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Como criar uma Landing Page Irresistível?

5 Mins read

Aprenda a criar uma Landing Page para atrair visitantes, Leads e clientes para seu negócio e comece já vender pela internet

Landing Page, ou página de captura, é a porta de entrada do seu próximo cliente.

Ou seja, são páginas dedicadas a conversões e vendas.

Mas, toda landing page converte e gera vendas? Não, apenas as melhores.

Quer aprender a construir as melhores landing pages? Continue lendo esse artigo e veja o passo a passo para fazer uma landing page irresistível.

  • Mas afinal o que são landing pages?
  • Passo a Passo para criar landing pages irresistíveis
  • Dicas avançadas que só profissionais conhecem
  • Conclusão

Mas afinal o que são Landing Page?

É quase impossível navegar pela internet e não encontrar uma Landing Page por aí.

Por exemplo, neste site você vai ver como o Nubank cria landing pages.

Figura 1 Fonte: https://nubank.com.br/pedir/nu/

Neste caso, o foco da landing page é capturar seu CPF para pedir sua conta e cartão Nubank.

Contudo, essa landing page funciona em duas etapas, pois após preencher seu CPF você é levado para uma nova página:

Figura 2 Fonte: https://nubank.com.br/pedir/nu/

Aqui, você precisa completar suas informações.

Seguindo este exemplo, podemos concluir que uma landing page estabelece uma relação de barganha com o visitante, isto é, ele insere seus dados para receber um benefício em troca (o cartão e conta, no exemplo).

Aí está o principal princípio para criar landing pages irresistíveis:  oferecer algo de valor em troca de informações do usuários capturadas em um formulário.

Ok, mas como oferecer valor para o usuário se converter na minha landing page?

As opções são várias: e-book, lives, infográfico, demonstrações de produto ou consultoria.

Mas, não se preocupe, seja qual for sua oferta, vamos te ajudar a torná-la irresistível nos próximos passos.

Por hora, veja outras características de uma landing pages:

  • Normalmente há poucas informações como links e menus, pois a intenção é direcionar o usuário a tomar uma ação;
  • Sempre há um botão de ação (Call To Action) para levar o usuário ao próximo passo;

Passo a Passo para criar Landing Pages Irresistíveis

A seguir vamos te ensinar o passo a passo para criar a sua própria Landing Pages irresistível, então preste bem atenção, ok?

Antes de iniciar, saiba que os passos a seguir poderão ser aplicados em qualquer plataforma para criação de Landing Page como o KlicPages ou Mailchimp

Preparado? Então vamos nessa.

Conteúdo recomendado: Superguia UOL Meu Negócio: Como planejar uma promoção de sucesso.

Passo #1 – Crie um título impossível de ser ignorado?

O título da sua landing page é seu cartão de visitas, portanto será a primeira coisa a qual seu visitante prestará atenção.

Neste sentido, títulos genéricos como “preencha seus dados para entrarmos em contato” não vão funcionar.

Mas como criar um título impossível de ser ignorado?

Primeiro, encontre o real problema ou benefício da sua oferta. Por exemplo: se você vende um e-book sobre emagrecimento, qual é o principal benefício do produto? Emagrecer, certo?

Porém, todos os seus concorrentes vão usar a mesma palavra, então como torná-la irresistível?

Você pode ser mais específico. Por exemplo, ao invés de usar um título como: “emagreça de vez”, você pode usar “emagreça de vez investido 10 minutos por dia e tenha resultados nos primeiros 30 dias”.

Ser específico é apenas uma das formas de criar títulos irresistíveis. Além disso, você pode fazer perguntas, afirmações e outras técnicas.

Vale lembrar: não subestime sua audiência, ou seja, não minta ou faça promessas falsas – eles vão descobrir e não será nada bom para você ou sua empresa.

Dito isto, use a verdade, mas faça como certa vez alguém disse:

“Fale a verdade, mas a torne irresistível”

Passo #2 – Facilite a leitura da sua mensagem

Após escrever um título irresistível, você deve incluir informações para completar seu título.

Para fazer seu leitor continuar interessado na sua oferta, siga essas orientações:

  • Use bullets Points para “quebrar seu texto”. Isso facilita e deixa a leitura fluída;
  • Diminua o uso de advérbios, ele deixa sua leitura cansativa;
  • Não crie parágrafos com mais de 3 linhas;
  • Mantenha o texto pessoal usando palavras como “você” e “sua”.

Passo #3 – Utilize imagens atraentes

Para explicar melhor esse passo, é mais fácil dizer o que não são imagens atraentes:

  • A primeira imagem que você encontra em um banco de imagem;
  • Foto de pessoas que não representam os valores da sua empresa;
  • Uma imagem de baixa qualidade (use .PNG de preferência)

A imagem deve completar seu título. Desta forma, a imagem servirá como apoio para transmitir visualmente seu real objetivo:

Figura 3 Fonte: https://materiais.rockcontent.com/marketing-no-tiktok

Além de imagens, quando possível utilize vídeos – eles podem ajudar na conversão.

Passo #4 – Mantenha o formulário enxuto

Manter o formulário da sua landing page enxuto, significa incluir apenas informações necessárias. Por exemplo, se você não vende produtos físicos, não precisa incluir o campo “endereço” no formulário.

Mas, não se esqueça: o formulário também serve para qualificar seu Lead (potencial cliente), ou seja, sabendo as características do seu público alvo, aproveite o formulário para perguntá-las.

Por fim, não se esqueça da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Então, ao criar seu formulário, não se esqueça de colocar o link para sua política de privacidade e o campo de consentimento para envio de comunicados

Figura 4 Fonte: https://cadastro.uol.com.br/

Passo #5 – Capriche no botão de ação

Como dito, o botão de ação (Call To Action) da sua landing page levará seu Lead para o próximo passo.

Desta forma, caprichar é despertar o interesse do usuário por meio do uso de palavras fortes e conscientes. Por exemplo:

  • Quero uma consultoria Grátis
  • Baixe agora, baixe grátis;
  • Comprar agora;
  • Reservar minha vaga.

Não é regra, mas dê preferência para verbos e frases curtas.

Dicas avançadas que só profissionais conhecem

Todo bom profissional de marketing reconhece a necessidade de otimizar e aplicar técnicas para aumentar a taxa de conversão de uma landing page.

Nota: taxa de conversão = total de visitantes de um período / usuários que completaram o cadastro e clicaram no botão de ação

Veja alguns deles:

  • Coloque uma tag do Google Analytics para medir as visitas da sua página;
  • Use o Google Optimize para criar teste A/B a fim descobrir qual versão converte mais;
  • Instale o Hotjar para identificar os pontos onde há mais cliques e descobrir como usar isso para aumentar sua conversão;
  • Para ranquear no Google invista sem SEO: pesquise palavras chaves relacionadas, preencha o Meta Description e customize a URL da sua landing page.

Considerações finais

Se você deseja atrair mais visitantes, gerar Leads e vendas para seu negócio, criar uma landing page pode te ajudar a alcançar esses resultados.

Além de publicá-la em seu site ou blog, você poderá compartilhar sua landing page nas suas redes sociais e converter seus seguidores em clientes.

Agora, se o objetivo da sua landing page não é uma venda direta – ou seja, o destino dela não é um página de compra, crie uma estratégia de e-mail marketing para manter o relacionamento com seu Lead.

Certo, mas como posso dar um impulso inicial na minha Landing Page para atrair visitantes rapidamente?

Para isso, você pode investir em Facebook Ads, isto é, impulsionar sua landing page através da maior rede social do mundo.

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