margem de lucro por produto

Ter noção do quanto você vende é essencial. Mas, mais do que isso, é preciso saber se o lucro condiz com o volume de vendas. Ou seja, não adianta vender bastante se, no fim do mês, o lucro não é o esperado. Essa estatística precisa ser alinhada com os produtos mais vendidos na sua loja virtual.

Às vezes, é preciso fazer uma análise dos preços das mercadorias e até mesmo aumentar alguns valores, pois você pode estar deixando de ganhar por conta de uma precificação errada. Além disso, é interessante dar mais destaque aos produtos que trazem melhores resultados. E com essa métrica fica mais fácil de identificar quais são eles.

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Vendas por período

Os pedidos também fornecem informações valiosas para donos de lojas virtuais. É importante acompanhar todos os pedidos por meio do número, data e valor e analisar quais foram convertidos em vendas a cada mês.

Por meio dessa estatística, é possível analisar, de forma detalhada, cada venda, o histórico de status de evolução do pedido e identificar picos de vendas. Na sequência, vamos falar de uma métrica que faz muito sentido combinada com a taxa de vendas por período.

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Taxa de conversão

Uma das estatísticas mais importantes que você precisa acompanhar é a taxa de conversão da sua loja virtual. O cálculo é simples: basta dividir a quantidade de transações da sua loja em um determinado período pelo volume de visitantes nos mesmos dias.

Importante lembrar que não há uma taxa padrão para e-commerces, pois cada empresa tem suas particularidades. O primeiro passo é calcular a sua taxa de conversão e fazer isso em períodos distintos. Você encontrará a sua média e, a partir daí, poderá traçar metas de vendas mensais para que a taxa de conversão se mantenha ou aumente. É uma estatística que diz muito sobre a evolução do negócio.

Carrinho abandonado

Os pedidos não finalizados também são métricas que revelam muito dos consumidores da sua loja. Afinal, o relatório dos pedidos não finalizados é um importante instrumento para recuperar vendas não efetivadas.

Você pode identificar em qual momento o cliente abandonou a compra e como reverter essa situação. Pode ser no momento do cálculo do frete, na forma de pagamento, entre outros fatores. Na loja virtual do UOL, por exemplo, todos os passos do usuário são rastreados. Assim, se ele desiste do pedido, o empresário pode acessar o relatório de Pedidos Não Finalizados.

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Funil de compras

Assim como o carrinho abandonado, os dados do funil de compras da sua loja virtual são essenciais para você compreender o comportamento dos clientes. O relatório mostra o caminho do processo de compra, desde a vitrine até o carrinho de compras. Assim, é possível identificar o momento da navegação em que seus clientes estão desistindo da compra. A partir daí, você pode montar uma estratégia para reverter a situação.

Reunimos neste post as principais estatísticas, mas lembrando que existem outras métricas para plataformas mais robustas open source, como Prestashop ou Magento. O importante é não deixar de acompanhar e estudar o negócio! E contar sempre com o UOL Meu Negócio, pois aqui há planos para todas as plataformas!