UOL Meu Negócio

Como escolher os melhores meios de envio de mercadorias

O envio de mercadorias é uma etapa importante para o sucesso do seu negócio. Muitos empreendedores investem tempo e dinheiro em diferentes processos da empresa, mas acabam esquecendo que um bom envio pode fazer toda a diferença

Se você quer escolher bons métodos de envio, organizar e planejar suas entregas da melhor maneira possível é preciso dedicar atenção e carinho para essa etapa. Afinal, é com ela também que você vai fidelizar e garantir uma ótima experiência aos seus clientes.

Conheça como escolher o melhor método para o envio de mercadorias e tornar sua empresa ainda mais profissional!

Escolha suas opções de envio de mercadorias

É chegada a hora de encontrar a melhor opção para o envio de seus produtos!

Para isso, conhecer as opções disponíveis no mercado pode ser vantajoso ao seu negócio. Se o dinheiro está curto, você mesmo pode entregar. 

Existem diferentes caminhos para realizar uma boa entrega, veja como:

Principais dúvidas na hora de enviar produtos

O envio de mercadorias é uma etapa que demanda organização e planejamento, como falado anteriormente. Assim, separamos algumas dúvidas mais frequentes que diferentes pessoas procuram durante a etapa de entrega de seus produtos. 

Como enviar encomendas?

Para que você possa realizar o melhor frete, peça algumas informações importantes do seu cliente, como endereço completo, contendo o CEP.

Após fechar sua compra, você vai procurar o melhor meio de envio. No caso do envio de mercadorias para outras cidades ou estados, você vai precisar informar a transportadora alguns dados, como:

  1. CEP de origem (seu)
  2. CEP de destino (seu cliente)
  3. Peso do pacote
  4. Dimensões da embalagem (largura, comprimento, altura)

Tenha essas informações em mãos antes de entregar à transportadora, pois a partir delas você vai calcular o preço do frete. 

Como calcular o frete para envio de mercadoria?

O tempo de entrega influencia no valor do envio de mercadorias. Existem três opções disponíveis para frente:

  1. Frete mais demorado (econômico): são baratos e caso seu cliente não tenha urgência pelo produto, é uma ótima opção. A mais conhecida para o frete econômico é o PAC.
  1. Frete intermediário: essa opção une economia e rapidez, geralmente é um meio de envio mais em conta que não demora tanto. 
  1. Frete rápido (expressos): essa opção de envio de seus produtos é mais rápida porém influencia no preço. Geralmente são mais caras e o SEDEX é a opção mais utilizada. 

Para calcular o frete acesse o site dos Correios, clique na opção “Preços e Prazos” e adicione os dados de seu cliente bem como de sua encomenda. 

Como enviar produtos para todo o Brasil?

Para enviar, procure a agência de Correios mais próxima de sua residência ou uma empresa de logística que faça a retirada em sua casa. 

Existem diferentes meios de transporte para que seus produtos cheguem ao destino final, vale atentar-se para algumas questões.

Por exemplo, os Correios não enviam qualquer produto, procure se informar sobre quais itens eles entregam. Para isso é exigido nota fiscal do produto, descrevendo o mesmo no momento do envio. 

Outro ponto importante é que os Correios possuem um limite de até 30 kg por produto. Caso sua empresa trabalhe com itens mais pesados ou ainda que não esteja na lista dos produtos aceitos pela estatal, vale procurar por outra empresa e se informar. 

E como enviar produtos para o exterior?

Antes de enviar é necessário preencher um formulário de postagem, que vai acompanhar sua encomenda até o país de destino, via Correios.

A partir disso, você pode optar pelo EMS Brasil que envia seus produtos com prioridade máxima, o Leve Internacional que possui prazos intermediários de entrega e exigências diferentes. Por fim, o PAC Internacional que possui prazo mais demorado de entrega. 

Como fazer a embalagem para enviar encomendas? 

A embalagem para o envio de mercadorias é algo extremamente importante nessa etapa. Além de proteger seus produtos, ela vai identificar o preço que terá seu envio. 

Para isso, é necessário observar junto com a transportadora quais são as exigências que elas possuem sobre as embalagens. Os Correios por exemplo, cobram um valor de R$79,00 para embalagens que necessitem de tratamento especial, como:

  1. Dimensão superior a 70cm
  2. Embalagens em formatos esféricos ou cilíndricos

Ou seja, evite ao máximo embalagens desproporcionais, quanto maior a embalagem mais cara ela será. 

Como oferecer frete grátis?

Oferecer frete grátis pode ser uma ótima estratégia para fidelizar seus clientes, já que muitos desistem na etapa final da compra por conta do alto valor do frete. 

O frete grátis pode ser feito de diferentes maneiras:

Como informar os valores de frete na loja virtual?

Você pode inserir na sua loja virtual o Web Serviço. Ele permite calcular o frete a partir do CEP de seu cliente na etapa final da compra, dando o poder de escolha do melhor envio. 

Assim, as opções como entrega rápida, intermediária ou mais demorada serão apresentadas com base na localização de seu cliente, pois altera os prazos para determinadas regiões. 

O poder de escolha será ótimo para seu cliente, com base em valor e prazo ele vai determinar a sua urgência pelo produto. 

Agora se você quer ter uma Loja Virtual completa, oferecendo o melhor atendimento para seu cliente, conheça a Loja VirtUOL do UOL Meu Negócio! Vender pela internet pode ser fácil, rápido e seguro.

Comece a empreender agora mesmo! UOL Meu Negócio é o apoiador oficial dos seus sonhos!