Quer ficar à frente de sua concorrência? Experimente essas 10 táticas simples!

Quer ficar à frente de sua concorrência? Experimente essas 10 táticas simples!

Até mesmo o maior dos negócios online que ostenta produtos revolucionários e os preços mais baixos enfrentam dura concorrência online.

Isso ocorre porque existem centenas de empresas que afirmam satisfazer as mesmas necessidades ou necessidades semelhantes, competindo agressivamente pela atenção dos clientes. 

Nem toda empresa pode se dar ao luxo de gastar grandes somas de dinheiro em campanhas e anúncios pay-per-click. 

No entanto, com poucos recursos, zelo e essas 10 dicas, você pode criar uma presença online que não apenas o ajudará a vencer sua concorrência, mas também o manterá em boa posição quando se trata de imagem de marca e lealdade. 

1. Identifique e amplie sua proposta de venda exclusiva

Por que as pessoas deveriam escolher fazer negócios com você e não com seus concorrentes? 

As pessoas não serão influenciadas a menos que você lhes dê uma razão convincente para isso. Você precisa oferecer a eles algo novo ou apenas ser muito melhor no que quer que seus concorrentes estejam fazendo. 

Em outras palavras, você precisa encontrar uma Proposta de Venda Única (USP) que o ajude a se destacar e estimule as pessoas a prestarem atenção.

 Por exemplo, a rede de pizzarias Domino’s oferece entrega de pizza em 30 minutos, ou sua pizza é grátis. Em todo o mundo, a Amazon é conhecida por seu atendimento impecável.

2. Analise seu público

Sem uma compreensão profunda de quem é o seu público, o que eles procuram e como respondem a você, você não está maximizando o quanto poderia potencialmente atender às expectativas deles. 

E com tantas ferramentas de análise à sua disposição, seria negligente não usá-las para fortalecer sua presença online. 

Ferramentas como o Google Analytics irão ajudá-lo a rastrear o tráfego do seu site e também dar uma ideia sobre o tipo de público que você está atraindo. 

Isso ajudará você a entender melhor o que está funcionando e o que não está.

 Para a mídia social, cada plataforma tem suas ferramentas integradas, como o Facebook Insights, Instagram Insights, e o Twitter Analytics, que produzem informações valiosas sobre o seu público, incluindo sua localização geográfica e os horários do dia em que eles são mais ativos. 

Use essas informações para criar um calendário de mídia social de postagens de alto desempenho potencialmente para momentos em que receberiam o máximo de visualizações.

3. Forneça um serviço ao cliente impecável

Os clientes têm muitas opções de escolha no mercado e não há como você descuidar em fornecer a eles a melhor experiência possível. 

Isso inclui não apenas a venda de um ótimo produto ou serviço a um preço razoável, mas também pagamentos e entrega sem complicações, informações relevantes e adequadas sobre produtos/serviços e, o mais importante, atendimento impecável. 

Também no atendimento ao cliente, você não deve apenas ser capaz de resolver os problemas dos clientes de maneira eficaz e oportuna, mas também tornar essa interação o mais agradável e memorável possível para eles. 

Isso é mais difícil do que parece: embora possam ser necessárias várias experiências consistentemente boas para que as pessoas se tornem seus clientes fiéis, uma única experiência desagradável pode desanimá-los. 

Falando de forma realista, no entanto, haverá casos em que você não conseguirá atender às expectativas de seus clientes. 

No entanto, por meio da escuta paciente e da resolução de problemas (em vez de assumir uma postura defensiva), você pode mostrar a eles que realmente se preocupa com a satisfação deles e fará o que for necessário para ajudá-los.

 

4. Crie conteúdo significativo

Existem várias maneiras pelas quais um conteúdo de alta qualidade, relevante e envolvente pode dar a você uma vantagem sobre seus concorrentes.

       É ótimo para SEO, pois permite que você incorpore palavras-chave e gere informações que as pessoas estão procurando.

       Eleva sua reputação como especialista do setor e fonte confiável.

       Mostra aos clientes que você não mede esforços para fornecer-lhes todas as informações de que precisam para tomar uma decisão informada.

Quando se trata de conteúdo, há possibilidades infinitas, de artigos sobre tendências do setor a vídeos de instruções para seus produtos, podcasts, e-books e muito mais. Faça experiências com diferentes formatos e tópicos para saber o que ressoa melhor com seu público.

5. Estabeleça sua autoridade

Além do conteúdo, existem outras maneiras de se estabelecer como uma fonte confiável e confiável para se destacar de seus concorrentes online. 

Use o nome de domínio correto

Um nome de domínio que é único o suficiente para despertar o interesse das pessoas e direto o suficiente para dizer a elas exatamente o que elas podem esperar de você pode percorrer um longo caminho na criação de uma imagem de marca online favorável.

Por exemplo, www.ecocorner.store informa às pessoas que você é uma loja online que vende produtos ecológicos; www.aprendatrompete.online diz claramente que este é um site que ensina como tocar trompete online.

O uso de novas extensões de domínio, como .TECH, .SITE, .SPACE, .UNO e muito mais, permite que você estabeleça seu nicho e construa uma marca online relevante e mais brandable.

Obtenha conhecimento de mídia

Mostre sua experiência criando postagens de convidados em sites de conteúdo relacionados ao setor, fornecendo citações de histórias e participando como palestrante em webinários e eventos de mídia social ao vivo.

Participe de fóruns/comunidades

Junte-se a comunidades online em sites como Reddit e Quora para aprender sobre o que as pessoas estão falando e abordar suas preocupações. No entanto, isso não deve ser visto como um truque de marketing, mas como uma maneira de você usar seu conhecimento para fornecer valor ao seu público.

6. Otimize para celular

De acordo com este estudo da Statista de 2019, o tráfego móvel constituiu pouco mais da metade do tráfego global da Internet naquele ano. Esse número só vai aumentar e, se você ainda não criou uma presença online que atenda a esse segmento de internautas, continuará atrás da concorrência.

Nem todo mundo tem acesso a um computador o tempo todo, então você deve prestar atenção em como seu site carrega e aparece em dispositivos móveis. Certifique-se de que ele tem uma velocidade de carregamento rápida. Verifique como o texto, as imagens, os vídeos e outras partes aparecem na tela do telefone. Certifique-se de que todo o conteúdo relevante seja dimensionado para caber na tela pequena.

7. Envolva-se pessoalmente

Cada cliente deseja se sentir especial e saber que você entende suas necessidades. Isso não significa que você vai conhecer cada um pessoalmente (isso é altamente impossível), mas significa que você torna sua comunicação com eles o mais íntima e relevante possível.

O engajamento pessoal consiste em estudar seu comportamento de navegação, manter guias em seu histórico de pesquisa e compra e enviar informações sobre produtos e serviços que são mais relevantes para eles.

Por exemplo, digamos que você seja uma loja de animais online. De acordo com o rastreador da sua loja de comércio eletrônico, há um cliente que compra regularmente comida para cachorro.

Mais recentemente, eles compraram muitos brinquedos para cachorros, então você pode adivinhar que eles ganharam um novo cachorro. 

Quando você enviar e-mails sobre produtos relevantes, como ração para filhotes e materiais de treinamento, eles saberão que você compreende suas necessidades.

Pelo contrário, se você enviar a eles um e-mail em massa sobre sua mais nova coleção de comida de gato, isso será irrelevante e não agregará nenhum valor ao seu negócio.

8.  Mantenha o design do seu site impecável

Além de uma velocidade de carregamento rápida e conteúdo de qualidade, o design do seu site também desempenha um papel importante na criação de uma experiência favorável para o cliente. Todos desejam encontrar e navegar facilmente pelo que procuram.

Eles desejam um processo de transação que seja rápido e descomplicado, sem formas longas e de aparência suspeita. 

Eles querem informações que sejam claramente exibidas com recursos como fotos ampliadas e visualizações em 360 graus para examinar os produtos com cuidado (no caso de lojas de comércio eletrônico).  

 

Enquanto você torna seu site o mais amigável possível, concentre-se em sua aparência. Está de acordo com o objetivo do seu negócio? 

Isso evoca felicidade, confiança e segurança nos visitantes? O design certo promove seu senso de estética e sua credibilidade. 

9. Construa uma identidade de mídia social significativa

As mídias sociais permitem que você se conecte com seu público em um nível emocional e intelectual, construa uma comunidade em torno deles que vai além de um relacionamento cliente-negócio. 

As pessoas estão cada vez mais cerebrais em seu comportamento de compra. Eles procurarão marcas com as quais possam se relacionar, que estejam de acordo com suas crenças, como ecologicamente correta, totalmente natural, livre de testes em animais e assim por diante.

Não seja apenas um negócio. Use suas contas de mídia social para criar uma narrativa forte em torno de sua marca por meio de histórias sobre a filosofia de sua marca, sua visão e sua paixão. Em breve você estará bem distante de sua concorrência online. 

10. Estude sua concorrência

Você não pode vencer sua concorrência se não souber o que está enfrentando. Estudar seus concorrentes não é com a intenção de emulá-los, mas para entender o que eles estão faltando e o que você pode fazer melhor.

Existem várias ferramentas online, como o Sprout Social, SEMRush e o Ahrefs, que realizam análises de concorrentes para você em parâmetros-chave. Use-os para melhorar seu jogo e, de fato, vencer seus concorrentes em seu próprio jogo.

 Conclusão

Vencer a concorrência online significa se reinventar constantemente, acompanhando as tendências do setor e atualizando sua compreensão do público. 

Incorporar essas 10 ideias em sua estratégia de marca não apenas ajudará a atrair novos clientes, mas fará com que eles voltem para mais.

 

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