Entenda porque o checkout transparente é tão importante no mundo do e-commerce e como ele aperfeiçoa e experiência do usuário
Transformar os visitantes de lojas virtuais em compradores não é uma tarefa fácil. No Brasil, há uma porcentagem muito grande de pessoas que abandonam os produtos no carrinho na loja virtual. Se você é dono de um e-commerce, provavelmente sempre procura por formas de aumentar as vendas e gerar lucro para o seu investimento.
O checkout transparente veio para auxiliar na redução dessa porcentagem e incentivar de forma fácil e rápida a compra do produto pelo usuário, evitando que ele desista da compra na última hora.
Simplificar a experiência do usuário ao fechar a compra é um passo importante para que não ocorra essa desistência. Quanto menos passos e burocracia ao fazer o pagamento, mais feliz o cliente ficará e mais rápido irá alcançar seu objetivo de maximizar o retorno financeiro.
Veja a seguir como o checkout transparente funciona o quais as vantagens esse recurso pode trazer para a sua loja virtual.
- Entenda a diferença entre checkout transparente e checkout padrão
- Vantagens em ter um checkout transparente na sua loja virtual
- Como colocar o checkout transparente no seu e-commerce?
Entenda a diferença entre checkout transparente e checkout padrão
A diferença entre os dois tipos de checkout é bem simples de entender. No checkout transparente, a efetivação da compra acontece dentro do próprio site. Já no checkout padrão, o cliente é redirecionado para uma outra plataforma para efetuar o pagamento, como PayPal, Pagseguro, Mercado Pago, entre outros.
No checkout transparente, o cliente irá informar seus dados em apenas uma página, que irá constar também a forma de pagamento, do qual é finalizado após o preenchimento de todos os campos solicitados nesta página.
O checkout padrão utiliza de um site intermediador para efetuar o pagamento, ou seja, o cliente é redirecionado, onde também terá que inserir todos os dados e formas de pagamento para efetuar a compra.
Vantagens em ter um checkout transparente na sua loja virtual
Adquirir esse método como pagamento no seu e-commerce gera benefícios tanto para o cliente, quanto para você, pois ele possibilita o aumento de vendas e lucros.
Melhora na experiência do consumidor
Atualmente, os consumidores, além de desejar um determinado produto, eles valorizam muito a experiência que teve com o site. A sua loja virtual deve oferecer opções que agregam e beneficiam o dia-a-dia das pessoas.
Pedir dados desnecessários aumenta a chance de abandono de produtos no carrinho. Trazer mais rapidez e simplicidade faz com que ele continue no site e finalize a compra.
Personalização de pagamento
A configuração flexível de pagamento possibilita uma personalização conforme a necessidade da sua loja virtual, sem precisar ser redirecionado a outro site. Assim o comerciante tem a possibilidade de testar e adaptar as formas de pagamento conforme o resultado das conversões.
Simplicidade no preenchimento de dados
Aquele monte de dados desnecessários na hora de preencher para efetuar o pagamento muitas vezes é a razão do cliente deixar a compra para trás. Com o checkout transparente, isso não ocorre, pois o cliente deverá apenas fornecer informações importantes para a finalização na compra.
Além disso, outro ponto positivo é a economia no espaço de armazenamento do site, pois quanto menos informação tiver, menos espaço irá precisar.
Profissionalismo e confiança da marca
Fazer com que o cliente não precise ser redirecionado para outra página, gera um maior profissionalismo por parte da empresa e confiança do cliente com a plataforma. Esse tipo de agilidade e simplicidade transmite credibilidade maior na experiência do usuário.
Rapidez
Hoje em dia, as pessoas prezam muito por rapidez e tudo o que facilite o seu cotidiano. Com os e-commerce não é diferente. Ter uma forma de pagamento burocrática e demorada desestimula o consumidor a finalizar a compra, interferindo diretamente nos resultados financeiros da empresa.
Como colocar o checkout transparente no seu e-commerce?
Se você não quer perder cliente, então deve se atentar a forma de pagamento da sua loja virtual. Muitos fatores como medo de comprar em um site desconhecido, indecisão sobre o produto, impaciência para o preenchimento de dados e confusões por conta de muitas opções fazem com que o cliente desista da compra.
Iremos citar a seguir algumas dicas que irão impactar no momento da compra do cliente e melhorar a experiência deles na hora do pagamento.
Mostre segurança
Lembre-se que reputação gera dinheiro. Portanto, invista em selos de segurança para aumentar significativamente sua taxa de conversão.
Colocar selos da Norton, Confianet e certificados SSL mostra que seu site é realmente seguro, transmitindo confiança aos clientes.
Design do checkout
Não apenas o checkout do seu navegador deve estar funcionando perfeitamente, mas também o modo mobile.
Com o aumento de compras pelo celular cada vez mais constantes, é fundamental que o design, cores, botões e funcionalidades devam ser os melhores possíveis, porém é importante sempre manter a linguagem e identidade visual do seu site.
Informe sobre erros de preenchimento
É muito comum que haja erros na hora de preencher os dados, afinal estamos falando de vários números e informações.
Validar esses dados quando corretos pode evitar esses preenchimentos errados. Isso vale também para a validação automática do cartão a ser utilizado pelo consumidor, facilitando a visualização de erros pelo próprio cliente.
Esses detalhes geram um impacto positivo do consumidor em relação ao site.
Facilite para quem já é “freguês”
Uma conexão rápida por meio do Facebook Connect, Google, entre outras, permite facilitar muito o preenchimento de dados da pessoa. Com eles, é possível, com praticamente um clique, que o cliente efetue a compra sem precisar preencher tudo novamente nesse site.
O checkout transparente é uma forma eficiente para você melhorar as vendas e lucros da sua loja virtual. Como vimos, ele gera rapidez, profissionalismo e segurança para o comprador, evitando assim que ele deixe de comprar seus produtos por conta de burocracia ou medo.
Não seja como muitos vendedores que acabam deixando essa etapa do desenvolvimento do e-commerce de lado. Você poderá perder muito dinheiro por haver tantos produtos deixados no carrinho. Portando se atente a essas dicas e tenha sucesso com as vendas.