A Black Friday brasileira atingiu este ano, pela primeira vez, a casa de 1 bilhão de reais de faturamento no comércio eletrônico.
Segundo a consultoria especializada no comércio eletrônico E-bit, as compras realizadas durante as 24 horas da última sexta-feira de novembro (28) somaram 1,16 bilhão de reais, o que representa um crescimento de 51% em relação a 2013.
Já a consultoria especializada em SEO Conversion registrou um resultado um pouco mais animador. De acordo com esse levantamento, o evento movimentou cerca de 1,3 bilhão de reais e registrou um aumento de 71% em relação à última edição, de 2013.
A Conversion afirma também que mesmo as lojas que não participaram nominalmente da Black Friday registraram um aumento médio de 31% nas vendas em relação ao ano anterior. E prevê ainda que o evento, em 2015, deve atingir a marca de 2 bilhões de reais de faturamento somente no comércio eletrônico.
Produtos e pedidos
O volume de pedidos ultrapassou 2,2 milhões, com o tíquete médio de 522 reais, segundo a E-bit, o que representa um crescimento de 32% em relação à última edição.
E mais, as ofertas atraíram o total de 1,2 milhão de consumidores únicos, sendo que 18% deles aproveitaram o momento e realizaram sua primeira compra pela internet.
As categorias que mais venderam na Black Friday foram Telefonia e Celulares, Eletrodomésticos, Moda e Acessórios e Informática e Eletrônicos.
A E-bit ainda comparou a última sexta-feira a uma sexta-feira comum (no caso, a última sexta feira de outubro de 2014), e constatou que, nesse cenário, a Black Friday teve um faturamento 867% superior à outra sexta, cresceu 619% na quantidade de pedidos e teve aumento de 536% em número de consumidores únicos.