Faça o cliente que não comprou nada voltar à sua loja
Atrair visitantes para sua loja virtual é, sem dúvida, uma preocupação constante. Mas há outra ação tão importante quanto essa, que, muitas vezes, fica de lado: converter as visitas em compras. E o retargeting pode ajudá-lo nessa missão.
A taxa de conversão é o resultado da divisão do número de pessoas que compram na sua loja pelo número de visitantes. Ou seja, é o percentual de usuários que chegam ao seu site e vão até o fim do pedido.
Quanto maior essa taxa, melhor. Mas, infelizmente, na maior parte dos e-commerces brasileiros, esse número ainda é tímido.
De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, empresa americana de marketing, a taxa média de conversão de visitas em compras no comércio eletrônico brasileiro é de apenas 1,65%.
A boa notícia é que o retargeting pode ajudá-lo a aumentar em muito essa taxa. Segundo a empresa francesa de marketing Criteo, o retargeting é capaz de aumentar em até 70% a possibilidade de conversão.
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Afinal, o que é retargeting e como aplicá-lo em minha loja?
Já deve ter acontecido com você. Ao navegar em uma loja virtual de sapatos, você chegou a mostrar interesse por um tênis, colocou o produto no carrinho, mas acabou não comprando e saiu do site.
Na sequência, você recebeu um e-mail da loja lembrando você da compra não finalizada e, depois, o mesmo apareceu em sua linha do tempo nas redes sociais.
Coincidência? Não, isso é o retargeting. Isso acontece porque existe uma série de ferramentas que registram o comportamento de cada visitante em seu site profissional e disparam ações para mostrar o produto novamente, seja em seu e-mail ou em outras páginas, caso não tenha efetivado a compra.
Quem usa a Loja Virtual tem esse recurso à sua disposição. Como o site já vem integrado ao PagSeguro, sempre que algum cliente coloca um produto no carrinho, mas não encerra a compra, o sistema envia um e-mail lembrando que ele precisa concluir o pagamento para receber o pedido.
E a estratégia traz resultados. Confira algumas estatísticas da especialista em remarketing SaleCycle:
• Quase metade (44,1%) de todos os e-mails de recuperação de carrinho são abertos;
• Mais de um décimo (11,6%) de todos os e-mails de recuperação de carrinho são clicados;
• E cerca de um terço dos cliques (29,9%) se converte em compras.
Para fazer um bom e-mail de retargeting, siga essas dicas:
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Não perca o timing: e-mails enviados em até 20 minutos, após o abandono, têm uma conversão média de 5,2%, segundo a SaleCycle.
Seja claro no título: Mencione sua marca no título e lembre o cliente que ele deixou itens no carrinho de compras.
Crie um senso de urgência: Use títulos como “Seu produto estará disponível por 24 horas” para agilizar a decisão.
Lembre-o do que deixou para trás: destaque todas as qualidades e vantagens do produto que foi deixado no carrinho. Quanto mais detalhes, melhor. Inclua, se possível, depoimentos de usuários satisfeitos.
Use calls to action: Inclua um botão com um “atalho” para que o cliente conclua a compra, com um texto direto, como: “Leve-me de volta ao carrinho”, “Conclua sua compra” ou “Completar pedido”.
Ainda não usa a Loja Virtual do UOL? É simples: você se cadastra e começa a vender em menos de 15 minutos.