Você acredita que a forma mais eficiente de aumentar vendas é trazendo mais clientes para sua loja virtual (afinal mais usuários é igual a mais consumidores)? Bem, o resultado nem sempre é tão lógico assim.
Quando você foca seus esforços somente em aumentar o tráfego, é possível se deparar com uma porcentagem amarga de compras que não chegaram a ser finalizadas com sucesso. Isso significa que algumas etapas em seu processo de conversão precisam ser melhoradas.
Como resolver esse problema? Vamos lá:
Reveja seus anúncios
Se os consumidores que estão chegando por meio de buscas não estão finalizando a compra, pode ser que as palavras-chave em que você está investindo para aparecer nos buscadores não estejam trazendo as pessoas certas para sua página. Neste caso, você precisa avaliar melhor essa lista de termos.
Preste atenção ao funil
Acompanhar qual o percurso que os seus e-consumidores fazem em sua loja virtual é importante para conseguir identificar o que precisa ser alterado. Algumas etapas extras ou desnecessárias até a finalização da compra podem afastar o cliente.
O Google Analytics pode ser uma opção para você acompanhar esse caminho feito pelos usuários e identificar em qual página eles mais desistem das compras.
Para clientes que chegam à sua loja através de campanhas de link patrocinado ou e-mail marketing é importante ter landing pages que o levem diretamente até o produto ou promoção anunciados.
Aposte em vídeos
Textos podem ser desinteressantes para o consumidor, além de não permitir que ele veja o produto em detalhes ou até mesmo em ação. Apostar em vídeos é uma forma de contornar esse problema e incentivar a compra.
Invista em tutorias que reforcem os atributos da mercadoria e que sejam úteis para quem está indeciso.
Faça experiências
Cada mercado possui suas peculiaridades, por isso muitas vezes simples mudanças em cores de botão, tamanho ou formato podem contribuir para você atingir seu objetivo de aumentar vendas.
Use testes A/B para descobrir quais opções geram mais conversões.
Se pequenas mudanças não forem suficientes…
Pequenas alterações podem ser suficientes para trazer melhores resultados, porém pode chegar o momento em que o seu e-commerce precise de uma repaginada total.
Um novo design, com melhor usabilidade e novas categorias podem dar um novo fôlego às suas vendas.
Quando você notar que as taxas de conversões aumentaram, é hora de investir em trazer novos consumidores para sua página, aumentando ainda mais o tráfego. A vantagem é que o seu processo de compra já estará aprimorado, o que significa que a chance desses novos visitantes finalizarem a compra será maior.